Migração

1. Migração

Jonathan Campos
jhowcs

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/04/2009 - 18:34h

Pessoal eu ja conheço linux a algum tempo, me interessei em usar uma vez mas acabei largando mão, e agora eu estou querendo ficar com ele de vez e queria a opinião de vcs.
Minha placa de vídeo é uma XFX 9600GT, placa mãe Asus M2N-Sli.
Eu encontro os drivers pra essas placas? e elas vão rodar bem?
eu to usando o ubuntu no VirtualBox e quero instalar ele na minha máquina mesmo, eu instalo o windows ou ubuntu primeiro?
eu tenho que formatar a máquina e instalar o windows de novo e o ubuntu ou se eu redimensionar a partição com windows que ja esta instalado e deixar espaço pro ubuntu tbm da certo?


  


2. Re: Migração

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/04/2009 - 19:01h

Q. Minha placa de vídeo é uma XFX 9600GT, placa mãe Asus M2N-Sli.
Eu encontro os drivers pra essas placas? e elas vão rodar bem?

R. Sim eles vão rodar bem, no meu caso tenho uma asus m2n32-deluxe e tudo é reconhecido, até o wireless na ultima versão do ubuntu 8.10...
A placa de video vai ser preciso instalar o driver mas o ubuntu já faz isso , basta habilitar o driver nvidia no driver de hardwares.

Sistema -> Administração -> Drivers de Hardware.

Q. eu to usando o ubuntu no VirtualBox e quero instalar ele na minha máquina mesmo, eu instalo o windows ou ubuntu primeiro?

R. Sempre o windows e depois o ubuntu, pois assim o ubuntu já configurarar o boot para que a opção do windows apareça.


Q. Eu tenho que formatar a máquina e instalar o windows de novo e o ubuntu ou se eu redimensionar a partição com windows que ja esta instalado e deixar espaço pro ubuntu tbm da certo?

Sim, vc pode redimensionar com alguma ferramenta de partição como o partition magic, mas nem é necessário o ubuntu na instalação tem esta opção tb, só toma cuidado na hora de for mexer pois ele tem de redimensionar quanto instalar usando todo o hd.

Outra forma é usar o Wubi, é um instalador do ubuntu que instala o ubuntu dentro do windows, ele cria aopção de boot no menu do windows mesmo criando um disco virtual para o ubuntu.

P.S: antes de redimensionar qualquer partição sempre é bom desfragmentar o disco antes, para que não haja perda de qualquer dado.




3. Re: Migração

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 25/04/2009 - 19:05h

Quanto à compatibilidade do hardware só posso dizer que as placas de vídeo Nvidia geralmente funcionam bem no Linux. Já a placa-mãe vai depender do chipset, que pode ser Nvidia (bom), Intel (bom) ou Via (razoável), pois acho que a Asus não usa chipset SIS, o pior em se tratando de Linux.

No Linux vc geralmente não instala drivers para a placa-mãe, pois o reconhecimento do hardware é feito durante a instalação, com a seleção dos módulos do Kernel (os "drivers" do Linux) apropriados. Isso vale também para a maioria das placas de vídeo, pois, ao que eu saiba, apenas Nvidia e ATI fornecem drivers proprietários para Linux (ao menos são os únicos que funcionam e, no Ubuntu, são instalados pelo "Gerenciador de Drivers Restritos", que faz o trabalho para vc).

Para fazer dual boot com Windows e Linux o Windows vai primeiro. Se ele for instalado depois do Ubuntu ele retira o gerenciador de boot (que permite a escolha entre os dois sistemas) e vc vai precisar recuperá-lo. O procedimento para isso não é nada de outro mundo, mas é melhor evitar o problema.

Vc pode sim redimensionar sua partição Windows e instalar o Ubuntu no espaço recuperado. Se vc tem o Vista, use-o para fazer isso (procure na internet); se tem o XP pode usar um particionador gratuito que funciona bem nele (procure pelo tutorial de instalação do Ubuntu da globo.com), ou usar o Gparted, que é o particionador "oficial" do Linux.

Sempre desfragmente o HD pelo próprio Windows antes de alterar o particionamento, fazendo também backup de dados insubstituíveis.







4. Re: Migração

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 25/04/2009 - 19:11h

Enquanto eu escrevia a resposta veio a do gesousa, detalhista como sempre.

Então, melhorando a minha, seguem dois links:

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1024740-6174,00-ESPECIAL+LINUX+SAIBA+COMO+TROCAR+O+WIN...

http://www.marcosdellantonio.net/2007/09/23/particionando-o-hd-no-windows-vista/

Até.




5. Re: Migração

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 25/04/2009 - 19:19h

Não é necessário reformatar a maquina e reinstalar o Windows, se ele estiver funcionando legal, sem muita sugeira no sistema. Caso você queira fazer uma faxina geral, instale o Windows primeiro e depois o Linux de sua preferencia.

Você pode caso não queira reinstalar, redimensionar o Windows instalado deixando o espaço que achar conveniente para a posterior instalação do Linux. Aliás, o ideal para quem ainda não tem muita experiencia, é instalar o Windows primeiro e depois a distro Linux escolhida, pois o gerenciador de inicialização (boot), dependendo da opção do usuário, poderá ou não sobre-escrever o registro principal de boot (MBR- Master Boot Record) que fica nas primeiras trilhas do seu hdd, ou ser gravado na partição onde ficará instalado o Linux. No segundo caso, seria conveniente usar apenas se você já estiver usando algum outro gerenciador de boot do Windows.

Para evitar dores de cabeça no futuro com perda de dados e arquivos importantes, tanto no Windows como no Linux, aconselho sempre a manter partições de dados separadas. Portanto ao redimensionar seu sistema, deixe também espaço para criar uma partição para os dados do Windows.

Para o linux, caso você tenha hdd de bom porte, crie uma partição para swap com 1 até o máximo de 2Gb, dependendo de quanta RAM você tenha. Se for 1 Gb ou menos, crie um swap de 2GB. se você tiver mais, basta criar um swap de 1 Gb ou até menos.
Crie mais duas partições, uma para o raiz (root) do seu sistema Linux (/) e outra para os seus dados, configurações e personalizações (/home). Eu tenho conseguido instalar distros Linux com até apenas 4Gb para o raiz, porém se você tiver espaço deixe uns 10 a 15Gb. A sua partição para os dados Linux, vai depender daquilo que você planejar usar.

Quanto ao reconhecimento do seu hardware, não deve haver problemas usando as versões mais atualizadas de distros de sua preferencia, pois as versões mais recentes de kernel tem suporte nativo a uma gama muito maior de hardware. Se a sua placa de video já está funcionando usando o Ubuntu em VB e a distro reconhece a sua placa, não deveria haver nenhum problema.








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts