Mauriciodez
(usa Debian)
Enviado em 05/06/2017 - 18:30h
tabl escreveu:
Obrigado!
Pelo que entendi, então eu posso excluir ao menos o particionamento do Windows/Microsoft (que é o que quero) e liberar este espaço que era utilizado pelo windows para o ubuntu.
Quanto a questão que colocou no final
"A recomendação do Clodoaldo de usar uma mídia livre para mexer nas partições do disco é importante. Não é recomendado manipular o particionamento do próprio disco de onde se está rodando o sistema operacional usado naquele momento."
Pelo que entendi, eu formatar/deletar o espaço que o windows está utilizando com o gparted dentro do meu ubuntu (meu s.o padrão) não seria recomendavel??? correto?
Eu deveria fazer isso usando um USB live? No meu pen drive de boot do ubuntu 16.04 lts ja vem com o gparted? qual opções eu entraria? Obrigado galera!
se eu fosse vc faria o seguinte ... faz um backup dos arquivos q v quer resguardar em uma midia externa ou em uma nuvem ... depois faz uma instalação limpinha do ubuntu excluindo todas as partições e refazendo tudo do 0 nas medidas q vc quer
Como o ricardo disse ... se vc mandar pro espaço as partições do windows, já era o recovery ... mais porém entretanto excluir tudo e refazer do 0 é o mais funcional e sábio de se fazer pois o q vc realmente precisa do recovery do windows é só a chave e ela tem como fazer backup. No mais como seu windows é OEM é bem provável q essa chave esteja gravada na ROM da máquina, então se vc um dia reinstalar o windows ( mesma versão e arquitetura do original ) o windows vai reconhecer a chave.
_______________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"