Fabio_Farias
(usa openSUSE)
Enviado em 29/09/2011 - 23:29h
Tô quase dormindo aqui....rsrsrsr
Bom, vamos lá.
Eu sempre uso o Minimal X para minhas personalizações pois sou usuário iniciante e não sei quais pacotes seriam necessários para configurar o X partindo de uma instalação puramente modo texto. Usando o Minimal X temos todos esses pacotes pre-selecionados, temos a interface IceWM, o Xterm como terminal e o YaST em sua interface ncurses para modo texto.
Partindo daí, adiciono os seguintes pacotes:
sysconfig
yast2-sysconfig
xfwm4
xfce4-session
xfce4-panel
xfconf
xfdesktop
xfdesktop-branding-openSUSE (para usar os temas e modificações próprios da equipe do openSUSE)
OU
xfdesktop-branding-upstream (para usar um Xfce mais “original” sem as personalizações da equipe do openSUSE
Feito isso configure as outras abas como desejar e passe a aba build.
Em Default format deixea opção USB stick/hard disk image e marque a opção Live CD/ DVD (.iso) na lista logo abaixo. Clique em Build e aguarde a compilação.
Depois clique em Testdrive para iniciar o teste. Quando iniciar o IceWM abra o Terminal, logue-se como root (com a senha que você definiu na aba “Configuration”) e execute o comando:
#yast
Vai abrir YaST (maximize a tela do Terminal para facilitar a visualização. Feito isso, navegue usando as setas do teclado para ir até as opções, a tecla TAB para mudar entre as partes e os botões no YaST e a barra de espaço para abrir as opções no lado esquerdo da “janela” do YaST. Vá até a opção System (do lado esquerdo) e pressione TAB para passar para a parte da direita. De um Enter em /etc/sysconfig Editor. Navegue até Desktop >Window Manager > Default_WM. Pressione TAB e no lugar de icewm-session, escreva startxfce4 .Pressione TAB até selecionar Finish e de Enter. Confirme a operação com mais um Enter. De volta ao Terminal execute o comando:
# reboot
Se tudo der certo, quando o sistema reiniciar o Xfce será iniciado. Agora falta finalizar a configuração. No Testdrive passa à aba Modified Files e procure por esses arquivo:
/etc/sysconfig/windowmanager (como status modify).
Selecione-o e no final da página clique em Add selected files to appliance para adicionar esse arquivo à compilação. Feito isso, desligue o sistema do testdrive e de volta a aba build clique em novamente em Build para re-compilar a imagem com as modificações feitas. Você pode manter a mesma numeração 0.0.1 (nesse caso o sistem avisa que vai sobrescrever antiga ou mudar para a 0.0.2 para compilar uma nova imagem com as modificações feitas (recomendado). Terminado esse processo, confira pelo Testdrive se ficou do agrado e pode partir para o download.
Nota: aqui temos um Xfce “pelado”. Programas e outras adições ficam por sua conta. Não deixe de contar o resultado.
Aqui vai o download da imagem que fiz para escrever esse “tutorial”. Se quiser experimentar é só baixar:
http://susestudio.com/download/fe3941cc44bf16c607cd54b14ac34777/Fbios_Minimal_X.i686-0.0.1.iso
O MD5 para conferir a integridade é: fe3941cc44bf16c607cd54b14ac34777
Qualquer dúvida poste aqui. Boa noite a todos!
Abraços!