Campos no LibreOffice: usos e abusos

Uma introdução ao uso de campos no LibreOffice com algumas aplicações como mala direta, referências, datas e variáveis.

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Por: Bruno Rafael Santos em 12/01/2012 | Blog: https://cutt.ly/4H7vrPh


Mais campos



A opção 'Outros' do Menu: "Inserir --> Campos, nos dá todas as opções do LibreOffice. Elas são muitas, então falarei de algumas e mostrarei como elas se agrupam:

Documento:

- Dados gerais sobre o documento atual. As opções que vimos antes se enquadram aqui. Existem outras mais exóticas como o modelo do documento, nome do arquivo, capítulo e etc. Cada uma possui seu conjunto próprio de formatos.

Referência Cruzada:

- Esse é meio complicado, darei melhores explicações a seguir mas consiste de um campo que referencia outro campo. Uma aplicação são os índices de figuras e coisas definidas pelo usuário.

Funções:

- Permitem inserir campos exóticos como texto condicional (com direito a 'if else then'), contêiner de conteúdo, formulários e texto oculto. Nunca usei isso, agora aprendo com vocês.

Informações:

- São campos parecidos com os de Documento, apenas mais informações que existem nas propriedades.

Variáveis:

- Literalmente, podemos definir valores que serão usados extensivamente pelo texto e que ficam centralizados aqui. De certa forma, todos os campos são variáveis, mas estas aqui são mais flexíveis. Também precisamos delas para usar alguns campos de função.

Bancos de Dados:

- Estes são os campos mais legais. Carregam informações de bancos de dados do Base e jogam no Writer. É aqui que configuramos a mala direta e outros recursos que explicarei com mais detalhes a seguir.

Funções e Variáveis

Comecemos pelas funções mais simples.

A opção 'Outros' do Menu: "Inserir --> Campos", nos dá todas as opções do LO*. Elas são muitas, então falarei de algumas e mostrarei como elas se agrupam:

Documento:

- Dados gerais sobre o documento atual. As opções que vimos antes se enquadram aqui. Existem outras mais exóticas como o modelo do documento, nome do arquivo, capítulo e etc. Cada uma possui seu conjunto próprio de formatos.

Referência Cruzada:

- Esse é meio complicado, darei melhores explicações a seguir mas consiste de um campo que referencia outro campo. Uma aplicação são os índices de figuras e coisas definidas pelo usuário.

Funções:

- Permitem inserir campos exóticos como texto condicional (com direito a 'if else then'), contêiner de conteúdo, formulários e texto oculto. Nunca usei isso, agora aprendo com vocês.

Informações:

- São campos parecidos com os de Documento, apenas mais informações que existem nas propriedades.

Variáveis:

- Literalmente, podemos definir valores que serão usados extensivamente pelo texto e que ficam centralizados aqui. De certa forma, todos os campos são variáveis, mas estas aqui são mais flexíveis. Também precisamos delas para usar alguns campos de função.

Bancos de Dados:

- Estes são os campos mais legais. Carregam informações de bancos de dados do Base e jogam no Writer. É aqui que configuramos a mala direta e outros recursos que explicarei com mais detalhes a seguir.

Funções e Variáveis

Comecemos pelas funções mais simples.

Lista:

- É um campo que mostra o texto contido nele, mas armazena uma lista de itens possíveis. Depois, basta clicar e escolher um item da lista.

Entrada:

- Em vez da lista, este campo é como uma variável que pode ser editada a qualquer momento. A única coisa que se dá para ele é um nome. Depois insere-se conteúdo, que pode ser um texto logo. Basta clicar sobre ele para editar o conteúdo.

Macro:

- É simplesmente um campo de texto que aponta para uma macro quando clicado. É um link.

Nicho:

- É um marcador de substituição. Você define um nome e uma descrição que aparece quando o mouse passa sobre ele. Serve para indicar pontos no texto em que elementos devam ser inseridos depois. Diferentemente dos campos de entrada, estes aqui são fixos, devem ser apagados depois de substituídos em vez de editados.

Combinação de Caracteres:

-Este é bem específico. Você seleciona uns 6 caracteres e eles passam a ser tratados como se fossem um só. É usado para texto exótico como caracteres asiáticos, mas o resultado é uma caixa de texto do tamanho de uma letra.
Linux: Campos no LibreOffice: usos e 
abusos

Agora vejamos as variáveis, pois elas são um pré-requisito para o texto condicional.

As variáveis, em sua maioria, são apenas campos que podem ser editados posteriormente. Lembram bastante a função 'Entrada'. Algumas podem se usadas para substituí-la sem problemas.

Os tipos de variáveis são muitos e permitem algumas aplicações bem específicas, como os Campos DDE. Sugiro que deem uma olhada na 'Ajuda' do LibreOffice para ver todos e suas aplicações.

Para criar uma variável, simplesmente definimos um nome e um valor em 'Definir Variável'. É possível definir formatos e todo tipo de coisa. A variável mantem o seu valor enquanto estiver no texto, se for apagada, o valor se perde.

Uma opção é inseri-la em um local seguro como a capa ou nos cabeçalhos e definir a propriedade 'Invisível' para que elas fiquem fora de alcance.

Em 'Mostrar Variável', as variáveis definidas são listadas e podem ser inseridas no texto. Quando inseridas desta forma, elas se tornam visíveis. Isto pode ser usado para inserir os textos dinâmicos que comentei no começo, porque uma mesma variável pode ser inserida em vários locais distintos e pode ser editada a partir do local em que foi definida.
Linux: Campos no LibreOffice: usos e abusos

O campo fórmula é diferente de inserir uma fórmula do Math ou um campo do Calc. Na verdade, comporta-se mais como o último. Uma expressão pode ser definida com números ou usando as variáveis definidas. No caso, a expressão acima deu errado porque foi uma divisão 'Produção / Web'.

O campo de entrada em variáveis tem um efeito muito estranho. Funciona de forma idêntica ao campo de entrada em funções, mas o que ele faz é sobrescrever uma variável a partir daquele ponto em diante.

Isto permite que uma mesma variável possua valores diversos ao longo do documento. Ele também aceita formulas como as que podem ser inseridas no campo 'Formula'.

O 'intervalo numérico' é um campo que alguns já conhecem. Você escolhe uma categoria de objeto como ilustração, tabela, texto, ou cria uma inserindo um nome personalizado e um valor (se quiser).

Uma vez definido o primeiro, os outros campos do mesmo tipo são progressivamente maiores. Este campo é usado para fazer legendas de imagens, ele é inserido e gerido automaticamente pelo Writer quando nós usamos o 'Menu --> Inserir --> Legenda para uma imagem'.

Esta variável também é um exemplo de como podemos usar os campos de Referência Cruzada. Quando uma variável deste tipo é definida no texto, ela também aparece na aba 'Referência Cruzada', onde diversas informações sobre ela passam a ser campos disponíveis.

Uma utilização muito prática é a seguinte:

- Imagine uma monografia com um gazilhão de imagens, gravuras, esquemas e tabelas numeradas com legendas ou campos de intervalo. Claro que todas estão devidamente citadas no texto: "...como pode ser visto na figura 3...".

Aí o orientador vem e diz: "Muda as imagens de lugar". Mudar os layout é fácil, pois os campos de intervalo se atualizam espontaneamente quando são mudados de ordem. Entretanto, as referências a elas no texto devem ser procuradas e mudadas manualmente.

Inserindo as citações como referências cruzadas, este problema todo vira pó. Elas são tão legais que é possível inserir até mesmo dados sobre a imagem:
"... como pode ser visto na figura [3] na página [37] do capítulo [13] onde se lê [bla bla bla ..."

Agora que temos uma noção de variáveis, podemos usá-las nas funções. As funções que veremos agora são o texto condicional e os textos ocultos. O texto condicional insere um texto de acordo com o valor da variável que o controla.

O texto oculto torna-se visível quando a condição torna-se válida. As condições são bem complexas e podem incluir valores no banco de dados e informações sobre o usuário. Aqui usarei um exemplo simples.
Foi definida uma variável dita 'Produção' com valor '0'. Isto é para dizer se o documento está em desenvolvimento ou se está pronto para ser enviado. Agora coloco um texto condicional que reporta o estado do documento.

O texto oculto segue a mesma lógica. É possível ocultar um fragmento de texto ou um parágrafo inteiro. O legal do parágrafo oculto é que ele pode ter campos dentro de si.

Outra forma mais simples de ocultar um parágrafo ou fragmento, é a formatação 'oculto' disponível em 'Menu --> Formatar --> Caractere --> Efeitos de Fonte'.

Com isso, terminamos a introdução. Agora vejamos duas aplicações em grande escala de campos, mala direta e referências bibliográficas.
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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Sobre campos e tipos
   3. Mais campos
   4. Mala direta e documentos em massa
   5. Referências bibliográficas
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Comentários
[1] Comentário enviado por levi linux em 12/01/2012 - 11:53h

Excelente artigo. Li seu outro artigo intitulado "Monografia com o OpenOffice: Estilos de Parágrafo e Página", também é excelente, não conhecia muito sobre o recurso Estilos. Parabéns, favoritado, 10!

[2] Comentário enviado por julio_hoffimann em 12/01/2012 - 14:34h

Oi Bruno, parabéns pelo artigo!

Por favor continue desmitificando a idéia de ser o LibreOffice uma suite inferior. :-) Escreva mais artigos e dicas sobre o software, a comunidade carece de tutoriais dedicados. E claro, se possível colabore com a documentação do projeto, existem várias maneiras para isso. ;-)

Outro ponto que precisa atenção da comunidade é a central de modelos: http://templates.libreoffice.org/template-center Se cada profissional com experiência na suíte compartilhasse um modelo de alta qualidade, a migração seria bem mais produtiva.

Abraço!

P.S.: Seu artigo foi postado na comunidade OpenOffice.

[3] Comentário enviado por removido em 12/01/2012 - 20:44h

Excelente tutorial!

Concordo com os colegas! Muito bom!
Muita coisa que apresentou, sequer sabia que se podia fazer no LibreOffice.

Parabéns!

[4] Comentário enviado por santosbrc em 16/01/2012 - 12:26h

Que bom que gostaram, ainda tenho que passar esse texto para uns amigos que estão esperando por essas instruções, o pessoal lá da empresa e afins.
Eu também não conhecia muitas funções, só a da mala direta, que foi a inspiração, e a dos campos de data. As outras, eu fui testando e escrevendo, fiz tudo em uma tarde. Por isso que no das referência bibliográficas tem pouca coisa, usei pouco o recurso, somente vislumbrei suas possibilidades.


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