Bequimao.de
(usa openSUSE)
Enviado em 23/03/2016 - 14:07h
Olá Xerxeslins,
A história é meio complicada. A distro original era o Kanotix, que ainda existe até hoje. Quando o Kanotix deixou de ser baseado no Debian sid, se criou um fork, o Sidux. Então houve uma questão jurídica na Alemanha entre o Sidux e uma associação Sidux e.V. sobre o nome da distro, e se eu me lembro bem sobre o encerramento das contas no Sidux e.V. O Sidux foi renomeado por Aptosid.
O fork siduction foi criado quando muitas pessoas recusaram o estilo rude e grosseiro no aptosid, sobretudo frente a usuários iniciantes. O Ferdinand Thommes aka devil até foi baneado vitaliciamente no fórum do aptosid. Hoje o relacionamento mudou bastante, é mais ou menos amistoso. Muitas pessoas frequentam os dois canais no irc simultaneamente.
O aptosid não conseguiu lançar nenhum release há mais de dois anos, embora a continuidade da distro me parece ser garantida pelo seu desenvolvedor principal, o Stefan Lippers-Hollmann aka slh. Eu comecei como usuário do aptosid com o Mouros e até hoje gosto bastante da arte do aptosid, veja
http://wiki.aptosidusers.de/index.php/Sidux/_aptosid_artwork.
O aptosid tem um mascote, o Fred, uma mistura entre caranguejo e escorpião, e os nomes dos lançamentos vem da mitologia grega. As mídias do sidux ou aptosid tinham o KDE e o XFCE em 32 e 64 bits num dvd só. O siduction atualmente é muito mais ativo e juntou muito mais desktops: Gnome, LXDE, razor-qt. Realmente não sei mais. Você encontra os dois no irc.oftc.net sob #aptosid e #siduction. Pessoalmente deixei de ser usuário do Debian sid em meados de 2014.
Abraços
Bequimão