Caros,
Para executar a demanda, iremos primeiro instalar os softwares necessários:
A ferramenta denominada
Make Human é, na verdade, um projeto fantástico que permite a criação de personagens 3D humanoides de forma extremamente lúdica, sem linha de comando ou mesmo traços de modelagem ditos como "complicados", bastando dizer a ele o que se deseja em termos de anatomia, assimetria e muito mais!
Instalação
Primeiro, vamos fazer o download da ferramenta, escolha o pacote mais adequado à sua distribuição. No site da ferramenta, o pacote Debian é dito como universal, ou seja, funcionará em tudo que for base Debian* (testado no Ubuntu e
Linux Mint).
Para os utilizadores do Fedora, este pequeno tutorial pode ajudar:
Blender 2.71
Bem, o Blender dispensa apresentações, pois todos viram seu poder nos cinemas em diversas animações como
Rio,
Shrek,
Era do Gelo e muitas outras, sendo hoje considerado o melhor software para animação e modelagem 3D do planeta.
Instalação: basta baixar o pacote para
GNU/Linux no site, ele serve para qualquer distribuição, bastando descompactar o pacote na sua pasta pessoal, ou em outro lugar do seu agrado, e abrir o executável.
Baixados e instalados os softwares, vamos abrir primeiro o MakeHuman, cuja tela de carregamento traz um aviso importante:
"Como o programa trata a anatomia e detalhes da figura humana com realismo, algumas pessoas podem se sentir ofendidas ao serem expostas a "nudez", mesmo que representada apenas por uma malha 3D, então se este for o seu caso, recomendo não concluir o carregamento do programa."
Uma vez aberto, a interface do MakeHuman é extremamente simples e intuitiva. Já na primeira tela, temos uma malha neutra onde podemos determinar de que sexo será o personagem, sua idade, peso, cor da pele e muito mais! E tudo isso apenas arrastando o cursor presente nas barras de configuração do atributo desejado! A seguir, começo criando a
Criva, nossa personagem exemplo do dia.
Na barra superior do programa, podemos navegar pelo menu de atributos que podem alterados em nosso personagem, bem como alcançar a aba de configuração do programa, onde podemos inclusive alterar a linguagem para Português. Para fazer a alteração, basta clicar sobre o idioma desejado e reiniciar o programa.
Agora que já estamos com o nosso idioma natal devidamente configurado, vamos começar definindo o sexo do personagem e suas características básicas, como cor da pele, altura, peso e musculatura.
Essa é a "Criva" tomando forma, note que podemos criar seres totalmente únicos, definindo ajustes mais que diversos ainda na base da malha!
Na aba denominada
Modelagem, podemos definir mais atributos relacionados especificamente ao sexo dado ao personagem, tais como tamanho e formato dos seios e muito mais. Caso seu personagem seja masculino, você pode navegar até a aba denominada
Geometria e lá anexar ao mesmo uma genitália masculina e assim determinar o tamanho do saco escrotal e obviamente do corpo cavernoso* (Pênis) bastando para isso, retornar a aba de modelagem selecionando o ajuste "Sexo".
Visto isso, vamos ao rosto onde podemos ajustar desde a aparência pela idade, até mesmo a profundidade do osso nasal ou mesmo ângulo da face.
Aproveite para contemplar a sua criação, definindo traços e características realmente únicas ao seu projeto alterando, se desejar, inclusive as sobrancelhas.
Igualmente o pescoço, também precisa ser compatível com o tipo de personagem em construção. Faça os ajustes que considerar mais adequados não apenas quanto ao comprimento, mas também a proporção do mesmo.
Quanto aos olhos, preste bastante atenção, pois os ajustes existem para ambos, direito e esquerdo! A assimetria é interessante, pois nenhuma pessoa tem lados iguais. Em alguns casos, a simetria é realmente indesejada, pois pode assustar algumas pessoas.
Quanto ao nariz, não seja tímido(a), tente brincar um pouco com as feições para se acostumar com a ferramenta.
Hora de cuidarmos da boca. Eu, particularmente, gosto de deixar os lábios bem grandes, mas você pode fazer como desejar.
Para as orelhas, note que existem interfaces de ajustes para cada uma, então, use com cuidado.
Para o abdômen, o ajuste é ainda mais singelo, você pode atribuir ao personagem o biotipo que desejar. O mesmo vale para as nádegas.
Para as mãos, braços, pernas e etc, você também é livre para fazer o que desejar, porém, não se esqueça que os ajustes são individuais, devido à assimetria.
Por fim, vamos para a aba denominada
Pose/Animate. Lá, vamos adicionar um esqueleto *(Rig), para que possamos animar este personagem no Blender. O MakeHuman oferece uma seleção com variados tipos de esqueletos, incluindo modelos fabricados para jogos e ambientes metaversicos como, por exemplo, o Second Life. Escolha o que desejar.
Agora, voltemos para a aba denominada
Geometria, vamos vestir o nosso personagem para levá-lo ao Blender. =]
Obviamente, não é necessário vestir o personagem utilizando o MakeHuman, porém, o mesmo já oferece texturas e roupas adequadas para quem deseja apenas o básico.
Agora, basta clicar sobre as roupas desejadas. Nesta aba, você também pode adicionar dentes, língua e como já dito acima, genitálias de ambos os sexos.
Na aba de
Materiais, ainda podemos trocar as texturas das roupas, se assim desejarmos.
Muito bem, chegou a hora de exportar o personagem que acabamos de criar, para finalizar o arquivo no Blender! Selecione o formato
MHX e escolha um bom local para exportar o seu arquivo, como uma nova pasta, por exemplo. =]
Agora, é só aguardar alguns segundos e pronto! Seu arquivo está pronto para ser aberto no Blender! Você pode salvar o fonte, se desejar.
Hora de abrir o Blender!