Rei Tenguh
(usa Arch Linux)
Enviado em 09/04/2013 - 19:16h
Primeiro, deixa eu fazer uma pergunta pra você responder não para mim, mas para você mesmo (eu, na verdade, não quero saber não; mas acho importante que você pensde na resposta): POR QUE que tá encanado com "quais distros são mais difíceis"? (¬¬)
________________________________________
Agora, respondendo a pergunta do tópico, sob minhas impressões pessoais:
1º O nome que termina com "ware" costuma dar uma coisa estranha nas pessoas, mas em quesatão de "dificuldade" tira ele do mesmo pacote do Arch. Compare o slack ao Débian, e o Arch ao Gentoo.
2º) As principais diferenças:
O Slack tem uma estabilidade que o Arch não tem nem e nem se propõe; as políticas de desenvolvimento são quase que opostas nisso: o Arch enfia atualizações e mudanças sem avisar nem ninguém pedir. "Por um acaso" é uma distro bastante estável, mas isso não advém de cuidado dos desenvolvedores no desenrolar geral da distro. Já o Slack, ao oposto, prima por uma estabilidade ainda maior que a do Débian estável, e isso inclui não fazer a graça de "vamos explorar as possibilidades, e eles testam pra gente"
O Arch é mais rápido que o Slack; mais notoriamente o boot.
_______________________________________
Em suma: o Arch é a distro mais rápida que você pode encontrar, e o Slack é a mais estável e confiável que você pode encontrar. Mas em questões de "dificuldade", fazem parte de grupos completamente distintos.