slackjeff
(usa Slackware)
Enviado em 16/02/2017 - 12:12h
@Luiz
Bom vamos lá.
Um pc modesto seria algo com 1GB+ de ram, menos que isso a pessoa não tera uma experiencia muito boa neste caso é melhor ir de Slitaz, Puppy, testamos em um pc com 512 ram/celeron e rodou tranquilo sem engasgos, porem quando abre o Chromium você já sabe o que acontece... o que é triste, se for jogar um midori em versões antigas, roda muito tranquilo, porem o usuario fica sem flash e uma porrada de coisa, o que não é bacana.
Com isso o certo seria usar outras distribuições que são voltadas para hardware realmente velhos...
Relação a internet ruim, apenas diminuimos o tamanho da iso para 970MB e queremos diminuir mais e deixar em torno de 800MB e não subir mais que 1GB, o que é um ponto positivo, considerando que o openSUSE tem 4GB.
Por enquanto vamos seguir o calendario do openSUSE nos upgrades, cada upgrade é claro que a ISO aumentara quanto no openSUSE e na Emmi, nosso trabalho é pegar e diminuir a iso deixando sempre leve.
Mais para frente vamos pensar em um repositorio nosso para não ficar tão dependente da mesma.
Criamos uma especie de Módulo, dois tipos na verdade e chamamos de packs, .YMP e .RPM
O YMP é o famoso click install, porem depende de internet para puxar os aplicativos.
Já .RPM vem com dois tipos de pacotes.
O essencial e o full.
Essencial contem programas essenciais como o proprio nome já diz, perfumarias a mais como libreoffice entre outros.
O full vem com pacotes extras, como Telegram, Skypem, Viber e todas essas perfumarias que é e não é encontrado nos reps oficiais, o tamanho vai variar mas vai ser mais de 1GB.
Ok, mas não seria mais fácil usar o Zypper e deu?
Ai que vem o "Porem", vamos disponibilizar o mesmo em torrent... se a internet cair ou ser lenta o usuario pode ir baixando conforme dá e depois instalando os pacotes que deseja conforme a necessidade.
Não vamos expandir para outras arquiteturas no momento... não direi jamais, porque ninguem sabe o dia de amanhã, vai que novas pessoas venham fazer parte do projeto, com uma equipe maior daria para expandir.
Kernel: Não foi feito nada de anormal no kernel padrão apenas enxugamos, compilamos e empacotamos do nosso jeito, tiramos flags que não são tão uteis e adicionamos algumas.
Retirei um bug que permitia o acesso remoto, podendo ter invasões no mesmo.(4.4.46)
Sim SystemD!
Eu e a nanda gostariamos de ir de init, porem foge muito da distro mãe e não queremos isso.
E dependera
Bom desculpe se não falei nada tecnico aqui, somos apenas entusiastas que tem um conhecimento na prática e é nosso primeiro projeto, então com o tempo vamos adquirir experiencia "mais tecnicas" por assim dizer.