alexabolada
(usa Debian)
Enviado em 17/07/2023 - 13:32h
Oi, tudo bem?
Essa é uma ótima pergunta e realmente gera algumas confusões. Vamos lá:
O GNOME e o PLASMA são ambientes de desktop completamente diferentes e isso abrange não apenas a interface gráfica mas também aplicações, bibliotecas e serviços que são executados em background.
Primeiramente, é importante entender que o peso ou leveza de um ambiente de desktop não se dá apenas pelo conjunto de lib's que ele utiliza (GTK ou QT), mas também pela quantidade e pelo tipo de serviços que ele roda em segundo plano e pela quantidade de recursos gráficos que ele utiliza.
O GNOME tem como filosofia oferecer uma experiência simplificada para o usuário, o que acaba resultando na execução de uma quantidade maior de serviços por default, gerenciadores de wifi, bluetooth, sincronização de contas online etc.
Já o KDE Plasma foi desenvolvido pensando em oferecer poder e flexibilidade ao usuário, com uma grande quantidade de configurações possíveis, isso faz com que tenha menos serviços rodando direto em background, tornando-o um pouco mais leve.
Em relação ao uso de GTK e QT, ambas as bibliotecas são muito semelhantes em termos de recursos e eficiência, com diferenças sutis que normalmente não são o fator determinante no desempenho de