Tadzio
(usa Linux Mint)
Enviado em 28/10/2010 - 16:32h
calma, algumas considerações primeiro.
o miura 787 sugeriu que você usasse um live cd pois com o sistema ativo você perde acesso a alguns arquivos (na memória).
você até poderia fazer sem o live cd mas dá muito trabalho.
sobre a cópia nem vou comentar que o destino tem que ser maior ou igual o disco de origem né?
o procedimento que o miura 787 é pra clonar discos e não criar imagem.
pra criar imagem basta complementar o comando:
$ sudo dd if=/dev/hda of=/mnt/hdb1/hda.img
note que não é 'of=/dev/hdb1/hda.img' e sim 'of=/mnt/hdb1/hda.img'.
a explicação está no link no final.
depois disso o arquivo hda.img é uma imagem do disco /dev/hda, você pode transferi-lo como achar conveniente para quantos dispositivos quiser e restaurar o disco rapidamente.
este tipo de backup tem vantagens (como a velocidade de restauração) e desvantagens (se o disco de destino for de tamanho diferente do original, ou você perde dados ou perde espaço neste novo disco até corrigir a[s] partição[ões]).
respondendo a última pergunta: você pode (e deve) criar a imagem na própria máquina que está o disco, a taxa transferência SATA e IDE é mais alta que rede comum. além disso tem o DMA.
você só não pode gravar a imagem na mesma partição que está lendo, afinal, ela estará desmontada. use um outro disco (pra ganhar velocidade) e um live cd. se não tiver outro disco disponível é possível gravar a imagem em outra partição no mesmo disco, só não vai ser tão rápido porém ainda assim deve ser mais rápido do que via rede.
referência:
http://www.guiadohardware.net/faq/linux-sl/duvida-sobre-dd.html