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(usa Ubuntu)
Enviado em 21/01/2010 - 11:53h
Há uma ferramenta simples de acesso remoto multiplataforma desenvolvida com apoio do Google e cujo diferencial é permitir que o usuário a ser atendido consiga suporte do atendente mesmo estando atrás de um NAT. A ferramenta chama-se Gitso (http://code.google.com/p/gitso/). A solução usada consiste de uma chamada VNC com conexão reversa. Neste caso, a máquina do atendente precisa ter um IP visível para a Internet, o qual deve ser informado para o usuário (possivelmente por telefone ou chat no momento do atendimento).
Se o atendente estiver usando também uma Internet residencial com modem ADSL que cria um NAT, portanto com um IP fictício no seu computador, o mais comum é configurar um redirecionamento da porta de suporte no modem/roteador e cadastrar o IP do modem em um servidor de DNS dinâmico (como o dyndns.org), com atualização automática através de uma ferramenta como a ddclient.
Feito isso, toda vez que precisar acessar remotamente a máquina de um usuário, basta colocar o Gitso em modo de atendimento (Give Help/Support) e pedir para o usuário ativar o Gitso do outro lado no modo de ajuda (Get Help/Support) com o endereço padrão do computador de suporte do atendente.
Um outro sistema que acho interessante, embora seja apenas gratuito (não livre), é o crossloop (http://www.crossloop.com/). Ele faz algo similar ao descrito acima, mas usa um sistema de chave de acesso com autenticação em um servidor centralizado bastante simples e intuitivo, para criar uma espécie de rede privada ponto a ponto entre as máquinas do usuário e a do atendente. O Crossloop é para máquinas Windows, mas pode ser usado pelo atendente em uma máquina Linux com o Wine para atender estações Windows. Contudo, ele não funciona no sentido inverso, para acessar remotamente uma máquina Linux.