removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 17/12/2021 - 07:19h
Olá!
Explicarei cada passo detalhadamente desde pouco antes do problema:
Eu estava usando o Linux Ubuntu, um SO bem leve; esse meu notebook tem 4GB de RAM e CPU Dual Core de 1.10 GHz, o que, mesmo sendo o ideal, ainda trava um pouco na maioria dos sistemas (principalmente no Windows).
Por isso, resolvi instalar um SO mais leve, especificamente um ideal para PCs antigos: Zorin OS Lite. O mesmo de sempre: peguei a iso direto do site oficial, fiz o pen-drive bootável pelo UNetBootin, acessei a BIOS pelo f2, ativei o "f12 boot menu", pus senha em "set supervisor password", desativei o "secure boot" e zerei a senha do supervisor. Salvei as mudanças e reiniciei, apertei f12 para acessar o menu de boot, selecionei o pen-drive e instalei o SO. Não vi nenhum problema. Depois de um tempo, acabei não gostando do Zorin Lite, pois ainda possui alguns erros e falta algumas opções.
Desisti: fui tentar instalar o "Kubuntu" pela 10° vez, afinal, amo o KDE (mas ele sempre trava no menu de instalação). Estranhamente, ele não travou tanto. Foi aqui que o problema começou. No meio da instalação, ele não conseguiu acessar a Internet para baixar as atualizações, logo desisti.
Ainda no Zorin Lite, fiz o pen-drive bootável para instalar "Ubuntu Budgie" pela 1° vez. Durante a tela checagem dos discos que o SO faz logo antes da instalação (a tela preta com a logo da acer, do SO e uma barra de progresso) ele encontrou cerca de 40 erros em arquivos (não lembro ao certo), sendo que eu nunca havia visto nenhum SO achar erros. Lembrando que minhas isos sempre são baixadas do site oficial, além disso, verifico o SHA256 checksum, pra ver se tá tudo ok. Continuei pra ver no que dava; e o SO simplesmente não conseguia ler o HD. Por isso, deu várias mensagens de erro, não aparecia o gráfico do estado atual das partições, e foi recomendado que eu reiniciasse a instalação; o fiz e deu no mesmo.
Desisti, e, quando reiniciei meu notebook sem o pen-drive bootável, apareceu o seguinte: "No bootable device". Reiniciei várias vezes, entrei na BIOS pra ver se tinha feito algo errado sem querer (algo muito improvável, mas não tinha escolha), restaurei ao padrão e nada. E algo que eu não havia percebido: ele demorava mais pra ligar, e fazia barulhos estranhos, semelhantes aos de um aparelho de DVD quebrado e uma rã pulando dentro do notebook.
Deixei um tempo desligado; quando liguei, já sumiu a mensagem, e apareceu uma espécie de terminal, escrito:
GNU GRUB version 2. 02
Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions.
Anywhere else TAB lists possible device or file completions.
grub> _
Ainda não consegui nada. No dia seguinte, liguei-o novamente; para minha surpresa, o problema havia se resolvido! Imediatamente fiz o pen-drive para instalar o Ubuntu novamente. Na tela de checagem dos discos, ainda foram achados erros, porém "só" 25. Prossegui, e, durante a instalação, uma mensagem de erro dizia ser impossível instalar em um disco de 8Gb, que no caso era o meu pen-drive bootável, ou seja, o SO não lia o HD, só o pen-drive (algo que acontecia também às vezes na BIOS e no f12 boot menu).
Conclusão: ora aparece "No bootable device", ora o tal terminal "GNU GRUB version 2. 02", e ora eu consigo acessar normalmente; mas os barulhos estranhos não somem ou, raramente, vêm bem baixos e acabam mais rápido.
Agora mesmo, nesta bela manhã de sexta-feira, consegui finalmente instalar o Ubuntu, mas ainda com os barulhos e os 25 erros.
P.S.: ainda sou um pouco leigo nesses assuntos. Peço perdão pelo texto longo, mas tentei passar o maior número de informações úteis, e quero saber se meu notebook está com algum defeito. Comprei esse ACER ASPIRE 3 (A315-34-C6ZS) há menos de um ano.