paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 10/02/2017 - 17:38h
fabio escreveu:
Outra coisa, a moderação agora tem carta branca em deletar tópicos "kali noobs". Por exemplo, se um bacana criar um tópico perguntando como usar o aircrack-ng, mas ele não sabe nem dar o comando pwd, o tópico será excluído.
Se virem tópicos desse calibre por aqui podem denunciar também.
Obrigado.
Qual moderação? A equipe do VoL, ou os moderadores de cada comunidade?
Eu acho que não é preciso ser necessariamente repressor. Por exemplo, em minha postagem anterior neste tópico, eu indiquei casos que ocorreram na comunidade “C / C++”, em que o usuário fez perguntas num contexto de Kali, mas recebeu respostas que valem para qualquer Linux.
Claro, ele não falou que queria rodar
aircrack-ng nem coisa parecida. Mas mesmo que tivesse falado, acho que pode ser mais proveitoso, inclusive para o próprio
kalinoob, dar orientações
específicas para aquela pessoa, levando em conta o contexto da pergunta e o tempo em que ela foi feita.
Acho útil lembrar sempre que quem precisa de respostas não são as perguntas, mas
as pessoas que nos fazem ou trazem perguntas.
Abaixo eu dou alguns exemplos de situações que podem aparecer, e de possíveis respostas que elas podem suscitar. Ninguém precisa ser tão prolixo como eu (melhor se não forem), mas mais para dar uma ideia.
Exemplo 1: O usuário
kalinoob pergunta na comunidade “C / C++” como fazer para compilar uma versão de ConIO para Linux, a fim de ele instalar no Kali dele.
A resposta de qualquer um dos membros da comunidade poderia ser algo na seguinte linha.
Olha, kalinoob, seria bom você levar em consideração que Kali não é uma distribuição para uso no dia-a-dia. Ela está mais para uma ferramenta de testes e por profissionais com um nível de experiência tal que nunca precisariam perguntar aqui como se faz para compilar ConIO. Além disso, o Kali é pensado para ser rodado a partir de um DVD ou
pendrive, em vez de ser instalada em HD, e, por isso mesmo, essa ideia de instalar ConIO pode nem mesmo fazer muito sentido.
Se você for iniciante e quiser mesmo aprender Linux, considere usar outra distribuição, tal como Ubuntu, Fedora ou Debian.
E se você quiser mesmo aprender a programar em C ou C++ no Linux, considere aprender a usar Curses, em vez de ConIO. Curses é muito mais poderosa e abrangente do que ConIO. ConIO era uma biblioteca da década de 1980, feita para trabalhar exclusivamente no console de PCs com MS-DOS, fazendo operações simples e de baixo nível, como mover o cursor, limpar a tela e ler teclas de modo não-uniforme. Curses tem recursos que permitem trabalhar com diferentes terminais, janelas, menus, painéis, mouse e outros recursos, quer no console, quer em ambientes gráficos.
Dito isso, se você ainda quiser usar ConIO e quiser mesmo insistir com o Kali, o procedimento para a instalação dessa versão de ConIO que você baixou é simplesmente o digitar os seguintes comandos no terminal.
tar xzvf conio_for_linux-0.9.tar.gz
cd conio_for_linux-0.9
make
sudo make install
Exemplo 2: O usuário
kalinoob entra na comunidade “C / C++” e pergunta como faz para compilar e instalar a ferramenta
X, que tem toda cara de ser ferramenta de invasão de sistemas.
Note que eu não suponho, neste exemplo, que o cara estea falando especificamente de Kali -- a ferramenta
X, sendo mesmo danosa, é danosa em qualquer distribuição. Em todo caso, a resposta de qualquer um dos membros da comunidade poderia ser algo na seguinte linha.
Olha, kalinoob, essa ferramenta que você está querendo compilar leva todo jeito de ser uma ferramenta para invasão não-autorizada de computadores alheios na rede.
Nem o VIVA O LINUX nem esta comunidade apoiam a prática de invasão de sistemas de terceiros.
E mesmo que você acredite que tenha razões justas para vir a rodar essa ferramenta, o fato de você vir a este fórum para perguntar como faz para compilá-la é um forte indicativo de que talvez lhe falte a experiência necessária para usá-la com a responsabilidade que ela demanda -- por exemplo, um profissional de pentest que se preze deveria ter os conhecimentos necessários para fazer X rodar sem ter de perguntar aqui.
Sendo assim, se você continuar achando que precisa dessa ferramenta, considere perguntar nos fóruns adequados (por exemplo, na lista de e-mail ou fórum da própria ferramenta).
Esta comunidade do fórum do VoL é para falar das linguagens de programação C e C++. Se você tiver dúvidas específicas sobre essas linguagens, sinta-se a vontade para trazê-las aqui no futuro.
Exemplo 3: O usuário
kaliboob chega ao fórum já “metendo o pé na porta”, pedindo ajuda para barbarizar com o Kali.
Qualquer pessoa poderia responder o seguinte.
Prezado kalinoob,
Os membros do VIVA O LINUX (VoL) somos, na esmagadora maioria, profissionais que usam o Linux seriamente no dia-a-dia, ou entusiastas interessados em aprender e contribuir com iniciativas de software livre e código aberto.
Não apoiamos atitudes de invasão de sistemas, roubos de dados, ataques de negação de serviço ou vandalismos cibernéticos de qualquer natureza -- até porque todas essas coisas são imorais e ilegais, caracterizando crime e sendo passíveis de sanções e prisão, segundo a legislação brasileira e internacional.
Se você quiser realmente barbarizar na rede, procure outras comunidades fora do VoL. Mas tenha cuidado: nem a lei, nem suas eventuais vítimas, nem mesmo seus colegas “h4x0rs” serão muito clementes com você em função do que você vier a fazer e das atitudes que vier a tomar.
Por favor, não insista em levar este tópico a diante.
Em qualquer caso, se o
kalinoob for abusivo em suas reações a qualquer das respostas acima, ele pode e deve ser denunciado e sancionado pelo seu comportamento.