Caros,
Antes de prosseguirmos, gostaria de sugerir aos novos leitores desta série, que leiam as partes anteriores deste artigo, para que o aproveitamento
seja completo:
Prosseguindo, hoje nós vamos falar sobre as letras! Isso mesmo, nós vamos explanar sobre como trabalhar com textos no
Blender, além
de fragmentação explosiva destes últimos!
O trabalho com texto em si, visto em qualquer outra ferramenta do dia a dia é relativamente simples, e no Blender, não é tão diferente assim.
Dito isto, vamos começar abrindo o Blender e deletando o objeto padrão (cubo), afinal, não iremos precisar dele.
Após, vamos começar adicionando um texto à nossa cena, para tal, basta seguir o mesmo caminho visto na imagem abaixo:
Adicionado o nosso texto, repare que não é possível editá-lo clicando diretamente sobre o mesmo, como seria feito na maioria dos programas
convencionais, como o
LibreOffice ou mesmo o
Inkscape.
Para isto, precisamos alternar o nosso objeto para o modo de edição, em detrimento do modo de interação denominado: Objeto
Note que o nosso texto agora adicionado, é agora um simples objeto.
Antes de alterar o modo de interação, não se esqueça de selecionar o nosso objeto de texto, clicando com o botão direito do mouse sobre ele. =]
Feito isso, basta agora deletar o que estava escrito e digitar o que for do nosso desejo, sem restrições.
Após, vamos dar vida nova ao nosso recém digitado texto, navegando até a aba de texto do Blender:
Para que o nosso texto vire 3D, basta "extrudi-lo" no campo denominado: Geometry
No campo 'Deph', é possível ainda, determinar a profundidade do nosso texto:
Hora de ver como está ficando! Aperte: F12:
Bacana, não? Seu primeiro texto em 3D!!
Hora de adicionar um pouquinho de cor. Certo?
Troque o modo de interação para 'Object Mode' e navegue até a aba denominada 'Materials'. Utilizando o que vimos nos documentos anteriores, vamos
dar nova cor ao nosso texto:
Agora que já sabemos como criar um texto 3D, vamos descomplicar mais um pouquinho. =]
Adicione um novo objeto de texto, e edite-o: