Muito bem, agora é hora de selecionar o material que iremos utilizar.
Você deve procurar material, piscinas, lagos, fundo do mar, mar superfície e etc, este link irá ajudar muito:
Materiais a serem usados nos exemplos:
Piscina:
Lago:
Oceano (profundezas):
Quanto aos "objetos":
OBS: Os links são externos devido ao tamanho e licença de uso, caso haja interesse, poderão utilizar as imagens acima, porém com duas restrições: para arte só podem ser utilizadas para trabalhos destinados ao site
Deviant Art e ou licença da autora e ou artigos/tutoriais diversos desde que não se obtenha nenhum ganho comercial com os mesmos.
IMPORTANTE: Caso você não possua nenhuma ou tênue experiência com o
GIMP, recomendo fortemente que você LEIA o material recomendado abaixo antes de prosseguir:
Muito bem, agora que nós já temos o nosso material, podemos começar.
Começaremos com o exemplo mais simples:
Oceano (profundezas)
Bem, é preciso dizer uma coisa meio óbvia, mas vital para este tipo de trabalho : "A luz é ARTIFICIAL". Quanto mais fundo se vai, menos luz nós teremos, a menos que tenhamos algum dispositivo que a gere, como por exemplo uma lanterna.
Seguindo esta pequena "diretriz" ficaremos mais próximos de obter um trabalho realista, então a quantidade de luz que poderemos usar é muito limitada, não nos dando margem para "erros".
"Mas... e se eu quiser me distanciar do "realismo" e decidir criar uma figura "fantástica"*(fadas, sereias mágicas e coisas assim)?"
Não há problema, contanto que você tenha bom senso e saiba exatamente o que vai fazer.
Como primeiro passo do exemplo, decidi transformar a mulher em uma criatura nova (sinceramente não vejo graça em seres humanos no fundo do mar... já tem tantos que o oceano já esta "saturado").
Vamos lá:
Figura pura sem camadas e ou modificações:
Vemos que é um processo relativamente lento e complexo mas não complicado (a troca da pele normal por escamas e ou outro tipo de pele), assim sendo a atenção aos detalhes é a sua PRIORIDADE MÁXIMA em uma tarefa como esta.
Note que na imagem nós temos a nova "pele" já aplicada na área desejada, como se pode notar ela foi dividida em diversos pedaços independentes (camadas), assim facilitando a sua montagem (cada pedaço teve partes apagadas, sem a aplicação de nenhum efeito de camada).
A metade esquerda foi feita com partes de iguana e tronco de árvore, obedecendo o mesmo processo anterior.
Para remover as partes que não deverão aparecer basta usar a ferramenta "Borracha" em conjunto com algum pincel de sua preferência.
Também é importante mencionar que nada foi concluído, agora é hora de retirarmos o que não iremos usar desta imagem e aplicar a mesma ao nosso "profundo oceano."
Abaixo podemos ver o processo de remoção das partes indesejáveis sendo concluído.
O processo de aplicação é bem simples, basta seguir com bom senso as diretrizes abaixo:
- Iluminação: Dependendo da profundidade podemos ter mais ou menos luz, quanto mais raso mais luz e vice e versa;
- COR: Isso é EXTREMAMENTE IMPORTANTE, a cor do mar influenciará a cor do objeto submerso! Ou seja, quanto mais escuro, menos influência ele sofrerá (preto mesmo) e quanto mais claro, maior deverá ser a influência da tonalidade e cor da água;
- Transparências: Certos tipos de águas vivas são "transparentes", algumas lulas também e alguns outros animais, mas os mesmos SOFREM sim influência da tonalidade e cor da água;
- Efeitos de camadas: SÓ devem ser usados para gerar harmonia com o ambiente e não para distorcê-la ou retirá-la.
Aqui temos a nossa figura já aplicada.