Vale a pena conhecer este projeto, o True 3D Shell tem como principal objetivo oferecer uma interface 3D para navegação no sistema de arquivos. Existem planos para implementar o recurso de reconhecimento de imagens para interpretar o reconhecimento da mão diante uma webcam.
O True 3D Shell é um projeto OpenSource com o principal objetivo de oferecer uma interface 3D para navegação no sistema de arquivos. O seu HD é transformado em universo 3D onde todos os elementos como arquivos e pastas são visualizados em um ambiente semelhante a projetos de Realidade Virtual. Veja abaixo um screenshot do projeto em execução.
Este seria apenas outro pacote com interface 3D se não fossem as futuras implementações do projeto. Na minha opinião estas implementações são um DIFERENCIAL muito interessante, onde o autor pretende inserir um sistema de reconhecimento de imagens através de uma webcam. Sendo assim o usuário não precisa utilizar o mouse ou o teclado, pois o sistema reconhece e interpreta a posição e os movimentos da sua mão diante a webcam. Abaixo um resumo da arquitetura:
O True3D*Shell foi compilado e testado nos ambientes abaixo:
Linux Red Hat ES 3.0 (SMP Itanium2 - kernel 2.4.21)
Linux Red Hat ES 4.0 (SMP Itanium2 - kernel 2.6.9
Abaixo as dependências e arquitetura do software:
Plataforma de hardware Intel IA32 ou IA64;
Sistema Operacional Linux ou Windows;
POSIX ou WIN32 SDK
TCP/IP Socket2
OpenGL
FreeGLUT
MQ4CPP
LIB3DS
DOTCONF++
Operacionalidade do sistema:
O cursor apresenta 3 estados:. Modo seleção (fig.1), modo captura (fig.2) e o modo conectado (fig.3).
No modo seleção, movimentamos o cursor com as teclas de movimentação do teclado ou com o mouse até localizar a pasta ou o arquivo desejado.
Para entrar no modo captura, devemos pressionar o botão esquerdo do mouse ou a barra de espaço no teclado.
Agora já no modo conectado, pressione novamente o botão esquerdo do mouse ou a barra de espaço. Ao aparecer um menu, selecione a opção "Open" para executar a operação desejada.
Para desconectar do objeto e voltar ao modo seleção, basta clicar novamente com o botão esquerdo do mouse ou pressionar a barra de espaço.
Para finalizar o programa, basta pressionar o botão direito do mouse, e selecionar a única opção disponível (QUIT).
[4] Comentário enviado por pogo em 01/08/2007 - 14:33h
eu pelo menos não ia gostar muito de usar o shell assim não hehe parece ser meio improdutivo. talvez quando implementarem a detecção pela webcam isso melhore.
[5] Comentário enviado por kidoidera em 01/08/2007 - 15:03h
também estou interessado em saber se já exite a integração com webcam, sera muito interessante este tipo de integração e acredito que é algo qu einovara muito a maneira de interagir com um sistema operacional e tornara ainda mais estimulativo para que novos adeptos ao linux.
[7] Comentário enviado por cwars em 02/08/2007 - 09:02h
Creio que não seja a Web Cam que rastreia o movimento mas sim o software, para entender isso der uma olhada no diagrama deste artigo: o que a web cam faz é apenas pegar a imagem enquanto que o programa pega essa imagem gerada e faz uma leitura da mesma (se repararem você escolhe entre três tipos de posições da mão) dessa forma é registrado a forma da mão e executada a função.
Mas sinceramente não entendir o motivo de terem feito isso para Windows, para mim isso é mais útil para para Linux e BSDs cia, mas windows? nem o cygwind é útil no Windows.
[9] Comentário enviado por engos em 02/08/2007 - 10:51h
Apesar de todos os seus artigos serem bem interessantes, esse é o que mais me chamou a atenção, por se tratar de algo onde dificilmente alguem vai se quer pensar em existir.
[11] Comentário enviado por cwars em 02/08/2007 - 12:01h
Uma duvida, isso é realmente independente do X11 feito o bash?
Pois se for isso é a coisa mais revolucionária que já vi, realmente um shell futurista...
Já me basta o brasileiro que conseguiu fazer um computador ser controlado via pensamento oO, quem quiser saber mais procura por Miguel Nicoleli no google ou no IDG Now...
[14] Comentário enviado por marcus-rj em 04/08/2007 - 17:10h
Ao ler o artigo eu achei muito interessante, mas após instalar no meu computador achei super sem graça. Nao sei se eu nao estou sabendo usar isso, mas a impressão que eu tive é que a operabilidade disso é absurda de estranha.
Acho improvável ou impossível alguém utilizar isso por mais de cinco minutos. Só é bonito mesmo para ver no youtube.
Mas achei o artigo muito bacana, valeu pela iniciativa. Bom poder conhecer eses produtos, só enriquece o contéudo do vivaolinux.