fpc
(usa CentOS)
Enviado em 30/04/2014 - 00:21h
Recentemente testei diversas distros.
Eu tenho servidores com Opensuse 10.X que estão "esquecidos", zero problemas desde que foram instalados em 2007 eu acho.
Tenho Redhat clone (Springdale Linux) em funçao vital para minha rede que ninguém mais lembra que ele existe, zero problema em alguns anos de uso.
Ressalto que esses meus servidores volta e meia são vitimas de quedas de energia.
Nos últimos dois anos, venho usando Ubuntu 12.04 LTS no notebook e tb em meu desktop. Acho uma boa distro, gostei do Unity, mas é algo que recomendo como desktop e sempre na versão LTS.
Ah sim, pode ser bom server assim como o Debian, mas para uso em servidor eu prefiro um Redhat clone, sei lá, questão de gosto, até porque nunca me deixou na mão. Não preciso de certificação, masssss como profissional, me agrada mais lidar com Redhat e Opensuse do que Debian e seus derivados.
No caso, vejo hoje o CentOS como a melhor opção de Redhat clone, já que a Redhat adotou o CentOS.
Bom, voltando aos testes, fiquei bem impressionado com o OpenSuse 13.1. O Opensuse é uma distro "rock solid", sendo assim estável o suficiente para uso em servidores críticos (eu comprovei isso na versão 10.2) e ao mesmo tempo oferece um belo desktop KDE. Vale a pena conferir. Só o processo de instalaçao é meio demorado, mas é muito organizado. Ao menos qdo termina a instalação, já está tudo prontinho segundo o gosto do fregues.
Fico com CentOS e OpenSuse, nessa ordem de preferência, para servidores.
Para meu desktop/servidor pessoal, ando bem dividido em Opensuse e CentOS, testando...
Para quem quer um desktop plug-and-play estável, principalmente em notebooks, recomendo o Ubuntu LTS.
Obs: Andei brincando como o Slackware tb, bem legal por ser bem "unix-like", principalmente para quem quer aprender pois é muito didático, mas não me serve como servidor corporativo e tb não serve como desktop para o meu usuário que precisa de plug-and-play. Para "meu" desktop, consome um tempo que não disponho para acertar manualmente detalhes pequenos, tb não é mais rápido que os demais como eu imaginava, mas vale muito experimentar. Para mim, não se enquadrou na minha demanda.