Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 13/02/2024 - 13:34h
Desapontado com o Linux estou faz uns 10 anos, porém, o Linux é uma praga, é uma maldição... uma vez compilado o primeiro Kernel o cara não consegue mais se livrar do Linux pelo resto da vida!!!
Brincadeiras à parte, depois de um tempo, como tu mesmo disse, não se tem mais interesse em ficar "consertando" o sistema e só se quer que o sistema funcione, pelo menos o básico.
Como tem na assinatura do Xerxes:
"Chega uma hora na vida que você só quer bater o prego e não perder tempo estudando a ciência da construção de um martelo."
Mas aí vem aquela velha e boa história: para aprender informática de um modo geral nada melhor do que "fuçar" no Linux, porém, com o tempo isso desanima; entendo.
Em relação à Nvidia o Samuel está certo: "Mas em se tratando da nvidia, tem que aliviar um pouco pro lado do time do Debian, Linus já reclamava da falta de abertura da empresa com especificar os drivers, etc."
O pessoal do Debian praticamente tem de adivinhar os drivers da Nvidia, por isso quando a placa é Nvidia eu só uso driver Nouveau que funciona muito bem e evita esse problema de a cada atualização de Kernel ter de reinstalar o driver Nvidia.
Aqui atualizou para o Debian 12.5 com o Kernel 6.2.10 automaticamente sem problemas após aptitude update e aptitude safe-upgrade.
$ cat /etc/debian_version
12.5
$ uname -r
6.2.10
Com o comando
$ sudo lspci -nnk | grep -A5 VGA
vemos na placa offboard
Kernel driver in use: nouveau
Kernel modules: nouveau
e
na placa onboard
Kernel driver in use: snd_hda_intel
Kernel modules: snd_hda_intel
E o processador é um AMD FX(tm)-6100 Six-Core.
$ cat /proc/cpuinfo
A placa de vídeo é uma GeForce GTX 460 v2 da Nvidia.
Em relação ao que o Fabio disse:
"E por favor, não me digam que "ah, você não pesquisou o suficiente, não configurou corretamente, não instalou da maneira adequada". Se eu, com minha experiência, não consegui adaptar o Debian para uso em desktop, estou certo de que pelo menos 90% dos demais usuários também enfrentariam dificuldades."
Concordo; o argumento utilizado "ah, você não pesquisou..." é tipo uma desculpa automática, um chavão que repetem sem analisar a situação como um todo.
tipoff, acredito que tu está entrando (ou já entrou) nessa mesma fase de não querer mais saber a ciência do martelo, porque já sabe a ciência do martelo.
Tem alguns anos quis colaborar para o desenvolvimento do Debian, porém, a coisa é truncada, fechada, a tal da "filosofia do Debian" impede isso.
Veja aqui
https://debianbrasil.org.br/como-colaborar/
Até hoje é assim, você vai clicando em inúmeros links até chegar onde pretende, aí perde-se a vontade. Além do que, não é fácil entrar na "patota", vamos por assim dizer. E não é questão de não ter persistência, de desistir fácil, a coisa é truncada mesmo, por isso desisti.
Mas enfim, não tem como desconsiderar os desenvolvedores do Debian, os caras são muito bons na programação.
_________________________________________________________
Always listen the Buck!
Enquanto o cursor estiver pulsando, há vida!