Em algum momento todos nós já utilizamos este efeito, seja para "brincar"
ou simplesmente para tentar inovar, porém muitas pessoas não tem o
"olho clínico" necessário para utilizar todos os recursos que o efeito
oferece, então vamos aqui demonstrar como aplicar este efeito de maneira
relativamente simples, mas sem obviamente deixar o conceito do trabalho de lado.
Não se preocupe, qualquer versão do
Gimp serve para acompanhar este documento.
É de extrema importância que você leia (caso não tenha experiência com o GIMP) os
documentos citados abaixo:
1. Abra uma imagem de um rosto qualquer, de preferência procure por algo que realmente você queira usar em algo sério (não é uma "montagem" dessas que fazemos para brincar).
2. Abra agora uma imagem de alguma coisa sólida, como uma roda de automóvel, um barbeador, etc.
Material do exemplo:

e respectivamente:
Agora que já temos o nosso material, vamos aprender um pouco mais sobre esta técnica diversificada.
Primeiro as "ferramentas" (filtros).
Temos abaixo o menu "Distorções" (submenu pertencente ao menu de filtros), respectivamente já com as setas indicativas mostrando quais ferramentas iremos utilizar com relativa frequencia.
Muito bem, agora nós vamos ver como agem os filtros destacados pelas setas:
Coordenadas polares: Faz com que a figura (ou camada) literalmente se distorça
até atingir as coordenadas do globo, isso mesmo, ela forma uma "esfera", mas não
é só isso, fazendo alguns ajustes no seu menu (caixa de diálogo) ainda é possível
criar formas diversas e até mesmo corredores =]
Deformação interativa: Total liberdade para você fazer o que bem entender, desde
"aumentar" partes da camada ou imagem pura, até mesmo distorce-la como uma roda
moinho ou encolher parte do trabalho, etc. Resumindo é um mundo de possibilidades.
"Redemoinhos e marteladas": Este é bem simples, mas muito eficaz. Deforma o que
for solicitado de forma que pareça um redemoinho, possui ajuste de ângulo,
afundamento e obviamente raio de ação do filtro.
"Vento": O nome já diz o que o efeito faz, pode-se ajustar intensidade, direção, etc.
Muito bem, agora que já vimos o básico e também já separamos o nosso material de
trabalho, já podemos prosseguir.