meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 30/04/2009 - 13:23h
Não tem esta de leiguice!!! Todos nós somos leigos em distintos graus.
Vamos ver se conseguimos te passar alguma dica útil.
Não lembro exatamente da configuração da interface do Ubuntu, porém deve haver por ai, um aplicativo talvez até com ícone na área ou ambiente de trabalho. Algo como "Mídia de Armazenamento", "Computador", "Meu computador" ou algo por este estilo. Nas Distros derivadas do Ubuntu que uso, estes são os nomes dados ao aplicativo. Isto serve apenas para você confirmar que a partição está montada. Neste caso aparece um sinal verde em algum canto de cada uma das partições montadas e você pode te acesso a ela, pelo menos para visualizar o conteúdo.
A sua partição sda1, está montada por padrão pois é a partir dela que o seu sistema opera, sendo o seu ponto de montagem o raiz (/) como você pode ver na saída do comando df -h.
Como a partição que você deseja usar por ter espaço sobrando é a partição onde está instalado o seu Ubuntu e portanto a partição "raiz", o sistema por padrão protege a mesma contra uso não autorizado e normalmente pede a senha de administrador / root / superusuário.
Para conseguir gravar nela você terá que abrir o seu Gerenciador de Arquivos como "root" a não como usuário comum.
Você pode fazer isto usando o terminal que é algo mais complicado, por isto vamos tentar alguma alternativa com interface gráfica.
A partir do Menu K (aquele botão no canto inferior esquerdo) onde também fica o menu Iniciar ou Start, quando você abre, te oferece os aplicativos padrão, escolha o item Sistema. Vai abrir outra janela ao lado, onde deve haver, geralmente na parte superior algum Título como, "Abrir como Root", clique ai, vai abrir outra janela onde normalmente deveriam estar um editor de texto (Kate), um Gerenciador de Arquivos (Konqueror) e um Terminal.
Abra o Gerenciador de arquivos. Neste ponto o sistema deve te pedir a senha de "root", que você registrou na instalação do sistema. Usando a senha você passa a ter privilégios de "root", permitindo a você cometer qualquer coisa contra o sistema, entre elas criar novos diretórios, copiar, colar, e oque é mais perigoso, apagar / deletar qualquer coisa, portanto cuidado. Isto vale para qualquer partição do sistema ou mesmo fora dele, que não é o seu caso, mas se você tivesse outras partições você poderia fazer praticamente qualquer coisa a partir dai.
Não aconselho a usar esta partição para armazenar os seus dados pois você pode precisar por qualquer razão re-instalar o sistema esquecer da existência do diretório criado e do seu conteúdo e perder tudo, por isto o ideal seria salvar estes dados em mídia gravável, CD ou DVD.
Se você está de saco cheio porque o sistema te avisa que não tem mais espaço (obviamente na partição /home ) onde são gravados por padrão os dados e configurações do seu sistema, pode usar a solução de gravar as pastas com o conteúdo volumoso temporáriamente. Grave em midia externa e caso você acidentalmente elimine em alguma re-instalação pelo menos nem tudo estaá perdido.
Espero ter ajudado.