Olá pessoal, venho com este tutorial mostrar a instalação do Corel Draw 9 com o wine 0.9.11.
O motivo que me levou a escrever este tutorial foi a de ter passado um sufoco com um cliente que tem uma gráfica com 12 estações, que me pediu para fazer a migração de todo o parque de máquinas.
Como a distribuição que estou mais habituado é o Slackware, foi ela mesma que usei para o serviço. Então o que fiz, para os designers, coloquei o Gimp em lugar ao Photoshop, o Sodipodi e o Inkscape em lugar ao Corel Draw.
Mas os designers da gráfica mesmo assim reclamavam muito, porque além de não conhecerem as ferramentas do Inkscape, Gimp e Sodipodi, ainda não conseguiam abrir arquivos cdr.
Então eu fui no grande sábio Google e pesquisei sobre o assunto de instalar o Corel Draw no Linux com o wine, postei até aqui mesmo no Viva o Linux uma dúvida e não obtive sucesso na busca.
O problema, pelo menos no Slackware, era o seguinte: depois que se instalava o Corel Draw, na hora de executar o programa ele apresentava a seguinte mensagem de erro:
Key :
"HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWARECorelCorelDraw9.0"
Value "ConfigDir" not found in registry
E não abria o Corel. Então sem mais delongas, vamos ver aqui como instalar e botar para rodar o Corel Draw 9 no Slackware 10.2.
[1] Comentário enviado por removido em 21/04/2006 - 01:43h
Li o seu artigo sem um objetivo (não uso Corel, nem similares), mas li seu artigo achei ele muito interessante. Eu fiquei mesmo foi com pena de você... que trabalho deve ter sido.
Só para levantar uma questão: caso o usuário tenha instalado o wine de sua distribuição favorita, provavelmente as linhas
Isso é só um palpite, mas olhando minha instalação do wine no ubuntu a partir do .deb do site oficial vi que a forma que você apresentou é a solução apenas de quem instalou dos fontes, não faz sentido colocar em /usr/local/etc/, se isso fosse verdade, os binários estariam em /usr/local/bin e não em /usr/bin/.
Não tenho certeza de estou escrendo besteira, mas o /usr/local/etc/ realmente não faria muito sentido. Se alguém quiser testar, depois basta registrar aqui (eu não tenho o Corel, senão eu mesmo testava)
Gostaria de destacar um pouco mais sobre o último link que você colocou no artigo. É um link muito, mas muito bom mesmo... Dei uma olhada por olhar e me surpreendi com algumas informações, por exemplo, descobri que é possível configurar um thema do windows para o wine perder aquele visual de windows 95. Eu até publiquei um screenshot com esse visual.
[3] Comentário enviado por cvs em 21/04/2006 - 11:43h
putz... Sabe o que eu precisava?
Corel Draw 12 e Photoshop 8 heuheue... Ai sim... já iria conseguir migrar mais uma maquina da rede para linux e ai seria menos 1 licença do windows... hehehe
[4] Comentário enviado por goldblade em 21/04/2006 - 13:57h
muito bom esse artigo.. vai ajudar e muito.. o grande problema nem é usar o inkscape como ferramenta.. mas sim exportar os arquivos cdr para eps.. ia de qualquer forma precisar do corel em alguma maquina windows.. mas com essa dica.. a coisa começa a mudar =)
[7] Comentário enviado por jackhat em 21/04/2006 - 17:29h
Olá , sobre o que vc comentou dos diretórios, de como ficaria em outras distribuicoes, o conselho que dou é que fique da mesma forma, esse é o correto, isso se deve ao FHS (File Hierarchy Standart, padrao de herarquia de sistema de arquivos)
O diretorio /etc --> são para arquivos de configuracao de inicializacao criticos
(ele foi feito pra este fim)
enquanto que o diretório /usr/local --> Software local (coisas que instalamos)
entao sendo assim /usr/local/etc --> Arquivos de configuracao e comandos locais.
assim como /usr/local/bin --> executaveis locais
Mas se voce quiser mudar isso!? entao a bagunca vai ser no seu sistema mesmo... eu nao aconselho, o melhor é seguir o padrao que o FHS aconselha para podermos padronizar as distribuicoes, vc nao acha ??? Bom isso é papo pra horas mas a pricipio o motivo é esse, se vc esta com duvidas de onde colocar algum arquivo vá em www.pathname.org/fhs
acredito que deva esclarecer bem essa sua duvida de organizacao de diretórios no linux.
(Obs: O FHS esta numa luta para padronizar as distribuicoes, cabe a comunidade colaborar e usar corretamente os diretórios para facilitarmos a administracao de sistemas GNU/Linux, para que nao se tenha um choque de uma distro para outra)
Quanto a pena!!! nao precisa de pena nao amigao... os desafios estao aí para serem vencidos, pena vc deveria ter de quem usa rwindows, como eu consegui vencer o desafio, entao vc deve ter outra coisa e nao pena...
Linux NAO é digno de pena, Linux é digno de ORGULHO!!!!
t+
[8] Comentário enviado por removido em 21/04/2006 - 18:52h
Entendo!
Mas se o sistema não tem um /usr/local/etc/
Se eu criar um ele vai conseguir localizar o arquivo lá ?
Como ele (sistema ou wine) sabe disso ?
outra coisa, /etc/ "são para arquivos de configuracao de inicializacao criticos" (copiei do seu post), mas nele estão todos os arquivos de configuração de todos os softwares que instalo via apt-get ....
quando você diz, /usr/local/ "software local", eu entendo (ou melhor o meu sistema faz): coisas que não instalamos via apt-get, é isso que tenho no meu computador.
Dentros de /usr/local/bin eu tenho apenas um software, o ClamAV que eu compilei e instalei (não usei pelo apt-get) (aliás, dentro de /usr/local/etc eu tenho apenas os arquivos de configuração do ClamAV).
Compreendo o esforço da padronização do sistema, se eu instalo via ./configure && make && su -c "make install", tudo bem, eu posso seguir a padronização (apesar de normalmente eu seguir o default do ./configure que pode ou não está em sincronia com esse esforço). Agora no momento que uso o apt-get eu sou obrigado a me curvar ao sistema !
Eu, particularmente, não costumo brigar com minha distro. Ou seja, aceito a forma de pensar dela e deixo a tentativa de mudar isso para um esforço conjunto em fóruns de discussão, coisa e tal.
Agora eu volto a pergunta anterior:
Se eu colocar o arquivo de /usr/local/etc/ o sistema vai entender que tem que procurar ali ? Teria o sistema a habilidade de procurar em /usr/local/etc/ depois de não achar em /etc/ ou ele espera encontrar o arquivo em /etc/ e ponto final ? Eu modifique a posição de um arquivo de configuração de um software geral e ele não foi lido pelo mesmo, ou seja, ele esperava o arquivo de configuração em /etc/ e não conseguiu achar o arquivo em /usr/local/etc (movi o arquivo de configuração do vnc), lendo o man do vnc, existe uma opção que permite que eu diga que o arquivo de configuração está em outra posição.
O que não quer dizer que no caso da sua dica /usr/local/etc/ não funcione (por isso mesmo que escrevi que eu poderia estar escrevendo besteira). Até por que, faz-se um link para o arquivo em /usr/local/etc/ e a princípio isso não teria nenhum diferença.
Não acompanho o trabalho da "File Hierarchy Standart" e não sei quais distro estão mais ou menos próximas desse padrão. O que eu sei é que se o slackware está proximo o debian/ubuntu (a minha distro) não está e vice-versa. Por que eles tem muitos diretórios de mesma função em posições diferentes (tenha visto o rc*.d).
De qualquer forma, não acredito que quem vier a "experimentar" seu artigo vá se deixar abater por este pequeno detalhe.
[10] Comentário enviado por removido em 22/04/2006 - 09:19h
Sábio artigo. Há soluções como o Inkscape e Sodipodi para desenhop vetorial, mas sem dúvida há aqueles que não abrem mão de usar o Corel Draw. Seja tanto por conveniência, por costume, ou o que quer que seja.
Eu tive problemas assim para instalar o Corel Draw na máquina de um primo, e tive o mesmo problema.
Com teu artigo espero agora conseguir solucionar o problema dele.
Abração
[16] Comentário enviado por jackhat em 04/05/2006 - 09:20h
Nao precisa ser como root nao. No artigo por mero exemplo usei o root, mas a instalacao mesmo e os screenshots que tem aí foram feitos na conta de usuario comum mesmo.
No canto superior esquerdo tem um tema de monitoramento do superkramba, lá vc pode ver que o usuario que esta rodando nao é o root.
[21] Comentário enviado por jackhat em 20/08/2006 - 21:28h
Olha não testei com o 11 nem com o 12.
Eu não trabalho como Arte Finalista então não uso o Corel Draw, eu sou apenas um mero Administrador de Sistemas, e nem tenho o Corel Draw para instalar aqui em minha maquina, o que não me faz nenhuma falta tb.
O Corel que eu usei foi o 9 prq era o que a empresa em que eu estava prestando o serviço utilizava, logo tomei emprestado o Corel 9 deles para testar exaustivamente no GNU/Linux, o resultado de meus testes foi de onde nasceu este tutorial.
Mas o tutorial esta aí, provando que é possivel quebrar todas as lendas que pessoas falam que linux não roda isso, linux não roda aquilo... Vamos mostrar à todos que somos bons administradores e quebrar todos os argumentos dos defensores da plataforma concorrente, vamos mostrar a liberdade para todos, vamos mostrar que não existem barreiras quando se é livre...
Agora posso te responder... se roda o 11? e o 12? apenas não testei... Mas se a formula deste tutorial não funcionar existe outra que com certeza funcionará... ponha a mão na massa, e compartilhe com a comunidade os resultados, que tão logo voce terá o que almeja em seu sistema.
T+
[22] Comentário enviado por O-Ren em 06/10/2006 - 20:22h
O artigo me interessou bastante, mas quando fuiz instalar deu o seguinte erro:
hecking for dlopen... no
checking for dlopen in -ldl... no
checking for dladdr... no
checking for i586-mingw32msvc-gcc... no
checking for i386-mingw32msvc-gcc... no
checking for i386-mingw32-gcc... no
checking for mingw-gcc... no
checking for i586-mingw32msvc-dlltool... no
checking for i386-mingw32msvc-dlltool... no
checking for i386-mingw32-dlltool... no
checking for mingw-dlltool... no
checking for i586-mingw32msvc-windres... no
checking for i386-mingw32msvc-windres... no
checking for i386-mingw32-windres... no
checking for mingw-windres... no
configure: error: could not find a way to build shared libraries.
It is currently not possible to build Wine without shared library
(.so) support to allow transparent switch between .so and .dll files.
If you are using Linux, you will need a newer binutils.
O que pode ter acontecido? Sao as tais bibliotecas?
Valeu, ajude ai.
[23] Comentário enviado por MR. RG em 08/10/2006 - 22:52h
Beleza pelo artigo, tá abrindo os olhos de muitos. No meu caso ele instalou e executa os exe´s, mas ele tá dizendo que não pôde abrir as fontes, tenho que colocar as fontes ou criar a pasta para colocá-las?
Valeu!!
[24] Comentário enviado por MR. RG em 08/10/2006 - 23:37h
err:font:ReadFontDir Can't open directory "/usr/bin/../lib/../share/wine/fonts/"
err:font:ReadFontDir Can't open directory "/usr/bin/../lib/../share/wine/fonts/"
[25] Comentário enviado por MR. RG em 08/10/2006 - 23:37h
err:font:ReadFontDir Can't open directory "/usr/bin/../lib/../share/wine/fonts/"
err:font:ReadFontDir Can't open directory "/usr/bin/../lib/../share/wine/fonts/"
[28] Comentário enviado por ronyju em 25/06/2007 - 09:09h
Instalei o corel draw 11. Quando vou mudar o formato das letras, ele aparece: Ocorreu um eerro em seu programa. Para mante-lo funcionando, clique em ignorar e salve o trabalho em um novo arquivo. Para encerrar, clique em fechar. Você perderá as informações adicionais desde a ultima vez que as salvou. Por favor, o que tenho q fazer. Um abraço. Ronaldo (ronaldo@brasfor.com.br)