Akrata_
(usa Arch Linux)
Enviado em 23/08/2021 - 23:19h
Distros como o Arch Linux requerem intervenção manual, em algumas atualizações, como aponta o próprio Arch News:
https://archlinux.org/news/
É pq o Arch não é somente um distro RR, alem disso ela é um Bleeding edge e segue a filosofia "faça voce mesmo". Então a intervenção manual, n tem nada haver com ela ser RR, o Manjaro, por ex, eu uso e ele não precisa de qualquer intervenção assim, por mais que ele seja RR e Bleeding edge, ele não segue a filosofia "faça voce mesmo"
a natureza de distribuições RR é a mudança constante de pacotes.
Não é bem assim, a natureza do RR é não possuir pontos de lançamento, é voce atualizar eternamente. Quem trabalha com essa mudança constante são das distros Bleeding edge.
O Deepin, por ex, era uma distro RR, e não trabalhava com os pacotes nas ultimas versões, eram pacotes q se usariam nas LTS, so que o Deepin não possuia versões. O Mint (Debian Edition) era considerada uma semi-rolling, e não possuia nada de atual, apenas não trabalhava muito com versões de lançamento do sistema.
O Arch e o Manjaro por outro lado, tão sempre mudando, mas elas são distro RR e Bleeding edge, alem disso o Arch tem a filosofia "faça voce mesmo".
Em distribuições stable/LTS não precisa acompanhar uma lista de alterações de pacotes para saber se a próxima atualização vai necessitar de intervenção manual do usuário.
Tambem não é necessario fazer isso no Manjaro(RR) nem em distros fixed release (não-LTS) como o Fedora ou Ubuntu(versões intermediarias)
O Arch é um sistema peculiar que passa a responsabilidade para o usuário, isso não é por culpa dele ser RR e Bleeding edge, é so olhar como é o Manjaro.
Ou seja, o sistema trabalha para que você foque nas suas tarefas diárias, livrando o usuário de ter que mexer com correções de pacotes.
Isso tem mais haver com ser user-friendly ou não. Tipo em nível de facilidade de uso (do mais difícil ao menos): Arch > Debian > Manjaro > Ubuntu > Mint
Eu exerço minhas tarefas diárias (baixar pacotes, encontrar pacotes, configurar o sistema, rodar programas....) mais facilmente no Manjaro do que no Debian, mesmo o Debian sendo Fixed/LTS e o Manjaro sendo RR. A parada é que o Manjaro é user-friendly.
Isso das distro RR e Bleeding edge eu explico nesse mesmo topico, deve ta da primeira pg da discussão.
Tem esse vídeo do Diolinux tb:
https://www.instagram.com/tv/CJ6HQ-ZgcJU/?utm_source=ig_web_copy_link