removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 26/06/2011 - 19:06h
Oi, gente. Tudo bem com vcs?
Sei que é meio tarde, faz meses desde a última mensagem, mas como sofri com isso, resolvi postar. Recentemente, meu Compaq pifou e, por falta de "tempo", gostando do chipset que esses novos CCE possuem, resolvi comprar um destes. O problema das teclas wwwwww e qqqqq também ocorre.
Os notebooks CCE, assim como muitos outros fabricantes não possuem a tecla /? (normalmente no X keycode 97 e não me obriguem a saber o scancode da tecla... rsrsrs). Os demais fabricantes obrigam o usuário a digitar a combinação alt gr + w para ? e alt gr + shift + q para / (no X Keycode 100 + keycode 16 (/) ou 100 + 17 (?), ou 100 + 18 (°)).
A CCE faz diferente e, quando vc aperta / a controladora do teclado entende que vc está apertando alt gr + shift + q, já quando vc se aperta shift + / a controladora do teclado, por sua vez, entende alt gr + shift + w e mesma coisa para degree °, apenas usando a tecla e ao final da combinação.
O que a CCE tentou fazer foi automatizar e "esconder" do usuário as combinações alt gr + alguma tecla para as teclas /?. No entanto, alguma
[*****] aconteceu neste processo e quando o usuário solta interrogação antes da tecla shift um monte de wwwwwww aparece na tela. E quando solta a tecla ///// antes de shift, lá vem um monte de Qqqqqqqqqq.
Não sei se esse problema também ocorre no sistema da janelinha, somente sei que no meu Debian o problema acontece. Pesquisando e testando, percebi que esse ocorre quando a taxa de repetição está acima de um dado valor.
Como eu utilizo auto repetição apenas nas teclas espaço, cima, baixo, esquerda, direita, não me incomoda a não auto repetição das teclas q, w, e, /, ? e °. Então montei um script simples que executa no ato do boot dentro do Gnome, KDE, etc.
#!/bin/bash
xset -r 24
xset -r 25
xset -r 26
e deixei as teclas Q, W, E, /, ? e ° sem auto repetição.
Essa é uma gambiarra que "resolve" o problema. Não sei se o problema é na controladora do teclado em si ou no sistema operacional (No Minix também ocorreu o problema). Para afirmar isso com certeza teria de testar em outros S.O.s e em ferramentas diversas. Pessoalmente construir notebooks com outra controladora seria muito mais atraente ao meu ver (embora mais caro). Não sei quanto custa no preço final a troca das controladores no processo de produção, mas seria uma boa.
Sei que faz tempo, mas espero ter ajudado alguém,
Ricardo Qualtieri