removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 17/12/2016 - 15:29h
unnslacker escreveu:
O Linux no geral seguiu "caminhos distintos" entre si desde sua criação por meio de suas "distros pais", cada uma com suas próprias formas de administração e gerenciamento. Não acho que vale a pena se preocupar agora com algo que deveria ter sido questionado há 20 anos, com o crescimento destas distros (Slackware, SuSE, Debian e Red Hat, principalmente)
Já que o linux é aberto nunca sera tarde para questionar algo.
wudze escreveu:
Pois é exatamente essa compatibilidade que eu não desejo.
Acredito que a diversidade de formas de trabalho faz do linux um sistema mais confiável.
Imagine todas as distros importando os bugs do ubuntu...
Com compatibilidade de pacotes todos se beneficiariam, por exemplo dizem que os pacotes do Debian são testados extensivamente então esses pacotes, caso fossem compilados de forma estática, funcionariam em qualquer distro sem dependências de bibliotecas.
wudze escreveu:
de certo modo, o projeto fedora já unificou a inicialização das distros através da criação do systemd e veja no que deu.
claro que a questão da compatibilidade ressuscita o velho argumento chororô do suporte a drivers, mas acho que são casos bem específicos e não justifica.
ShitD se espalhou que nem uma praga, mas não por questão de compatibilidade afinal: compatibilidade é diferente de padronização
wudze escreveu:
O usuário final só vai ganhar inchaço no sistema e um pouco de preguiça a mais.
Se fala do snappy acredito que seja somente mais inchaço mesmo, agora se fala de software linkado de forma estática ele pode ser muito menos inchado do que um compilado dinamicamente e com certeza sera mais simples.
wudze escreveu:
Agora, a verdade é que vai facilitar para quem desenvolve os pacotes, por isso, mesmo sendo ruim para o usuário, acredito que é uma moda que vai pegar.
Aparentemente quanto mais "facilita" pro desenvolvedor mais se padroniza tipo: ShitD
(Que não precisa do "trabalho" de escrever init scripts é pode deixar ele controlar o sistema por você)
wudze escreveu:
Só espero que ainda existam opções, assim como a pequena força de resistência ao systemd.
Sempre existira resistência a mudanças, tanto boas quanto ruins.