FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 20/07/2017 - 19:47h
Estou testando a versão 2.2 do Emmi em uma máquina virtual QEMU/KVM. No momento, estou testando apenas a mídia Live.
Resumo da experiência Live:
Intermediária. Bastantes erros, um deles que, se eu estivesse na máquina física, causaria problemas grandes. A mídia Live não serviu como uma boa demonstração, já que alguns programas não funcionavam devido a dependências e outros por algum outro motivo que não encontrei a causa. Achei a Emmi lenta, provavelmente por utilizar bastante a composição de tela e eu estar em uma máquina virtual.
Relato detalhado:
A máquina virtual foi configurada para utilizar um núcleo do processador e, inicialmente, 512 MB de RAM. Eu vi que a configuração estava muito limitada e o sistema não funcionou bem. Com 1 GB de RAM, funcionou. Comparado a ISO do Xubuntu 17.04, achei que a Emmi estava lenta, mais lenta que o Xubuntu e mais lenta daquilo que eu esperava, eu creio que devido ao grande uso da composição de tela, o que pesa bastante em uma máquina virtual.
Inicialmente, eu abri o synaptic (eu não tinha visto o programa próprio da Emmi) para atualizar os repositórios e ver o que poderia ser atualizado. Deu um erro com o firmware-ipw2x00, que é da placa de rede do meu notebook antigo e o synaptic fechou (que ele não estaria disponível nos repositórios).
Eu vi que havia um programa curioso, "GamesApp", mas ele não abre. Quando eu fui investigar o porquê, eu vi que há problemas de dependências, estava faltando o libQt5Widgets.so.5. Com o ldd, eu vi que faltam também libQt5Gui.so.5 e libQt5Core.so.5.
Depois de um sudo apt update, o synaptic voltou a funcionar. Achei bem difícil o uso do synaptic devido aos ícones. É quase indistinguível quais pacotes estão instalados ou não, pois os ícones são muito semelhantes.
Depois de instalar os pacotes libqt5gui5 e libqt5widgets5, o GamesApp abriu. Para a minha decepção, quando eu escolhia qualquer um dos jogos, aparecia a mensagem "Erro ao abrir arquivo: Arquivo ou diretório não encontrado".
Uma coisa que achei problemática foi a impossibilidade de saber quais programas estão abertos facilmente. Enquanto programas ausentes na barra inferior aparecem na barra, os programas adicionados a ela não possuem diferença. Vai que o usuário tenha se esquecido do Gimp aberto com uma imagem de 18000x11000 pixels, e ele não saiba por que a memória está cheia (experiência própria) ou tenha deixado uma compilação paralela aberta e ela esteja usando 100% da CPU.
Não há um indicador de que o espaço de trabalho foi trocado. Eu levei uns 2 minutos até entender porque eu não consegui abrir o menu Whisker (Iniciar), é que ele já estava aberto em outro espaço de trabalho.
Há alguns programas redundantes. Leafpad e Mousepad, Synaptic e Emmi Aplicativos, Ristretto e Viewnior, Thunar e Nautilus, Centro de Controle Tuquito e Gerenciador de Configurações. Com exceção do Thunar e Nautilus, eu creio que os programas com a mesma função deveriam ser removidos, e em troca, deveria ser adicionado um cliente de e-mail com interface gráfica (apenas Mutt é contra-produtivo, considerando a premissa da Emmi). Thunderbird me vêm à cabeça, mas vocês já mostraram-se capazes de encontrar, aprimorar e até criar novas soluções.
Posteriormente, eu vou instalá-la na máquina virtual. Mas antes, vou rodar a Live em uma máquina física. Pretendo então adicionar o que eu vi na máquina física em outra publicação aqui.