Zoma
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 24/06/2019 - 18:36h
Sinceramente, acredito que essa pancada foi bom pra Canonical "acordar pra vida". Agora, aparentemente voltaram atrás [
https://www.omgubuntu.co.uk/2019/06/ubuntu-reverses-decision-will-now-support-32-bit-apps ]
De qualquer maneira, acredito que existam sim outras opções que poderiam substituir o Ubuntu.
1) Debian Unstable (por ter acesso a drivers mais recentes e bkpts, ter bibliotecas de 32-bits acessíveis, base forte no DEB e lembra o Ubuntu - seria um choque menor pra quem tá acostumado com o Ubuntu... Deepin largou o Ubuntu e migrou pro Debian).
2) Solus (distro independente, com LSI built-in [
https://github.com/solus-project/linux-steam-integration ], mantém a biblioteca de 32-bits, é uma rara CRR, possui também suporte gráfico para instalação de drivers, user-friendly)
3) Manjaro (traz a steam por padrão, é fácil de se instalar bibliotecas de 32-bits, tem um repositório completo, suporte gráfico para instalação de drivers e drivers mais atualizados acessíveis, é uma distro user-friendly, mas provavelmente não seria uma alternativa, as pessoas tem asco do Arch ou qualquer coisa que lembre ele, como o Manjaro).
4) openSUSE (fácil de obter bibliotecas de 32-bits, base forte no RPM, instalar Steam não é problema, openSUSE só necessita de alguns tweaks básicos para se tornar usável pra o usuário comum, drivers também são fáceis de conseguir, não tão user-friendly mas tá 'quase lá').
Acho que o Ubuntu é muito superestimado e que a Canonical tá mais preocupada com IoT, servidores do que com os usuários de desktop em si. Canonical não costuma ouvir muito seus usuários como outras distros o fazem.