Menu Iniciar → Painel de Controle/Sistema → Segurança/Sistema
Ou clique com o botão direito em: "Meu computador" → "Propriedades"
- Clique no canto superior esquerdo da tela, em "Configurações remotas";
- E em "Assistência Remota", clique em "Permitir conexões de Assistência Remota para este computador";
- Abaixo, em "Área de trabalho remota", escolha "Permitir conexões de computadores que estejam executando qualquer versão da Área de trabalho remota";
- Clique no botão "Selecionar usuário" para definir quais usuários do computador e pronto.
Usando o cliente RDP
Menu Iniciar → Acessórios → Conexão de Área de Trabalho Remota, ou digitando diretamente na caixa "Executar" o nome do programa: "mstsc"
Cliente RDP do Windows 7 acessando um computador XP ou GNU/Linux
Quando o Windows 7 for acessar um computador remoto, se o mesmo for uma versão antiga do Windows ou um computador
GNU/Linux, será exibido a seguinte aviso abaixo:
Apenas clique em "Sim" para continuar, logo a seguir virá a janela de autenticação do micro remoto e pronto.
Usando o cliente RDP do Windows 7 para conectar em um computador XP, o usuário que estiver ativo, será deslogado do sistema também, assim como acontece com o rdesktop com o XP indo para a tela de logon de usuário, mas o desktop será visualizado e acessado normalmente. O usuário do Windows XP não pode fazer logon agora, pois se o fizer a conexão remota cairá.
No Windows 7 que está controlado o computador com XP, o padrão do cliente RDP é em Fullscreen e para exibir uma pequena barra de títulos que se oculta automaticamente no meio do topo da tela, é só deslocar o mouse para esta posição, podendo minimizar a janela, restaurar ou fechar a mesma.
No GNU/Linux, o cliente "rdesktop" suporta todas as versões de servidores RDS, incluindo XP/Windows 7 e 8 os quais foram utilizados nos testes.
Exemplo da linha de comando:
rdesktop -5 -a 16 -g 1024x768 192.168.1.103
Obs.: a máquina que será acessada não pode ter um firewall bloqueando o RDS.
Acesso remoto ao Windows 7
Utilizando o acesso remoto ao Windows 7, sendo utilizando o servidor RDS padrão quando um outro micro seja Windows ou GNU/Linux se conectar ao mesmo, automaticamente o usuário que tiver logado, será jogado na tela de logon do Windows, não devendo este usuário refazer o seu logon até que seja permitido, para não cair a conexão remota, devendo esperar que quem está controlando remotamente, desative a conexão remota primeiro.
Na tela de logon remota, será exibido:
Nando
Conectado remotamente de netbook
Onde "nando" é o usuário remoto que está controlando o computador com Windows 7 remotamente, devendo existir este usuário cadastrado no Windows 7 para funcionar o acesso remoto, e "netbook" é o nome do computador remoto que "nando" está usando para controlar o Windows 7.
Ativando o RDS do Windows 8
Ir em "Meu computador" e com o botão direito do mouse, clique em "Propriedades" e na janela "Sistema", clique em "Configurações remotas".
Neste instante, irá aparece uma nova janela de autenticação com os usuários cadastrado do sistema, devendo escolher um usuário que tenha poder de administrador do sistema para ganhar acesso root, e após, surgirá a janela abaixo:
A opção "Permitir conexões somente de computadores que esteja executando a Área de Trabalho Remoto com Autenticação no Nível de Rede (recomendável)" deve estar desmarcada para o acesso remoto funcionar, pelo menos com o uso do rdesktop que foi utilizando no teste.
Clique em "Aplicar" e depois em "OK".
Ao fazer acesso remoto ao Windows 8, será apresentado a seguinte tela antes da autenticação:
Apenas clique em "Ok", e escolha ou digite o nome do usuário desejado com poder de administrador do Windows 8.
Artigo também publicado em:
Meu Mundo Tux: Desktop Remoto nativo entre GNU/Linux e Windows