sombriks
(usa Slackware)
Enviado em 13/02/2008 - 20:28h
Cara, usar slackware depende muito do seu perfil. Fora a configuração inicial, que eu considero um tipo de iniciação (senha do root, o xorgcfg, lang.sh inittab, pacotes do aspell e internacionalização pt-br do kde no /extra e /kdei) para os "usuários avançados", somente use slackware se você tiver um dos seguintes perfis:
1- desktop-user sem direitos na máquina
Você tem um irmão mais velho/admin de rede que bloqueou totalmente seu terminal. esqueça o sudo e concentre-se no seu trabalho, :P
Neste caso a estabilidade do slackware e as coisinhas instaladas pelo admin irão cuidar bem de você.
2- desktop-user com direitos na máquina
Você usa seu pc em casa e realmente não gosta de problemas inexplicáveis. apt-get é bom, mas tudo o que as outras distros tem de bom no Slackware tem de luxo, :D
Visite lugares como o linuxpackages ou o slacky.eu , tem todo tipo de pacote para resolver a sua vida. E nessas horas é que você entende que, embora incômodo, resolução manual de pacotes te oferece um conforto considerável. E compilação nunca mais. Para os amantes de apt-get/aptitude, slapt-get, slackpkg, e swaret (urhg)
3- poderoso desktop-user
Se o cara de cima achava que slack era flexível, você sabe que dando o grão certo o slackware faz café para você.
Uma instalação full te mantém livre de dependências quebradas em 70% dos casos e os outros 30 são facilmente solucionados pelos trocentos compiladores disponíveis. diferente de outras distros, empacotar é estupidamente simples, dando vazão até mesmo a "packaging conventions", pois a diferença entre um pacote bem feito e um que funciona é pura perfumaria. Até a base de dados disponível sobre o que diabos está instalado é simples e clara, tão sujeita a falhas quanto qualquer outra, mas certamente a mais tolerante.
Se ainda assim quiser instalar um rpm ele vai estar lá para você; e em nehuma outra distro eu vi integração de sistemas de pacotes de terceiros tão simples quanto num slackware. A outra opção, claro, converter tudo para tgz, também está disponível.
4- admin
Não importa do quê, sendo slackware você vai fazer. Não vem exatamente pronto, mas certamente vai ser uma das instalações mais estáveis já vistas pela empresa; o tempo (depende da solução a ser implantada!) usado compreendendo principalmente a configuração vale outro nos casos de problema; distros de instalação do tipo "clicou-instalou-funcionou" dão ao admin um luxo que ele pode não ter em caso de problema; apagar e reinstalar é uma solução tão boa quanto instalar window e nunca atualizar.
Sendo você esse útimo tipo não há muita coisa o que aconselhar, agora perguntar... :D
Veja aí se você se enquadra em algum lugar.