Distro ideal (ou o mais próximo disso possível) para um Positivo Mobo black [RESOLVIDO]

25. Re: Distro ideal (ou o mais próximo disso possível) para um Positivo Mobo black [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 13/11/2009 - 21:42h

Você pode seguir a dica do amigo acima e instalar o openSUSE 11.2. Só refinando: instale o modo gráfico mínimo. Depois adicione o repositório do xfce e instale-o. Você terá um openSUSE com Xfce limpo, sem nada de programas. Aí vc adiciona só o que precisa para não sobrecarregar. Esse procedimento deve ser feito usando o dvd de instalação que pode ser obtido em: http://software.opensuse.org/112/pt-BR
Abraços!


  


26. Mais uma vez, agradeço a todos, mas já encontrei a solução

Gilson Júnio Pacheco Silva
GilsonDeElt

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/11/2009 - 13:40h

Fábio Farias, obrigado pela dica,
mas quando fui baixar o openSUSE,
os servidores estavam muito lentos, então baixei outra distro.

Genoverley, já havia testado o BRLix, antes do Mandriva 2008.1,
mas não ficou legal, pois tive outros problemas com ele, além do vídeo
(se não me engano, não conseguia pôr a wireless rodando).
Na época, cheguei a olhar o Ekaaty, mas não me lembro porque não o baixei.

Meinhardt_jgbr, agradeço pela dica dos Links.
As minhas respostas indicaram Mandriva, openSUSE, Fedora e Debian, mas não foi essa minha opção.

E meinhardt_jgbr, agradeço-te de novo por ter indicado o sidux!
Baixei a versão XFCE, passei pro pendrive usando unetbootin e,
de cara, já me surpreendi.

Logo no boot, já reconheceu o vídeo on-board da VIA e pôs na resolução correta (só os Mandriva 2009 e 2010 que conseguiam isso).
A instalação toda correu em menos de 20 minutos.
Pós-instalado, reconheceu a wireless e, usando o Ceni, configurei-a sem dificuldades.
Reconheceu, além da wireless, o leitor de cartões de memória, a webcam, o som (só tive que abrir o mixer e aumentar o volume ;-) ) e o controle de frequência da cpu (o que me ajuda a economizar mais bateria), coisas que, fora o Mandriva, nenhuma outra reconhecia em totalidade (o controle de frequência da CPU, embora o Mandriva reconhecesse, não usava, pois o 2009 era muito pesado, e mantinha sempre o clock no máximo).

Depois de configurar o menu.lst do grub, para usar a resolução de 800x600 no boot (vga=788) e mandar atualizar o sistema todo,
o teclado (que no primeiro boot estava desconfigurado) ficou configurado certinho, passei a ter português do Brasil como opção no boot do sistema,
e ficou tudo certo! =)

Agora, tenho um sistema todo atualizado, com XFCE4,
e que funciona sem muito trabalho!


fespanhol, se ainda quer uma boa distro pro seu Mobo,
tente o sidux!
Depois de atualizado e com alguns softwares extras instalados, ele ocupa 1,5 GB.


Obrigado a todos, mais uma vez!!!


27. Re: Distro ideal (ou o mais próximo disso possível) para um Positivo Mobo black [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 14/11/2009 - 16:40h

Gilson,

Pelas mesmas razões o sidux é uma das distros que mantenho como ancora junto com o Debian 5 Lenny para trabalho no meu NoBo.
São os dois opostos, sem querer desmerecer nenhuma outra distro, possivelmente o máximo que se pode esperar em termos de estabilidade e riqueza de aplicativos disponíveis com maturação das versões a longo prazo e o ultimo que se pode encontrar em termos de atualização com excelente estabilidade. O sidux, a propósito, foi a única distro capaz de me tirar de apertos em termos de configurações de wifi em viagens a trabalho. O Ceni é excelente para isto. Cheguei até a escrever um artigo sobre isto mas terminei levando pedradas, apesar de o objetivo tenha sido sempre apenas ajudar e compartilhar as boas informações. Estou usando em testes agora o PCLinuxOS 2009-2 que também é muito bom.

Sds


28. Distro para o Positivo Mobo Black

Marcos Fogel
mafogel

(usa Big Linux)

Enviado em 15/01/2010 - 20:00h

Concordo em gênero, número e grau com o amigo vfs.

Já fiz inúmeras experiências com incontáveis distros, exceto Slakware, pois, não domino suficientemente para a empreitada .. rsss.]

Com alguma experiência acho razoável ter o Succi Linux num netbook desse, acredito que seria uma experiência bem legal, mas reafirmo, sómente com uma experiência bastante razoável quanto ao uso do sistema, pois, tudo é operado em modo ROOT o que para um usuário sem experiência pode significar um risco bem grande de danos ao sistema e segurança do mesmo.

Nem falo de Tiny Core Linux, pois, aí já chegaríamos ao exagero, já que é um projeto excelente partindo da idéia de você mesmo ir aos poucos idealizando sua distro segundo suas necessidades, já que a mesma, como vem ao mundo (peladinha) exige um bom grau de conhecimento para um pleno uso, mas confesso que estou louco pra adquirir um fitPC-2 e nele instalar o Tiny, acredito que além do desafio óbvio, seja muito gratificante ter o sistema moldado segundo meus desejos e necessidades.

Sobra a meu ver ou o Ubuntu 9.10 ou Big Linux 5.0, distros pra lá de suficientes e que funcionam que é uma beleza, o resto, sinceramente, é resto.

Um abraço a todos





01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts