Rei Tenguh
(usa Arch Linux)
Enviado em 12/06/2012 - 03:07h
Eu sou usuário Linux a 7 anos, e até parei de frenquentar fóruns porque uma coisa é padrão: vai ter um monte de gente te falando do que a teoria eternamente tenta fazer ser verdade.
Tem 1000000 de pessoas a te dar várias opiniões diferentes sobre isso. Então, antes que isso aqui encha de pessoas gritando nome de distros, deixa te dizer uma coisa: a primeira coisa a fazer no mundo da informatica é pesquisar; é uma ilusão pensar que vai conseguir respostas mais fáceis postando a pergunta, antes de pesquisar.
Por exemplo: a pergunta mais feita em qualquer fórum de informática é: "por qual distro devo começar?"Se você digitar, em qualquer fórum que seja (inclusive nesse) as palavras (por exemplo) "iniciante" e "linux" vai achar tanta resposta pra essa sua pergunta, mas tanta resposta (e tanta resposta diferente) que vai ficar atônito.
E vai aparecer um monte e gente dizendo: "com o Ubuntu não precisa saber nada", ou "com o Suse não precisa saber nada", ou "com o Mandriva não precisa saber nada", e de antemão te aviso: é conversa fiada. Pra mexer com sistemas Linux, tem que saber um pouco mais de coisas do que tem que saber pra usar Windows ou Mac; se não se dispuser a ter um pouquinho mais de trabalho de pesquisa, não vai pra frente.
É uma política oposta a do Windows: enquanto que nunca na vida o windows vai trocar facilidade por segurança e estabilidade, também não é pro Linux trocar segurança e estabilidade por facilidade (e quando inventam de fazer isso no universo Linux, vira palhaçada)
________________________________________________________
Agora, já avisado sobre o fato de que vai ter que pesquisar SIM, embora alguns te digam o contrário, deixa responder objetivamente a suas dúvidas:
Procura uma distribuição derivada do Ubuntu com um ambiente gráfico mais leve, pra instalar. Acho que o Xubuntu pode ser uma boa idéia. Se não quiser mais o sistema que tá no seu computador, não precisa "desinstala-lo", é só baixar o CD do Xubuntu (se for essa a distro), colocar e reiniciar o computador.
O resto é bem intuitivo; se aparecerem dúvidas, é só digita-las na pedquisa do google que, obviamente, não serão dúvidas que ninguém nunca teve pra instalar um sistema pela primeira vez (porque se propõe a ser bem automática e intuitiva a instalação)
Quanto aos programas, eu imagino que já venham junto na instalação programas pra tudo isso que você citou, e você vai reconhe-los com a mesma facilidade com que reconheceu os do Windows a primeira vez.