Este artigo é direcionado a quem ainda não instalou, estiver tendo dificuldades ou deseja mudar sua suíte de escritório do Squeeze. O Debian 6 vem com o BrOffice 3.2 nativo, entretanto existe a versão 3.3 denominada LibreOffice lançada recentemente, mas não faz parte da distro. Já estou a algum tempo usado o Libre e não tenho o que reclamar. Vamos por parte:
Baixando LibreOffice
Encontra-se disponível no link
http://www.libreoffice.org/download a versão 3.3.0, outra maneira de baixar é você entrar na
página oficial do projeto BrOffice, lá encontrará informações sobre a nova versão da suíte.
Se quiser ir direto ao assunto, os seguintes links baixam diretamente os arquivos para o Debian:
http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/3.3.1/deb/x86/LibO_3.3.1_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz (tamanho 147M)
http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/3.3.1/deb/x86/LibO_3.3.1_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR.tar.gz (tamanho 3,1M)
http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/3.3.1/deb/x86/LibO_3.3.1_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR.tar.gz (tamanho 10M)
Removendo versões anteriores
Não tive problemas de funcionalidade do Libre com o BrOffice ou OpenOffice, todos conviveram pacificamente na mesma instalação, mas antes de qualquer coisa sugiro que você desinstale as outras suítes, afinal de contas você quer usar algo mais recente não é? Para isto faça o seguinte.
Remova o Broffice 3 e o OpenOffice 3 que vem nativos com o Debian através do Synaptic:
Acesse: Sistema >> Administração >> Gerenciador de pacotes Synaptic
Em "Busca Rápida" digite broffice e clique em Procurar.
Aparecerá na janela abaixo o pacote broffice.org, clique com o botão direito em cima, escolha "Marcar para Remoção" e finalize clicando em "Aplicar", confirme e aguarde o término da operação.
Repita a operação para desinstalar o OpenOffice.
Feche o Synaptic.
Descompactando e instalando
Após baixar os arquivos, você estará de posse de três arquivos que devem ser descompactados, estando no terminal, copie-os para um diretório temporário e descompacte-os:
# tar xvf LibO_3.3.1_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz
# tar xvf LibO_3.3.1_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR.tar.gz
# tar xvf LibO_3.3.1_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR.tar.gz
Serão criados os seguintes diretórios:
LibO_3.3.1rc4_Linux_x86_install-deb_en-US
LibO_3.3.1rc4_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR
LibO_3.3.1rc4_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR
Respeitando a ordem acima, entre primeiro no diretório LibO_3.3.1rc4_Linux_x86_install-deb_en-US e dentro do subdiretório DEBS execute o comando:
# dpkg -i *.deb
Repita o mesmo procedimento nos dois diretórios seguintes. Agora resta apenas instalar os ícones da suíte, para isso retorne ao diretório LibO_3.3.0rc4_Linux_x86_install-deb_en-US, subdiretório DEBS/desktop-integration e digite mais uma vez:
# dpkg -i *.deb
Pronto, está instalado o seu LibreOffice 3.3. Para certificar a instalação, vá em Aplicativos >> Escritório >> e veja se lá estão os ícones da suíte, escolha um aplicativo, o Writer por exemplo, execute e teste sua funcionalidade. Caso não ocorram erros estará tudo finalizado.
Problemas com Java
Em versões anteriores ocorriam erros decorrentes da não instalação da máquina virtual Java, no Squeeze não precisei nem verificar a versão do Java instalada. Para verificar faça o seguinte no console:
# java -version
O comando retornará:
java version "1.6.0_18"
OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.8.3) (6b18-1.8.3-2)
OpenJDK Server VM (build 16.0-b13, mixed mode)
Esta versão estava no meu equipamento por intermédio da instalação do Squeeze, não precisei instalar nada de Java. Caso ocorram erros, antes de baixar e instalar veja em
http://wiki.debian.org/Java se existe algo que possa resolver seu possível erro, entretanto acredito não haver problemas com isso.
Bem, é isso aí, tenha uma boa produtividade com seu LibreBrOffice 3.3. Eu estou gostando, a suíte está cada vez melhor!
Espero estar ajudando.
Abraços e sucesso,
Marcelo Cabral