Grinder
(usa Slackware)
Enviado em 31/03/2015 - 14:43h
gustavovalerio escreveu:
Olá pessoal, há alguns meses, surgiu a vontade de trocar o Kubuntu pelo Opensuse, isso antes do lançamento da versão 14.04.
Agora, quase um ano depois, insatisfeito com o rumo que a Canonical tem dado aos desenvolvedores do Kubuntu, estou querendo migrar para o Opensuse 13.2 KDE.
Tenho um HD de 1Tb, nele há 4 partições:
/boot ext4 1Gb
swap 1Gb
/ ext4 20Gb
/home ext4 (todo o resto do hd)
Não posse mexer em nada na partição /home, pois esta contém quase 700Gb de arquivos e não tenho possibilidade de realizar backup...
Como sou apaixonado pelo KDE, algumas coisas me influenciam a usar o Opensuse... Muitos dizem que os desenvolvedores do KDE tem um apoio muito grande da comunidade Opensuse, outros afirmam que o KDE no Opensuse "respira um ar mais fresco"... Estou testando ela via LiveDvd, e é usando ela que vos escrevo neste momento, pode ser impressão minha, mas estou achando a distro mais rápida que o Kubuntu que tenho em meu PC, embora ela esta em LiveDvd.
Pois bem, as perguntas que surgem, e como iniciante, procurei o pessoal mais experiente para me ajudar, são:
1. Vale a pena substituir o Kubuntu pelo Opensuse KDE?
2. O que preciso saber para instalar o Opensuse mantendo minha partição /home intacta?
3. Qual sistema de arquivo é recomendado para o Opensuse na partição /boot e / ?
Meu PC tem boas configurações para utilizar o KDE, e sempre me dei bem com tal ambiente!
Mas tenho achado o Kubuntu um pouco abandonado pela Canonical, o que leva a crer que o pessoal do desenvolvimento trabalha independente ou quase isso... De qualquer forma, a Canonical realmente parece ignorar os usuários do Ubuntu que não gostam ou não preferem o Unity nem o Mir... Para tanto, espero mudar o mais rápido possível para um sistema diferente.
Já tentei o Debian, utilizei por uns 6 meses, e insatisfeito com os pacotes antigos, fui pro Debian Testing e nele fiquei por quase um ano, quando migrei pro Lubuntu 13.10, depois pro Kubuntu 14.04...
Acho que você vai gostar.
OpenSuse é muito legal, ele é bem mais customizador do que o Ubuntu (kde)
Você pode criar uma instalação bem do jeito que você quer, chega a ser perfeito.
1- Vale a cargo de curiosidade e de querer sempre algo melhor, quanto a nível de performace e facilidade e boniteza são a mesma coisa.
2- Na instalação na parte aonde particiona os HD, tem como vc deixar ela montada na partição /home sem formatar tranquilamente.
3- Use ext4 mesmo para a raiz "/" quanto ao boot, eu não sei te dizer, aqui quando testei era MBR e então deixei tudo padrão no /SDA não tinha partição boot.
Obs: Tem como instalar KDE Plasma também.
Se sua internet for detectada logo na instalação irá aparecer KDE Plasma, senão irá aparecer somente o KDE 4.0 normal.
Caso sua Internet não seja detectada na instalação (como é aqui) eu instalo o OpenSuse em modo texto com isso ele automaticamente só irá instalar dados necessários para isso (200 e poucos pacotes somente) e no modo texto eu entro no Yast e por ele configuro minha internet e pelo PROPRIO YAST TBM eu instalo o KDE Plasma. O OpenSuse nesse quesito é maravilhoso, quando vc selecionar KDE Plasma ele irá automaticamente selecionar os pacotes necessários para o X funcionar corretamente.
Independente do ambiente gráfico, o Yast vai estar lá, para você atualizar, instalar e configurar oq quiser