Ferramentas necessárias
Para um bom compreendimento desse treinamento, algumas ferramentas e softwares se fazem necessários, são eles:
Sun Virtualbox
Sistema operacional Debian Linux 5
Putty SSH
WinSCP
Softphone X-lite
NOTA: Este treinamento foi originalmente publicado em
meu blog.
Instalação do Sun Virtualbox
Virtualbox é um software de virtualização desenvolvido pela Sun Microsystems que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro dando suporte real a softwares de outros sistemas.
Download:
O VirtualBox é um software OSE (Open Source Edition) com licença GPL (GNU General Public License), portanto podemos fazer seu download gratuitamente. Ele pode ser instalado nos principais sistemas operacionais do mercado, fica a seu critério qual utilizar (Windows,
Linux, Solaris e Mac) . No nosso caso estaremos utilizando a versão para Windows.
Instalando:
A instalação do Virtualbox é muito fácil. Basta seguir o processo (Next, Next, Finish).
O processo de criação de uma máquina virtual pode ser encontrado de forma detalhada aqui:
Debian Lenny
Porque usar a Debian? Debian é a distribuição que mais cresce no mundo, cada versão é somente lançada após rigorosos testes de segurança e correção de falhas, fazendo desta a mais segura e confiável dentre todas as outras distribuições Linux. É reconhecida como a mais segura, maior e atualizada mais frequentemente entre as outras distribuições Linux, além de ser a única sem fins comerciais. É a única que adota o estilo de desenvolvimento aberto e não é mantida por uma empresa comercial (note que o endereço do website da Debian termina com .org), ao invés disso é mantida por programadores, hackers e especialistas de segurança espalhados ao redor do mundo, seguindo o estilo de desenvolvimento do Linux.
Download:
O download do Debian pode ser feito diretamente do site
www.debian.org. Estaremos utilizando a versão para plataforma I386.
Instalação:
A instalação do Debian é muito simples, mas precisamos seguir algumas recomendações para otimizar o sistema e deixá-lo pronto para a instalação do Asterisk e outros pacotes necessários.
1. Certifique-se que os dispositivos que não serão utilizados estejam desabilitados na BIOS do seu servidor (porta serial, porta paralela etc). Apenas deixe os que realmente serão utilizados, caso utilize teclado USB, deixe o mesmo habilitado em sua BIOS. Isso irá prevenir conflitos de IRQ no futuro quando necessitar instalar placas de telefonia (Digium, Sangoma, Digivoice, Khomp e outras).
2. Instalação apenas em modo Texto. Quando instalarmos o sistema operacional iremos apenas escolher a opção de "Sistema Básico", ou seja, faremos uma instalação limpa sem ambiente gráfico e outros serviços, isso fará com que não tenhamos que compartilhar recursos do S.O com a telefonia uma vez que todo o processamento de voz está centralizado no processador da máquina.
Criei uma vídeo-aula de instalação do Debian que pode ser acessada aqui:
Instalação e atualização dos pacotes necessários:
Conforme acompanhamos em nossa vídeo-aula, precisamos fazer as atualizações de kernel e instalação dos pacotes necessários para a compilação e funcionamento do Asterisk. Isso pode ser feito com os seguintes comandos:
# apt-get update
# apt-get install sendmail-bin sendmail php5-cli openssl procps bison libtool libedit2 libeditline0 libnewt-dev libncurses5 libncurses-dev autoconf automake subversion cvs libssl-dev make gcc g++ libxml2 libxml2-dev mysql-server-5.0 mysql-client libmysqlclient15-dev apache2 libapache2-webauth libapache2-mod-php5 php5-cli mpg123 php5-mysql libedit-dev libeditline-dev unzip php5-mysql tcpdump linux-headers-`uname -r` sysvconfig sox pciutils xinetd
Pronto, nossa instalação está completa!