Muitas pessoas têm me contactado a fim de pegar dicas de como eu consegui esta façanha e por isto resolvi reinstalar o Debian, e então paralelamente, montando esta pequena receita. Espero que este artigo possa não se restringir somente ao Libretto, pois existem muitos outros modelos no mercado que podem ser beneficiados e melhor aproveitados.
Bom, vamos pôr a mão na massa e começar a instalação.
NOTA: Lembre-se que o processo explicado a seguir depende de um HD de maior capacidade que o original de fábrica do Libretto.
1) O particionamento
Como eu tenho um HD de 3.2GB instalado, ficou fácil iniciar o trabalho.
O primeiro passo foi determinar quanto de espaço eu precisaria para ter o Windows e um CD do Debian na mesma partição. Uma matemática simples.
Para ajudar, também removi todos os programas de fácil instalação, como o Office, o FrameWork e o Media Player, liberando espaço precioso para o processo.
Feito isto criei uma pasta "C:\DEBIAN", onde dentro dela eu coloquei todo o CD 1 do Debian.
Neste exemplo, estou partido do ponto que o seu HD não é o original do Libretto. Você vai precisar de algo com pelo menos 3GB. Ainda é possível encontrar alguma coisa usada, mas em bom estado, em algumas lojas distantes dos grandes centros.
Obs.:
Eu usei a versão 3.0 do Debian (Woody)
Este artigo contempla o uso de conexão em rede (placa PCMCIA) que não acompanha o Libretto 50CT
Existem duas possibilidades de se copiar o CD do Debian para o HD:
1) Com o Windows instalado você pode copiar o CD de Debian via rede para uma pasta, o que vai usar mais espaço do seu HD)
2) Ou você formata o seu HD, criando uma partição de mais ou menos uns 700MB para ter somente o HD do Debian dentro e dá o boot via disquete, obtendo assim um melhor aproveitamento do espaço em disco para a instalação (eu usei esta opção).
[1] Comentário enviado por removido em 18/05/2010 - 21:39h
Parabéns amigo, principalmente pela sua perseverança. Cara, eu não sinto nenhum pouco de saudade dessa época (Xfree86, Winmodens, etc), mas não dá pra instalar um Lenny numa preciosidade dessas não é mesmo?.
[5] Comentário enviado por rrodrigues345 em 20/05/2010 - 03:24h
Olá, já li o seu artigo, ficou mto fera!! Só fiquei com umas duvidas aqui: vc instalou o debian 3.0 ne? ms vc nao atualizou ele pro lenny né? ou atualizou? Se vc ainda está usando a versao mais antiga, a 3.0..queria saber como vc faz pra instalar programas, e atualizar.. Por exemplo, se vc tiver ai com um firefox mto velho e quiser instalar um mais novo, tipo o 2.0, teria como? É mais a título de curiosidade!
Ahh, fala pra gente quais os programas que vc mais usa ai no Libretto, no dia a dia, quais são impossíveis de rodar, quais rodam bem; isso seria bem bacana ;)!!
[6] Comentário enviado por fftrebor em 24/05/2010 - 10:18h
Olá a todos.
Estive algum tempo fora, curtindo umas merecidas férias depois de 5 anos... Por isto, perdão pela demora nas respostas.
1) edps (Edinaldo): É verdade. Eu tentei a Lenny antes e não deu certo... por isto que comecei pelo Woody. Mas faltou eu mencionar que dá para ir acrescentando as sources para ir atualizando alguns pacotes principais e instalando alguns outros pacotes.
2) Cisco Kid: Espero que tenha gostado.
3) Felipe: Eu testei o kde e outros... mas como o bb não tem...
4) Lisandro: Na primeira vez que tentei instalar, a cerca de 8 anos atrás, eu até pensei em instalar via rede... mas como minha opção foi a instalação a partir do hd, continuei por este caminho. Até porque eu gostei muito do Debian antes e como ele já tinha uma opção assim, segui por este caminho mesmo. Outra coisa, eu gostaria muito de saber como você fez a instalação via rede. Você poderia escrever um artigo sobre esta opção, seria muito legal. :-)
5) Cisto Kid: Como respondí ao Edinaldo, eu instalei o Woody e estou atualizando alguns pacotes e instalando outros. Eu até tentei instalar a partir de versões mais novas, porém por um motivo ou por outro, não deram em bons resultados. Mas isto é tudo uma questão de perseverança.
[7] Comentário enviado por rrodrigues345 em 28/05/2010 - 23:50h
Olá Robert!! Que programas você está conseguindo usar com ele?! Voce já testou o seamonkey nele (email, browser, chat, ed. html)?? fiquei curioso sobre a possibilidade =P!! Muito bom o seu artigo, parabéns por todo o esforço e criatividade!! Curti muito ler a empreitada que foi instalar o debian nele!!
[8] Comentário enviado por fftrebor em 04/06/2010 - 12:04h
Ricardo
Não dá para rodar muitas coisas devido à pouca memória e o baixo recurso do processador.
Porém, já instalei o apache em uma das oportunidades e rodou de forma aceitável.
O ftp não deve nada...
Uma vez instalei o traceroute, um trace gráfico que também funcionou de forma interessante.
Como servidor de e-mail também funcionou direito...
O meu uso nela é em reuniões. Eu gosto de escrever as atas no vim...