meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 25/04/2009 - 19:19h
Não é necessário reformatar a maquina e reinstalar o Windows, se ele estiver funcionando legal, sem muita sugeira no sistema. Caso você queira fazer uma faxina geral, instale o Windows primeiro e depois o Linux de sua preferencia.
Você pode caso não queira reinstalar, redimensionar o Windows instalado deixando o espaço que achar conveniente para a posterior instalação do Linux. Aliás, o ideal para quem ainda não tem muita experiencia, é instalar o Windows primeiro e depois a distro Linux escolhida, pois o gerenciador de inicialização (boot), dependendo da opção do usuário, poderá ou não sobre-escrever o registro principal de boot (MBR- Master Boot Record) que fica nas primeiras trilhas do seu hdd, ou ser gravado na partição onde ficará instalado o Linux. No segundo caso, seria conveniente usar apenas se você já estiver usando algum outro gerenciador de boot do Windows.
Para evitar dores de cabeça no futuro com perda de dados e arquivos importantes, tanto no Windows como no Linux, aconselho sempre a manter partições de dados separadas. Portanto ao redimensionar seu sistema, deixe também espaço para criar uma partição para os dados do Windows.
Para o linux, caso você tenha hdd de bom porte, crie uma partição para swap com 1 até o máximo de 2Gb, dependendo de quanta RAM você tenha. Se for 1 Gb ou menos, crie um swap de 2GB. se você tiver mais, basta criar um swap de 1 Gb ou até menos.
Crie mais duas partições, uma para o raiz (root) do seu sistema Linux (/) e outra para os seus dados, configurações e personalizações (/home). Eu tenho conseguido instalar distros Linux com até apenas 4Gb para o raiz, porém se você tiver espaço deixe uns 10 a 15Gb. A sua partição para os dados Linux, vai depender daquilo que você planejar usar.
Quanto ao reconhecimento do seu hardware, não deve haver problemas usando as versões mais atualizadas de distros de sua preferencia, pois as versões mais recentes de kernel tem suporte nativo a uma gama muito maior de hardware. Se a sua placa de video já está funcionando usando o Ubuntu em VB e a distro reconhece a sua placa, não deveria haver nenhum problema.