lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 24/04/2015 - 20:07h
Provavelmente seu apt deu pau. Tem como consertar isso, eu postei uma dica quase agora pra resolver esse problema mas eu vou transcrever o conteúdo aqui pra adiantar teu lado.
Senhoras, senhores, transgêneros, professores e caras da informática aqui do Viva o Linux, aqui começa mais uma Dica do Dino® trazendo para vocês informações tão fresquinhas quanto o cadáver da besta morta por Adam Kadmon antes do princípio de todas as coisas. Hoje nós vamos ler um pouquinho sobre um problema comum a muita gente aqui no VOL e que acabou de acontecer comigo. Minha irmã tem um netbook Asus rodando o eXubuntu 14.04LTS, mas ela atualmente mora em Campinas (eu moro em Rio de Janeiro/RJ) e deixou o bichinho com minha mãe (que mora em Duque de Caxias/RJ). Acontece que eu sou o suporte técnico da família, e minha mãe me ligou para dizer que o computador não estava atualizando. Eu estranhei, mas fui ver. Quando eu vi, o computador estava com o mesmo problema que várias pessoas aqui no fórum apresentam: *buntu 14.04LTS e derivados não conseguem atualizar. Acabei de resolver a fossa criada por essa situação, e vou postar como fiz a pajelança.
Então, peguem seus pentagramas, velas pretas e o nome verdadeiro de seus inimigos e vamos iniciar esse ritual?
1. Pois ser um slacker é muito bom às vezes (ou como só o terminal salva nessas horas)
Quando o computador não quis atualizar minha primeira providência foi checar a sources.list. Obviamente não adiantou muito, do contrário não teria nada demais. Já muito fulo de raiva, ponderei algumas vezes e concluí que o erro estava nas configurações do apt relacionadas à atualização. Consultando a documentação, vi que essas configurações são armazenadas no diretório /etc/apt. Então eu tinha que recriá-las na mão, certo? Mas antes eu precisaria apagar as configurações brocadas atuais:
# rm -rf /etc/apt/*
# rm -rf /etc/apt/.*
Uma vez removidos esses diretórios, precisamos recriar algumas coisas que o apt vai chiar se não encontrar:
# mkdir /etc/apt/{trusted.gpg.d,preferences.d,sources.list.d,apt.conf.d}
Podemos passar para o próximo passo agora.
2. Uma sources.list que funcione vale mais do que dez Ubuntus voando...
Vamos colocar uma sources.list funcional no sistema. Acesse
http://repogen.simplylinux.ch/ e crie uma sources.list ao seu agrado. Preste atenção pois ao selecionar o país dos repositórios você deve escolher "United States". Selecione os repositórios que lhe interessem, porém não adicione nenhum PPA agora, e clique em "Generate List!" Ele vai gerar uma sources.list que você poderá baixar usando o comando indicado no próprio site ao invés de copiar e colar que nem um tonto. O comando vai ser algo como
# curl
http://repogen.simplylinux.ch/txt/sources_4093d5d75db63e7d5df64a09f46dddf42ba92c62.txt | sudo tee /etc/apt/sources.list
Só o endereço é que vai ser diferente. Na mesma página você terá a lista de chaves GPG que deverão ser instaladas (que vai ser nenhuma porque não selecionamos nenhum PPA), mas não se preocupe com isso agora.
3. Instalando as chaves GPG
Rode
# apt-get update
Ele vai ler os repositórios mas não vai além disso pois vai chiar da ausência de certas chaves GPG públicas (que ele próprio exibirá). Instale toda e qualquer chave requisitada pelo apt-get update com os comandos
# gpg --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv CHAVEGPG
# gpg --export --armor CHAVEGPG | apt-key add -
Faça isso para todas as chaves que ele reclamar de não ter encontrado (como não adicionamos nenhum PPA, será apenas duas). Rode novamente o
# apt-get update
E perceba que agora ele conclui o processo sem reclamar de nada. Rode um
# apt-get upgrade
# apt-get dist-upgrade
E corra pra galera!
4. Conclusão
E é isso, ubunteiros de plantão. Fica aqui a Dica do Dino® para resolver a vida de vocês, e eu me despeço desejando a todos vocês compilação longa e próspera.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta