Acelere a publicação de seus artigos e dicas no VOL

Esse artigo é para aqueles que querem algumas orientações para aumentar a qualidade dos seus artigos/dicas ou para acelerar a publicação dos mesmos. Útil também para quem ainda não publicou um artigo ou dica no VOL, mas pretende fazê-lo.

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Por: Xerxes em 18/06/2009


Introdução



Deixarei claro logo no início: o que esse artigo mostra são apenas orientações e sugestões. Você não precisa seguir nada do que é dito. Não há regras para a criação de artigo e dicas. Dito isso, vamos lá!

Veremos alguns motivos que atrasam a publicação de um artigo ou dica e algumas possíveis soluções para agilizar esse processo.

Seja respeitoso

Apesar de não existirem regras para a criação de dicas e artigos, é esperado que o autor exponha suas ideias de maneira respeitosa para com o leitor. Essa é a única "regra", por assim dizer. Procure evitar: palavras agressivas, críticas vazias à distribuições, menosprezar usuários de determinadas distros, etc.

Muitas vezes um artigo é bem escrito, mas devido ao tom utilizado pelo autor ele é reprovado. Isso atrasa ainda mais a publicação, pois o autor terá que refazer o texto para amenizar algumas expressões, tornando o texto mais delicado.

Entenda que o objetivo de um artigo ou dica é informar o leitor e contribuir para o seu crescimento. Escreva com responsabilidade.

Artigo ou dica?

Algo que pode atrasar a publicação de um material é o fato dele ter características de dica e ser enviado como artigo. Não é incomum um artigo ser transformado em dica antes de ser publicado. Esse processo se dá mais ou menos assim: após o artigo passar pela "fila de espera de artigos" e ser formatado, se ele possuir características de dica, ao invés de ser publicado, será enviado para a a "fila de espera de dicas", onde aguardará um pouco mais. Por isso é bom mandar seu material para o lugar mais adequado logo de primeira.

Como saber se o que você pretende publicar será classificado como artigo ou como dica? Não existe um critério definido para distinguir um artigo de uma dica, mas em geral podemos fazer algumas observações.

Artigos normalmente atendem umas dessas características:
  • Possuem introdução, algum desenvolvimento, explicação ou vários exemplos e uma conclusão
  • Tratam de forma muito detalhada algum procedimento de configuração e/ou instalação
  • Tem conteúdo técnico ou teórico, semelhante aos encontrados em apostilas
  • Podem ter conteúdo ideológico que será complementado por comentários ou será fonte para algum debate construtivo

Dicas normalmente:
  • São bem sucintas
  • São compartilhamento de experiência do autor na resolução de algum problema específico
  • São tutoriais rápidos, sem muitos detalhes de como instalar ou configurar algo
  • Indicam ou veiculam alguma informação interessante, útil ou divertida

Como foi dito no início, não há regras. Esses tópicos apenas fornecem pistas sobre como você deve classificar o seu material.

Imagens que não abrem ou faltando

Após adicionar uma imagem no seu artigo ou dica, clique sobre o link da mesma para ver se ela abrirá e se é realmente a imagem correta. Às vezes acontece o seguinte problema: você envia uma imagem, mas depois decide removê-la, depois envia outra com o mesmo nome da anterior. Quando você visualizar, a imagem ainda será a antiga, embora tenha adicionado uma nova. Para evitar isso, não use numa imagem nova o mesmo nome de uma imagem excluída.

Confira também se você realmente adicionou todas as imagens necessárias, que não faltou nenhuma. Caso você esqueça de adicionar alguma imagem, seu material demorará mais para ser publicado, pois o moderador enviará seu material novamente para construção ou então ele o contatará por e-mail solicitando as imagens faltantes. Isso atrasa a publicação do seu material. É melhor gastar um tempinho a mais conferindo imagem por imagem antes de mandar o artigo ou dica para fila de espera.

Como se deve referenciar uma imagem? Basta colocar, no corpo da dica ou do artigo, uma indicação, como por exemplo:

[adicionar imagem3.jpg aqui]

Assim os moderadores saberão o que fazer.

Erros ortográficos, de concordância e outros

Passe o corretor ortográfico no seu artigo ou dica. É rápido e indolor. Uma opção é você criar o artigo ou dica diretamente no seu processador de textos e depois colá-lo na página do VOL, já devidamente corrigido. Um material demorará para ser publicado se tiver erros ortográficos, pois os moderadores tentarão corrigir os erros antes de prosseguirem. Porém, se existirem muitos erros, haverá o risco do material ser devolvido para construção, o que atrasaria ainda mais a sua publicação.

Após passar o corretor, releia seu texto. Isso ajuda na correção da concordância. Por exemplo: "e aí está os passos para a instalação" deveria ser "e aí estão os passos para a instalação". Você não precisa mandar um texto perfeito, mas quanto menos erros ele tiver, menos tempo levará para ser publicado. Também não espere ter o seu texto 100% corrigido pelos moderadores. A correção é feita, mas não quer dizer que seja perfeita.

Se quiser, por questões de elegância, prefira trocar frases como "agora iremos configurar" por "agora configuraremos". Ou então "irei mostrar como fazer" por "mostrarei como fazer".

Não esqueça de iniciar com letras maiúsculas palavras como Linux, Apache, Ubuntu, Google, Gmail, Firefox etc. E também de usar letras maiúsculas em GRUB, MBR, HD, DVD etc.

Mais uma coisa. Não use muito o "internetês" para abreviar, como por exemplo: "vc", "tbm", "td", "qndo" etc. Claro que você pode usar expressões como "rox" ou LOL", usar gírias etc, o problema está no excesso e quando o uso torna o texto pobre. Nesse caso o artigo ou dica poderá ser enviado de volta para construção ou então o moderador terá que substituir as palavras e isso fará com que a publicação seja mais demorada.

Citação de fontes e plágio

É comum usarmos fontes de pesquisa para a criação de alguma dica ou artigo. Se você usou alguma fonte, cite-a. Caso não o faça seu material correrá o risco de ser devolvido para construção, atrasando sua publicação.

A primeira coisa que é verificada nos artigos e dicas pelos moderadores é se se trata de plágio. O plágio é caracterizado pelo uso de material que não é da autoria do dono do artigo/dica. Mesmo que você cite sua fonte, se o material for cópia, ele será reprovado por plágio, a menos que seja usado com a autorização do autor original. Essa política de contribuição pode ser vista neste artigo: Edital de política de contribuição de artigos.

Portanto, se usou fontes, cite-as, mas também use suas próprias palavras no artigo. Assim o seu material será marcado como googlado (não é plágio) e será publicado mais rapidamente.

E no caso do material ter sido publicado pelo próprio autor em outro site? Não há problema. Não será considerado plágio. Isso é algo bem comum.

Organização

Quando um usuário envia um artigo ou dica para a fila de espera, os moderadores organizam as informações, quando necessário, tornado-as mais claras para o leitor. Se você enviar um artigo ou dica já organizado, ele será publicado mais rapidamente. Que organização seria essa? Listarei algumas.

Use "#" (cerquilha) ou "$" (cifrão) antes dos comandos. O primeiro indica que o comando é executado como superusuário (root) e o segundo indica que o comando é executado pelo usuário normal. Exemplos:

# pacman -Syu
$ rm -r ~/jogos


Quase tão ruim quanto esquecer de colocar esses indicadores é colocá-los "grudados" ao comando. Lembre-se de dar um espaço entre o símbolo e o comando. Exemplo:

cd ~/Desktop

Deveria ser:

cd ~/Desktop

Use um comando por linha. Por exemplo, ao invés de mencionar o comando numa frase, coloque-o numa linha. Assim ele ficará em destaque. Por exemplo, a frase:

Para iniciar o jogo entre no diretório ~/sauerbraten e execute ./sauerbraten_unix.

Se tornaria mais legível se ficasse assim:

Entre no diretório do jogo:

$ cd ~/.sauerbraten

E execute-o:

$ ./sauerbraten_unix

Lembre-se que o artigo ou dica tem como objetivo ajudar e não complicar. Procure ser o mais claro possível.

Muitos comandos seguidos podem ser exibidos cada um em uma linha, um após o outro. Exemplo:

sudo apt-get install apache2 python openssl phpmyadmin php5
$ sudo apt-get install php5-gd
$ sudo apt-get install php-pear php5-gd php5-xsl curl libcurl3 libcurl3-dev php5-curl
$ sudo apt-get install mysql-server


Lembre-se também de que a leitura no monitor é algo cansativo. Para facilitar a vida dos seus leitores, utilize parágrafos curtos. Isso evita que o leitor se depare com um "blocão" de texto gigante e perca a coragem de lê-lo. Caso você não use parágrafos curtos, os moderadores tentarão quebrar o seu texto para deixá-lo mais atraente e isso fará com que a ele demore mais para ser publicado.

Opcionalmente, se quiser destacar algumas palavras chaves no texto, você pode usá-la entre <em></em>. Assim ela aparecerá em itálico na publicação. O dono do artigo não precisa se preocupar com isso, pois os moderadores destacarão as palavras colocando-as em itálico. Mas como eu disse, é opcional. Exemplo: <em>BitchX </em> aparecerá BitchX no texto publicado.

Resumindo...

Observe um exemplo que compreende algumas das orientações citadas.

Exemplo ruim:

"o navegador firefox eh uma boa opção de navegador, só que tem navegadores melhores mais leves que fazem a mesma coisa sem gasta tanta memória ram. Um exemplo eh o opera. Para instar ele vamos usar o comando apt-get install opera."

Exemplo não tão ruim:

"O navegador Firefox é uma boa opção, porém há navegadores mais leves. Esses fazem o mesmo que o Firefox sem consumirem tanta memória RAM. Um exemplo é o navegador Opera. Para instalá-lo usaremos o comando:

# apt-get install opera"

Citação de links

Normalmente todos os links explícitos são utilizados. Por exemplo, quando o autor de uma dica cita a página de algum plugin do Firefox:

"Para instalar o verificador ortográfico no Firefox acesse:
Há casos, porém, em que o autor preferirá usar uma frase ou palavra ao invés do link. Exemplo:

"Instale o verificador ortográfico no Firefox."

Nesse último caso o autor poderia enviar a dica para a fila de espera da seguinte maneira:

Instale o verificador ortográfico[http://www.broffice.org/files/Vero_pt_BR_V204AOC.xpi] no Firefox.

Assim o moderador entenderá a intenção do autor e saberá o que fazer.

Conclusão

Sinta-se a vontade para escrever seus artigos e dicas como quiser. Não há regras. Porém, seguindo essas orientações, com certeza seus artigos e dicas serão publicados mais rapidamente. Além disso, provavelmente a qualidades do seu material será melhor do que antes.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
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Comentários
[1] Comentário enviado por eduardo em 18/06/2009 - 14:41h

Boa. :)

[2] Comentário enviado por percival em 18/06/2009 - 15:00h

Ótima.

[3] Comentário enviado por junior em 18/06/2009 - 15:26h

Excelente Guia.

[4] Comentário enviado por Teixeira em 18/06/2009 - 19:35h

Claro como água.

[5] Comentário enviado por dbahiaz em 18/06/2009 - 20:44h

Ótima "dica-artigo" :)

[6] Comentário enviado por xerxeslins em 18/06/2009 - 20:46h

Valeu pessoal =D

[7] Comentário enviado por augustouser em 19/06/2009 - 11:11h

Legal. Pro meu primeiro artigo, que deverá ser sobre Slackware (e que não está perto de ser publicado) vou me ligar nessas dicas.
Valeu Xerxes!

=]

[8] Comentário enviado por renato.leite em 19/06/2009 - 17:26h

Otimo guia =]
Parabéns...

[9] Comentário enviado por removido em 20/06/2009 - 10:32h

Só uma pergunta: esse artigo era pra ser uma dica? =D Porque é muito curto, mais, tem muito conteudo.

Bom Artigo

[10] Comentário enviado por xerxeslins em 20/06/2009 - 13:02h

Sonec4,

Olá! =)

Não era para ser dica, era para ser artigo mesmo rsrsrs (pelo menos era a minha intenção). Se bem que se fosse colocado como dica, também se encaixaria perfeitamente. Não sei como fiz isso, mas saiu uma coisa meio artigo e meio dica =P

Tipo, o tamanho nem sempre define se será dica ou artigo. Já vi artigos menores que esse. Talvez ele não tenha sido enviado para a sessão de dicas, pois é um material que atende (mais ou menos) o primeiro e o quarto item:

- Possuem introdução, algum desenvolvimento, explicação ou vários exemplos e uma conclusão
- Podem ter conteúdo ideológico que será complementado por comentários ou será fonte para algum debate construtivo

No final das contas, independente das características que o material possui a palavra final é do Fábio.

O artigo original era um pouco maior, pois eu havia colocado uma parte sobre códigos de formatação, para criação de títulos, palavras em negrito e listas e outras coisas... Mas aí essa parte foi cortada por ser considerada prejudicial.

Bem, de qualquer forma, podemos dizer que é um caso raro de artigo com cara de dica, publicado como artigo, que fala sobre artigos e dicas ^^


[11] Comentário enviado por dbahiaz em 20/06/2009 - 14:18h

Eu tenho uma sugestão para esse tipo de artigo que o xerxeslins fez, não sei se seria o caso, mais ele deveria ser fixado em algum lugar do site, como leitura uma recomenda por exemplo, pois, se trata de algumas recomendações bem interessante que ajudaria no fluxo do site, tendo em vista que ele sairá da página principal em breve. Como por exemplo foi feito no http://vivaolinux.com.br/linux/.

[12] Comentário enviado por carlosxtec em 21/06/2009 - 10:48h

Ótimas dicas!

Isso ajuda a organizar o conteúdo do site e obviamente ajuda a tornar a leitura menos cansativa.
Sempre gostei da forma como estão destacados os links e principalmente os comandos!!

Valeu!!!! []'s.

[13] Comentário enviado por luizvieira em 21/06/2009 - 11:20h

Bo artigo, Xerxes!
Facilita nossa vida e a de vcs, moderadores, na hora de publicar um artigo ou dica.
Sucesso pra vc!
[ ]'s

[14] Comentário enviado por Eunir Augusto em 22/06/2009 - 14:33h

Xerxeslins , meus parabens. Este artigo é leitura obrigatoria para a temática.

[15] Comentário enviado por franciscosouza em 23/06/2009 - 00:29h

O texto é bom, mas não acho que deveria ser um artigo, e sim uma dica, por que se trata de uma dica :)

[16] Comentário enviado por bimm2007 em 24/06/2009 - 11:08h

otimo valeu deu pra esclarecer muias coisa.obrigado

[17] Comentário enviado por Lisandro em 08/07/2009 - 07:50h

elucidativo

[18] Comentário enviado por loreninha em 22/07/2009 - 20:30h

Nossa adorei muito acredite!Me ajudou a esclarecer minhas duvidas!!!!

[19] Comentário enviado por felipemartinsss em 10/08/2009 - 11:38h

Bom artigo.
A parte de organização de comandos é algo que eu preciso melhorar um pouco e a parte de imagens é algo que eu tenho que começar a utilizar para deixar os artigos mais ilustrativos.

Vlw

[20] Comentário enviado por adrianokahn em 13/09/2009 - 08:23h

ótima dica

[21] Comentário enviado por fisicorj em 14/09/2009 - 11:08h

bom guia.

[22] Comentário enviado por jlvidals em 16/09/2009 - 07:32h

Muito boa a sua orientação!
Valeu mesmo!

[23] Comentário enviado por cybershark em 22/09/2009 - 19:15h

boa dica...valeu

[24] Comentário enviado por removido em 08/10/2009 - 10:38h

Excelente, ótima dica, bem objetivo e claro nas informações.
Parabéns.

[25] Comentário enviado por edoc02 em 25/10/2009 - 20:23h

Valeu!!!!!

[26] Comentário enviado por marcovinycios em 24/11/2009 - 16:44h

Muito bom


Aconteceu isso comigo quando tentei enviar um artigo pro VOL.


Obrigado pelo esclarecimento.

[27] Comentário enviado por igorx94 em 09/12/2009 - 09:07h

Muito show esse artigo!!! ;)

Mas eu queria saber como faz esse fundo amarelo, títulos, negrito. É só escrever:

texto ----
texto |--- amarelo nisso
texto ----

texto (negrito nisso)

texto (título nisso)

Como faz?

No mais, parabéns por outro explêndido artigo.

[28] Comentário enviado por xerxeslins em 09/12/2009 - 10:32h

Olá igorx94,

é exatamente assim como você disse... se colocar entre parênteses "negrito nisso", o moderador que pegar seu material vai entender sua intenção.

Porém, nem sempre essa solicitação é atendida, pois existe uma espécie de padrão para criação dos artigos e dicas para tentar deixá-los no mesmo estilo.

Normalmente se usa apenas título, negrito e itálico. O itálico é usado para palavras chaves no texto, que podem servir como parâmetro de busca. Negrito é usado para comandos e em alguns casos raros para destacar algum trecho. O título é para iniciar novos tópicos dentro da página.

Você não é obrigado a usar códigos HTML, mas caso queira usá-los para ajudar o moderador, utilize apenas esses:

<h1> título </h1> - para títulos

<strong>comando1
comando2
</strong> - para comandos

<em> palavra </em> - para destacar uma palavra em itálico

Sobre o fundo amarelo, ele é feito pelo moderador quando se trata de um código ou, em alguns casos, para destacar algo. Quando você criar seu material o moderador saberá onde colocar o fundo amarelo. Mesmo assim, se quiser pode colocar assim:

[codigo]
texto texto texto
texto
texto texto
texto texto texto
[fim do codigo]

Assim o moderador saberá onde começa e onde termina o código e colocará o fundo amarelo.

Abraço!



[29] Comentário enviado por igorx94 em 09/12/2009 - 12:47h

Mais uma vez explêndido! Muito obrigado!!!

[30] Comentário enviado por julio_hoffimann em 12/01/2010 - 10:59h

Xerxes Lins,

Obrigado pela dica!! Por ser membro recente, <não estava> a par desses detalhes. A partir de agora os seguirei ;)

Júlio.

[31] Comentário enviado por doradu em 02/02/2010 - 14:38h

gostei da 'dica', rsrs

[32] Comentário enviado por rodtec em 16/04/2010 - 10:09h

Xerxes, além de ter um texto muito interessante para quem quer publicar e/ou já publica na comunidade Viva o Linux, seu artigo responde à muitas dúvidas e poderia ser considerado até uma FAQ sobre as publicações do VOL. Eu mesmo, enviei ontem uma dica com cara de artigo, e fiquei na dúvida se era artigo ou dica, mas acabei enviando como dica.
Outra dúvida que eu tinha era sobre o tempo de publicação. Eu imaginava que era automática, mas deu pra ter uma idéia melhor, agora que você mencionou a tal da "fila de espera".
Quisera eu ter lido seu artigo antes da enviar meu texto. Fica para os próximos.
Muito bom, parabéns!!

[33] Comentário enviado por removido em 28/04/2010 - 01:46h

Transparente...

[34] Comentário enviado por eowyn_k_tonks em 07/05/2010 - 19:54h

Valeu \o com certeza vai ajudar bastante...

[35] Comentário enviado por aline.abreu em 19/05/2010 - 17:58h

Gostei das dicas...

Obrigada!!!

[36] Comentário enviado por robisonmachado em 17/06/2010 - 19:00h

Xerxeslins, valeu pelo artigo.

Pretendo lançar um artigo brevemente, até o momento só publiquei uma dica.

[37] Comentário enviado por ricksouto em 26/06/2010 - 16:53h

Sobre fazer uma correção ortográfica, também temos a opção de usar corretores ortográficos direto no browser, aqui no Firefox funciona perfeitamente.

[38] Comentário enviado por vinivend em 25/01/2011 - 08:50h

otima dica,

obrigado

[39] Comentário enviado por removido em 31/01/2011 - 17:01h

como faz para ver o video na pre-visualiza-lo antes da publicação

[40] Comentário enviado por sayrus em 05/02/2011 - 19:14h

Valeu! Eu mesmo nunca coloco a indicação # ou $ antes de comandos,agora em meus posts vou fazer isso.Ate mais!

[41] Comentário enviado por premoli em 17/03/2011 - 18:43h

Então, um ótimo programa para capturar as telinhas é o Shutter, agiliza legal !!!

[42] Comentário enviado por pinduvoz em 03/06/2011 - 04:15h

Xerxes,

não está demorando muito a análise de material novo?

Pergunto porque mandei dois artigos que estão em espera (sem moderação) desde 09/05 e 16/05, bem como duas dicas que estão googladas desde 04/05.

[43] Comentário enviado por felipemartinsss em 03/06/2011 - 09:08h

Também tenho sentido essa demora.
Mandei um script no dia 25/05. Está "Em Espera" ainda.
[]s

[44] Comentário enviado por xerxeslins em 03/06/2011 - 18:05h

Pinduvoz, felipemartins e demais amigos,

realmente está demorando muito. Tivemos alguns problemas pessoais, principalmente o fábio, e a fila de espera está atrasada. Tem muito material antigo na fila, mas estamos tentando dar conta. Fábio está ciente desse atraso e está envolvido em outros projetos também.

De minha parte não estou conseguindo dedicar o tempo que gostaria na moderação devido atividades acadêmicas, trabalho e namorada querendo casar (sobrou pra ela, espero que não leia isso =P). Não posso dizer quando vamos normalizar. Só posso pedir desculpa a todos pelo incômodo.

É uma fase complicada.



[45] Comentário enviado por Aprendinolinux em 02/08/2011 - 21:11h

Sou novato e este artigo veio em boa hora. :)

Tenho uma pendência no forum de Shell Script e se conseguir resolve-la como imagino, penso que poderá se transformar em um artigo ou dica rsrs, após ler este material.
Parabéns as administradores pelo trabalho e orientações.

@AprendiNoLinux GA - http://twitter.com/AprendiNoLinux

[46] Comentário enviado por ChicaoPessotta em 25/08/2011 - 19:46h

Caraca mano, super bacana essa dica, Po nem sabia, que necessitava faze essas paradinha. . . Hehe, bem legal.
Vlw pelas dicas

[47] Comentário enviado por fabianosduarte em 05/10/2011 - 14:06h

Maravilha. Estava precisando de uma dica dessa para editar um artigo neste fórum.

[48] Comentário enviado por guidoseverus em 04/12/2011 - 00:40h

Cara, você me deu uma grande luz agora. Maraviwonderful.

[49] Comentário enviado por chimico em 16/02/2012 - 13:51h

Olá Xerxes, parabéns por este artigo que não me canso de ler. Como você é um dos moderadores do site, gostaria de deixar uma sugestão:
Muitos aqui como eu, apesar de publicar pouco, escrevem seu artigos e dicas em algum editor de texto ou mesmo no "Writer do LibreOffice", Abiword e afins. Poderia, se possível, implementar no site uma função de importação de arquivos "*.doc, *.odt" com o artigo ou dica já escrito e devidamente formatado, com imagens e tudo. Isto facilitaria muito a vida de quem publica muito, ou quem publica aqui e em algum blog pessoal, entende. O pouco que publiquei aqui, tenho em arquivo, porque não usá-los?.

Bom fica aí a minha humilde sugestão.
Abraços e parabéns!

[50] Comentário enviado por xerxeslins em 16/02/2012 - 14:02h

Valeu chimico! Vou levar sua sugestão para Fábio. Quando tiver uma resposta eu posto aqui. Abraço!

[51] Comentário enviado por xerxeslins em 17/02/2012 - 19:35h

@chimico: levei sua sugestão aos demais moderadores. De uma forma geral não fomos favoráveis a esse recurso. Nas palavras do próprio Fábio: "um autor posta artigos digamos, 1 ou 2 vezes por mês, ele pode muito bem converter o documento dele para plain text usando a interface do site. Não faz muito sentido transferir o trabalho do autor, que visita o site poucas vezes, para o moderador, que já tem trabalho diário e volumoso no site."

Mesmo assim obrigado pela sugestão!

[52] Comentário enviado por matiasalexsandro em 20/05/2012 - 03:25h

Valeu xerxes. Quando for postar minha primeira dica já sei como vou fazer. Mas tenho que fazer o mais rápido possível para não cometer esses erros, além de que, como fala o Cabelo daqui VOL, quando você compartilha vc faz amigos quando vc compete cria inimigos. Saudações Linuxianas a todos

[53] Comentário enviado por jacksonsantana em 09/06/2012 - 19:23h

perfeito

[54] Comentário enviado por removido em 23/06/2012 - 11:05h

xerxeslins, ficou muito boa sua orientação, realmente somatoria.

[55] Comentário enviado por juleroliveira em 13/07/2012 - 13:43h

Ótimas dicas, deixa o conteúdo mais profissional e menos "ême ésse êne". Usarei.

[56] Comentário enviado por barao em 21/08/2012 - 16:56h

Muito bom !!!

[57] Comentário enviado por thyagobrasileiro em 16/09/2012 - 12:33h

Muito bom!!
vai para os meus favoritos!!

[58] Comentário enviado por mariojsantos em 19/10/2012 - 12:50h

excelentes dicas! Obrigado e Parabéns!

[59] Comentário enviado por m4cgbr em 27/10/2012 - 18:43h

Muito esclarecedor.

[60] Comentário enviado por bebeto_maya em 09/11/2013 - 22:40h

Xerxes, acabei de enviar uma sugestão de artigo para o Zappwm 4.0, implementação nova de meu antigo desktop, agora baseado no ROX e Fluxbox...como você é chegado em Desktops, pode dá uma sacada lá...ele é GPL3.:

http://sourceforge.net/projects/zappwm/

[61] Comentário enviado por xerxeslins em 10/11/2013 - 21:16h


[60] Comentário enviado por bebeto_maya em 09/11/2013 - 22:40h:

Xerxes, acabei de enviar uma sugestão de artigo para o Zappwm 4.0, implementação nova de meu antigo desktop, agora baseado no ROX e Fluxbox...como você é chegado em Desktops, pode dá uma sacada lá...ele é GPL3.:

http://sourceforge.net/projects/zappwm/


Massa! Valeu!

[62] Comentário enviado por chimico em 10/11/2013 - 23:26h

Vou experimentar, mas confesso que já fiz essa combinação de Fluxbox + Rox-Filer, mas acabei ficando com Icewm + Rox-Filer, que inclusive está em um artigo que fiz. O Rox-Filer é excelente se tu dominares o seu uso, para mim, obrigatório em um WM leve e em meu uso diário, um dos file-managers mais leves e rápidos frente a concorrência, perdendo apenas para o xfe e worker.

[63] Comentário enviado por dk_ em 31/12/2014 - 10:59h

Quando publicar meu primeiro artigo, será seguindo tais regras. Parabéns!

[64] Comentário enviado por francisco_david em 06/01/2015 - 22:38h

Muito bom xerxeslins, apesar de citar <em>Lembre-se também de que a leitura no monitor é algo cansativo</em>, o li todo e é texto de grande valor, pois estou fazendo alguns artigos que publicarei em breve e essa era uma grande dúvida minha de como postar.
Valeu...

Atenciosamente.
Francisco David.

[65] Comentário enviado por Ang em 23/03/2015 - 17:37h

Ajudou bastante, Xerxes.
Antes de ler as diferenças entre artigos e dicas, eu não conseguia postá-los no tipo de post correto!
Porém, têm moderadores que quando eu coloco tags em HTML, "teimam" em alterar a formatação do texto em HTML, e desconsidera tudo que eu fiz!
Mas isto já é outra coisa... Problema da moderação, não meu: Minha parte eu já fiz!


Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário Linux,
Distros Favoritas: Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, OpenSUSE e Slax.

[66] Comentário enviado por cizordj em 14/04/2021 - 08:14h

Eu queria entender como é que o moderador sabia o que era pra destacar nesse artigo ou não.

[67] Comentário enviado por xerxeslins em 14/04/2021 - 15:06h


[66] Comentário enviado por cizordj em 14/04/2021 - 08:14h

Eu queria entender como é que o moderador sabia o que era pra destacar nesse artigo ou não.


O dono do VOL, Fábio, já está craque nisso. Ele bate o olho e sabe automaticamente. XD


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