lindbergluiz
(usa Slackware)
Enviado em 19/01/2018 - 12:33h
thiagosf84 escreveu:
cara, o slackware foi a terceira distro que usei... meu segundo mês usando linux saindo do windows só sabendo navegar na internet e ligar e desligar. E fazer uns relatórios no Calc. Talvez vc estranhe um pouco pq já está acostumado a terminar de instalar a distro e ela estar praticamente pronta pra usar. Em meia hora vc já usa a distro. Com o Slackware vc vai gastar umas duas horas entre instalação e pós instalação...
Foi a distro mais fluida que já usei. A mais leve..
A instalação dele dá uma adrenalina afinal a aparência da tela fica igual de computadores dos anos 90 e eu não queria apagar o Windows. Questão psicológica, hehehehe... então instalei com medo de fazer besteira e depois ter que levar num técnico pra instalar tudo de novo.
Da uma olhada nos artigos do Xerxes aqui do Vol chamados "mamãe quero ser Slack". Algo assim. Ele dá o passo a passo. Eu dei uma estudada nessa instalação por uma semana a ponto de já me sentir íntimo das telas na hora de instalar e sabendo o que esperar sem sustos. A pós instalação dele é mais enjoada pq aí pelo menos eu tive que editar o locales e teclados e pams e tchuns.. mas sossegado tbm... tudo muito bem documentado nesses artigos do Xerxes
A manutenção dele é sossegada tbm. Ele não enche o saco, não surta.. os caras não ficam na neura de 'queremos tudo mais novo e mais moderno'. Ainda não entendi o pq dessa necessidade dessas distros por tudo novo e moderno e atual..
Quanto a instalar programas, cara, tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa no Slackbuilds. E ali já fala o que precisa, tá tudo na mão. Tem a dependência que precisa, o link dela do próprio slackbuild... é só baixar e instalar.. eu me divertia instalando. Mas tbm nunca precisei instalar nada pesado e com mais de 5 dependências então era suave... só me ferrei quando eu quis baixar algo mais específico que não tinha no slackbuilds.. aí ferrou e eu não soube instalar pelo código fonte e compilar ou sei lá o que que tem que fazer com os tarball da vida ou quando não são tarball e aí é outra coisae faz de outro jeito.. aí taquei uma outra distro só pra usar esse outro programa que era só dar um blablabla install...
só larguei o Slackware pq eu fiz uma bobagem de diminuir partição ext4 [doce inocencia, achei que dava pra diminuir afinal, se tá no gparted perguntando se quer diminuir, pq não? =p] e aí pra instalar e configurar tudo de novo quando eu já estava na correria do trabalho deu preguiça.. até hoje estou pulando de distro em distro...
enfim, eu iniciantezasso instalei... burrão e medroso... e me dei bem.. instala aí!!!!!!!é uma aventura divertida a instalação e a pós instalação... o resto é como outras distros - que não tem a diversão de instalar programas com o Slackbuild - mas é estável pra cacete e não enche o saco nunca por sangramentos e sem aquelas neuras de ficar instalando atualizações de 200 mb a cada dois dias...
edit: deu vontade de fazer uma instalação do Slack depois de lembrar disso e olhar o site dos slackbuilds =l hahahahahaha..
"""A manutenção dele é sossegada tbm. Ele não enche o saco, não surta.. os caras não ficam na neura de 'queremos tudo mais novo e mais moderno'. Ainda não entendi o pq dessa necessidade dessas distros por tudo novo e moderno e atual.."""
Pois é, Thiago. É só vc ver que o Windows mais utilizado, ainda hoje, é o 7. Cadê o Vista? o 8? o 10? (sem falar do fracasso do Windows LongHorn...) Não eram pra ser melhores que o Windows 7?
O "mais novo e mais moderno" FERRA você que tem pc/note antigo e deixa você na mão. Pergunto: Há uma versão mais leve? Não!!! Como faço então? Resposta: Se livra desse tem pc/note ultrapassado e compra um mais potente que possa rodar este Windows mais novo... Jogada de Marketing!!
Até mesmo em pcs/notes melhores, esse M$ 10 é um lixo.... olha, só em você ser usuário linux e não ficar craqueando tudo para usar programas pagos de graça, ser livre do poderio da M$, já é um passo enorme. Daí, de quebra, você, com Linux:
1) conhece um sistema mais estável;
2) passa a saber que não existe só o windows... :/
3) conhece a filosofia GNU;
4) tem controle sobre sua máquina;
5) terá uma máquina que responde ao que você quer (pelo menos no Slack, quando eu clico em algo, esse algo faz o que o clique mandou ele fazer, na hora que cliquei, não vários minutos depois...)
6) Fica livre, liberto...
Só.