removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 20/09/2007 - 16:39h
Olá todos!
A poucos dias instalei o Ubuntu 7.04 no meu computador. Cançei e tirei o Windows de vez, mas tô cansando muito pra configurar coisas simples no Ubuntu. To me sentido em pleno anos 80, tendo que fazer um monte de coisas por linha de comando no DOS. OK, antes que alguém me critique, posso dizer que a experiencia com o Linux está sendo muito boa. É um OS rápido, estável e mais confiável que o Win. Contudo, nessa fase inicial de “setagem” da máquina, nós , acostumados com o simples “Next, Next, Finish”, penamos um pouco em acostumar a instalar e configurar a maioria das coisas na unha.
Enfim, o meu maior problema está sendo com a configuração de vídeo. Minha placa de vídeo é a nVidia GeForce4 MX 4000 AGP 8x. Meu monitor é um LG 17” LCD. Inicialmente, o OS dava opção de resolução máxima de 1024x768 com taxa de atualização de 60Hz. O fabricante do monitor sugere que seja 1280x1024 a 60Hz. Após muito rodar pelos foruns a fora, consegui colocar a resolução 1280x1024, contudo, a única taxa de atualização que aparecia no “Sistema > Preferências > Resolução de tela” era 50Hz. Daí rodei mais um tanto e consegui colocar os benditos 60Hz. Mas não mudou muita coisa, aliás não mudou nada, pois o tamanho está adequado pro monitor, mas a resolução, o contorno dos objetos não estão tão perfeitos quanto era no Winodows. Reclamo disso porque eu uso a saída DVI da placa de vídeo e as imagens eram perfeitas no Windows. Fiz alterações resolveram parte do problema foram:
acrescentando a resolução 1280x1024 nas subseções “Display” da seção “Screen” do xorg.conf
acrescentando a linha Option "UseEdidFreqs" "false" na seção “Screen”
acrescentando a linha Option "DynamicTwinView" "false" na seção “Display”
Também ativei o driver de aceleração de vídeo da nVidia que estava desativado em “Sistema > Administração > Gerenciador de Drivers Restritos”. Dei também uma ida no “dpkg-reconfigure xserver-xorg” e coloquei como driver na primeira página “nvidia” (fiquei em dúvida tb entre “nv” e “VESA”).
Li por aí que o Ubuntu pode até indicar que a taxa de atualização é de 60Hz, mas que na verdade é mais baixa. Desconfio que pode ser a taxa de bits que não está correta (32). Enfim, com este breve resumo da situação, alguém por favor tem uma solução pra essa problema???