Configurando Modems
Os modems ou
moduladores de
demoduladores de sinal, convertem o sinal analógico da linha telefônica para o sinal digital reconhecido pelo computador e vice-versa respectivamente. Estes dispositivos tem vários formatos e tamanhos, mas como todo dispositivo precisam de alguma configuração, você pode ainda imaginar o modem como o telefone do computador.
Normalmente os modems são seriais e usam a porta RS-232. Outros ainda podem usar as linhas de tv a cabo ou rádio, etc.
Funções comuns do modem:
- Conectar-se a um SAR(Serviço de Acesso Remoto ou Remote Access Service, RAS) ou BBS( Bulletin Board System, Sistema de Quadro de Avisos ou Fóruns Eletrônico) usando um programa como minicom, kermit ou cu.
- Conectar-se a rede InternetConnect, que usa uma implementação serial do protocolo IP, a mais comum sendo o Protocolo Ponto a Ponto (PPP, Point-to-Point Protocol) . Ou então as alternativas Serial Line Internet Protocol (SLIP) ou Compressed SLIP (CSLIP).
- Configurar seu modem para discar para outra máquina e conhectar-se remotamente a um computador qualquer.
- Enviar e receber faxes.
Para configurarmos um modem serial, nós atuamos normalmente na porta RS-232. As vezes precisamos configurá-los manualmente ou por que ele é ISA e não é PnP ou por que o driver da porta serial não está dectando o modem corretamente.
OBS: Nem todos os modems funcionam diretamente no
Linux, devido a serem Winmodens, dependentes de outro SO. Se este é o seu caso consulte:
Quando algo não está funcionando corretamente, setserial é o comando mais útil para descobrir as configurações do seu modem e alterá-lo:
# setserial /dev/ttyS0
/dev/ttyS0, UART: 16550A, Port: 0x03f8, IRQ: 4
Isto mostra a informação básica sobre o dispositivo conectado na porta serial RS-232, mais informação pode ser obtida com a opção -a:
# setserial -a /dev/ttyS0
/dev/ttyS0, Line 0, UART: 16550A, Port: 0x03f8, IRQ: 4
Baud_base: 115200, close_delay: 50, divisor: 0
closing_wait: 3000
Flags: spd_normal skip_test
Você pode ver as configurações de várias portas seriais RS-232, através do comando:
# setserial -a /dev/ttyS[014]
/dev/ttyS0, UART: 16550A, Port: 0x03f8, IRQ: 4
/dev/ttyS1, UART: 16550A, Port: 0x02f8, IRQ: 3
/dev/ttyS4, UART: 16550A, Port: 0xdc00, IRQ: 5
Perceba que o dispositivo /dev/ttyS4 está usando um endereço de E/S e IRQ não padrão(é um modem interno). Se você precisar alterar alguma configuração, você pode fazê-lo pelo comando setserial:
# setserial /dev/ttyS4 IRQ 10
Desta forma configuramos a porta serial para usar a interrupção 10.
Apesar do comando setserial ajustar várias configurações de baixo nível(como IRQ), suas opções não afetam o seu modem da maneira que as ferramentas PnP fazem, ao invés o comando setserial diz ao sistema como o modem já está configurado apenas caso ele tenha sido detectado incorretamente.
Se a velocidade de comunicação está incorreta, você pode ajustá-la através do comando:
# setserial /dev/ttyS0 baud_base 9600
Configurando placas de som
Os dois sistemas de som principal no Linux são o Open Sound System (OSS) e Advanced Linux Sound Architecture (ALSA). Antes da série dos kernel 2.6.*, OSS era o sistema de som padrão do linux, a partir do kernel 2.6.* o ALSA e o OSS foi abandonado.
Para configurar o som podemos usar o comando desenvolvido pela Red Hat:
# sndconfig
Este comando foi adotado por muitas distribuições mas hoje em dia já foi substituído por outros programas, se ele está presente na sua distribuição execute-o como root.
Através do comando:
# alsaconf
Podemos detectar ou configuar alguns parâmetros de nossa placa de som. Para configurar o volume do som.
# alsamixer
Ao atualizarmos o nosso sistema o som poderá ficar mudo, aliás por padrão o ALSA vem em mudo e neste caso o alsamixer deve ser o programa que você executa logo após um alsaconf. Para salvar suas configurações use o comando:
# alsactl store
Ele criará o arquivo /etc/asound.state, com as informações do mixer, caso você esteja reinstalando o ALSA é aconselhável remover o arquivo com as configurações antigas.
# rm /etc/asound.state
Depois de gerar novamente as configurações da placa salvar as configurações novamente, efetue um:
# alsactl restore
Que carregará suas configurações do arquivo asound toda vez que iniciar o computador. Boas distribuições efetuam por padrão este comando para que o volume do seu som esteja sempre salvo e de acordo com suas configurações.