Muito bem, agora vamos aprender a fazer reflexos na água, para tanto vejamos o nosso material:
e respectivamente:
"Por quê não um mar ou algo só com a luz?
Porque se não for complicado não tem graça."
Muito bem, vamos primeiro "criar" uma vegetação da florestinha no teto do prédio da piscina.
A primeira coisa é copiar e colar (como nova camada) a imagem da floresta ao contrário, para tanto utilize a ferramenta
para inverter a figura, para colocá-la de cabeça para baixo, pressione a tecla "control" e clique na imagem.
Para ajustar o ângulo de reflexo, utilize a ferramenta que é responsável pela mudança de perspectiva de objetos, ela está representada pelo ícone
.
Na figura abaixo podemos ver a a nossa floresta já de cabeça para baixo sendo preparada para sofrer a ação da ferramenta responsável pela perspectiva.
Agora é hora de "harmonizar", para tanto vamos terminar o nosso novo teto adicionando pedaços da nossa vegetação nova, a fim de compor um novo ambiente.
Agora que já praticamente concluímos nosso teto, vem a parte "menos complicada" por assim dizer, vamos adicionar o reflexo a água.
Copie e cole como uma nova camada, as imagens (claro que presumi que você não simplesmente as colou, mas sim que você salvou cada uma como uma camada independente.) do teto que você fez, na imagem original e com a ferramenta que usamos para inverter a posição da textura, coloque-a de novo na posição original. Além disso, caso seja necessário faça uso da ferramenta de perspectiva para deixar o mais realista possível o reflexo, pois sabemos que a água não é um "espelho preciso".
Em alguns casos também se faz necessária a duplicação de camadas e aplicações em lugares distintos da mesma em face da explicação anterior. A "Opacidade" também deve ser ajusta de acordo com o grau de luminosidade e se for o caso o efeito de camada pode ser trocado a seu critério.
Aqui já podemos ver o nosso reflexo aplicado esperando apenas alguns ajustes de cor.
Agora, você pode optar por mexer na luminosidade a fim de dar mais realismo ou simplesmente tornar literalmente surreal o seu trabalho. Para este caso utilizarei o "Mapeamento alien 2" para ganhar tempo, mas existem várias formas de executar esse procedimento e encorajo você a pesquisá-las.
A aplicação dessa ferramenta pode ser individual por camada ou você pode juntar todas e aplicar direto.
E aqui temos nosso exemplo pronto.
Não é preciso lembrar que quem desejar ser original ainda pode acrescentar objetos ao fundo da piscina já que aprendemos isso na página anterior.
Concluindo
Não acho que quem acompanhou meus artigos anteriores vai ter dificuldade com este, mas ao mesmo tempo fico me perguntando se alguém por acaso já se beneficiou profissionalmente com isso, é só uma curiosidade mesmo. Se sim, que tal retribuir doando conhecimento para todos escrevendo o seu conhecimento em forma de artigo ou ajudando financeiramente algum projeto que ajude a sua carreira? É apenas um pensamento, mas fica aí no ar.
Espero que se faça bom uso deste documento.