feijaum
(usa KUbuntu)
Enviado em 24/07/2018 - 16:26h
Boa tarde pessoal. Se vocês puderem me ajudar eu agradeço.
Instalei o Kubuntu novo na minha maquina que tem uma GT1030 e o driver open source é bem aceitável, mas vejo uns pequenos travamentos em algumas partes da tela durante a reprodução de vídeos no youtube (como se uma parte do vídeo travasse enquanto todo o resto continua normal).
Resolvi tentar instalar novamente o driver nvidia (já tinha tentado uma vez quando era o 390.67 eu acho). Na primeira vez que tinha instalado (pelo gerenciador de drivers) aperecia que tinha dado certo, porém quando reiniciava o gerenciador continuava marcando que estava usando o noveau, e xvidia xsettings apesar de estar intalado não abria. A tela tinha ficado toda bugada com fontes enormes (desde da tela de incialização toda preta com o nome kubuntu).
Dessa antes de instalar o driver nvidia eu dei o comando "xdpyinfo | grep -B1 dot" que tinha visto na internet e a saída era: dimensão 1920x1080 (508x285 milimeters) e 96x96 DPI.
Parei o ambiente gráfico e instalei o driver pelo terminal e reiniciei o sistema. O problema com o tamanho das fontes continuou, porém dessa vez consta que o driver em uso é o nvidia e o nvidia xsetings abre. Dei o mesmo comando novamente e a saída foi: 1920x1080(160x90 millimeters) e 305x305 DPI. Acho que essa informação errada que está bugando as fontes do sistema.
Em configurações>fontes eu botei para forçar 96 PPP e melhorou. O menu as fontes estão normais, porém as margens entre elas está maior do que era normalmente. A tela inicial de carregamento preta com o nome Kubuntu ainda está gigante além da tela de login inicial (se eu entrar, encerrar a sessão, aí a tela de login volta ao noraml). Apesar de estar utilizável, acredito que possa haver um jeito de consertar tudo. Onde está a fonte dessa informação que o tamanho da tela é 160x90 milimetros? (ps.: é uma tv de 32") Acho que consertando isso o resto se resolva. Ou não..... kkkkk sou bem noob no linux, mas disposto a aprender. Se alguem tiver uma idéia manda aí. Valeu!