mdunguel
(usa Debian)
Enviado em 21/06/2019 - 10:07h
Bom dia.
Senhores, estou encontrando dificuldades em realizar um particionamento personalizada no CentOS 7 e, por isso, ainda estou a utilizar o CentOS 6.
Por tanto, descreverei como realizo o meu particionamento personalizado neste último, coisa que com o CentOS 7 ainda não consegui realizar da mesma forma.
Procedimento do particionamento dos discos no CentOS 6:
Criei uma máquina virtual com 2 discos: sda e sdb.
Em sda, instalo o sistema operacional seguindo o seguinte particionamento:
/boot --> 2GB
Os particionamentos abaixo estão em LVM com volume group chamado e definido como System utilizando apenas o disco sda.
swap = 2GB
/ = 2GB
/home = 1GB
/tmp = 1GB
/var = 4GB
/opt = 4GB
/usr = 6GB
Em sdb, crio uma partição chamada /data, em LVM, pegando toda a capacidade do disco, com um volume group chamado, e independente, de Data e utilizando unicamente este disco.
Resumindo, para cada disco acima, eu crio um LVM independente e não acumulado dos dois discos. Trato-os de forma independente e separados. Ou seja, tenho uma flexibilização no particionamento deles.
No CentOS 7 já tentei de todas as formas realizar o mesmo particionamento acima e, infelizmente, ele insiste em somar os meus dois discos quando da utilização em LVM. Ou seja, não consigo ter o tratamento individualizado de cada disco como ocorre no Centos 6.
Já havia posto um outro post sobre o assunto aqui no fórum e, por motivos de não haverem respostas ou ter sido solucionado, o mesmo foi removido e sem solução.
OBS: Os particionamentos acima descritos foram tentativas e erros de utilizar o mínimo de espaço em disco no momento da instalação do CentOS 6, de modos que, o mesmo pudesse ser instalado em um disco ou um pendrive de no mínimo 32GB mas, com possibilidade de aumento da capacidade de cada partição a medida que fossem usadas, por isso de eu estar utilizando LVMs individuas e por discos.