engos
(usa openSUSE)
Enviado em 01/04/2008 - 11:14h
Bem, se você teve dificuldades com uma distro para retardados (posso falar isso porque é a que uso justamente por ser simples) ao ponto de formatar, primeiramente você tem que saber o que ocorreu para não voltar a ocorrer o problema e ficar trocando de distro de tempos em tempos.
Agora sobre o motivo de usar Ubuntu vou lhe contar o meu caso (também a uso, mas a trabalho, como desktop em casa só tenho Mandriva).
Sempre questionei o mesmo e falava para usar logo Debian, já que Ubuntu "é uma xerox do Debian para frescos", como eu dizia.
Depois de instalar o Debian e o usar tanto quanto o Mandriva, Ubuntu e SuSE, percebi que existe um diferencial enorme entre Debian e Ubuntu.
Debian é uma distro que chamo de Windows Like, porque é uma porcaria que da muitos problemas ao ponto de travar o micro e ter que dar boot, ou vive desatualizada (se você preferir a versão estável). Alem disso, configurar as coisas para ficar um desktop prático é bem demorado e complicado (comprova-se checando a quantidade de pessoas perguntando sobre o Beryl nela comparada a outras distros, por exemplo).
Enquanto isso Ubuntu já vem tudo funcionando que é uma beleza, é bem simples de se trabalhar e mais tranquilo de configurar. Ele é bem atual e nunca travou comigo.
Hoje recomendo Ubuntu para as pessoas e desaconselho totalmente a Debian, por esse motivo de Ubuntu ter mais sofisticação e confiança.
Agora comparada com Mandriva, ou SuSE, tanto faz, pois são todas distros para Desktop, onde a praticidade é a maior possível e a complexidade fica para quem quer aprender mais.
Se você optar por Ubuntu no lugar de Mandriva, ou SuSE, faça porque você gostou mais dela, já que cada uma dessas distros tem seu diferencial. Agora se você for optar por ela comparado a outras distros como Slack e Debian, faça pela praticidade dela.
Recomendo que de uma olhada na SuSE e Fenix, você pode se impressionar com elas, mas de qualquer forma a distro que você deve escolher é sempre por um motivo: A que VOCÊ testou e gostou.
No meu caso para Desktop é principalmente a Mandriva (por ser a mais simples de configurar e otimizada para máquinas virtuais), SuSE (por ser a melhor em empresas que precisam de integração com ambiente Windows, já que ela vem mais customizada para esse fim) e Ubuntu quando nem uma, nem outra agrada ao usuário. Depois de montar esse esquema de escolha de distro, nunca mais tive problemas com Desktop (a não ser no meu do trabalho que é Debian, mas já tem seus dias contados e vai virar Mandriva ou provavelmente Ubuntu para manter maior compatibilidade dos sistemas que desenvolvi).
Encontre o SEU motivo e deixe aqui registrado para referência de futuros usuários.