Disponibilizo para a todos o slide e o texto base da palestra que ministrei na 1a Semana de Informática - FAC em 18/10/2004. Sugestões e críticas da comunidade servirão para aprimoramentos. Conforme os organizadores do evento, os vídeos estarão disponíveis para a comunidade (sem previsionamento de data). Porém vamos aguardar.
Do ponto de vista da sociologia, comunidade é um conjunto de pessoas que possuem os mesmos interesses e objetivos.
Por que eu faria parte da comunidade Linux?
Se um indivíduo acha que ao se cadastrar como membro de uma comunidade Linux, imediatamente passará ter o suporte técnico gratuito de uma vasta gama de profissionais, com certeza essa pessoa se frustrará nos primeiros dias.
A comunidade Linux é como todas as outras. É muito fácil se tornar um membro: deve-se escolher um portal de informação e se cadastrar. Agora o que receberá da comunidade, depende em grande parte do seu envolvimento. Algumas pessoas se tornam conhecidas e respeitadas devido à sua contribuição.
Em qualquer comunidade, quanto maior a sua colaboração, maior será a atenção dos membros quando necessário, ou seja, a comunidade sempre será grata ao membros ativos, assim facilitando a retribuição solicitada. Isto não quer dizer que os novatos não terão atenção da comunidade, basta fazer as perguntas para as pessoas certas.
Antes de fazer uma pergunta técnica por email, em um grupo de discussão ou então num grupo de conversação (Chat) pela Internet, realize as etapas abaixo:
Procure encontrar a resposta pesquisando na Internet.
Procure encontrar a resposta lendo o manual.
Procure encontrar a resposta lendo uma FAQ (NT: acrônimo de "Frequently Asked Questions", significando uma lista de questões freqüentemente formuladas).
Procure encontrar a resposta examinando ou experimentando.
Procure encontrar a resposta perguntando a um amigo mais experiente.
Se você é um programador, procure encontrar a resposta lendo o código fonte.
Quando você formular sua questão, primeiramente relate as etapas, isto ajudará a concluir que você não é uma esponja preguiçosa consumidora do tempo dos outros. Melhor ainda, relate o que você aprendeu fazendo estas coisas. É prazeroso responder questões para pessoas que demonstram aprender a partir das respostas.
Nunca assuma que você tem direito a uma resposta. Afinal de contas não está se pagando por este serviço. Você receberá uma resposta caso a sua pergunta tenha substância, seja interessante, seja desafiadora, seja uma pergunta que contribua para o crescimento da comunidade ao invés de meramente demandar conhecimento dos outros.
É importante expressar sua questão de modo bem claro. Se você não tem tempo para isto, nós não temos tempo para lhe dar atenção.
[1] Comentário enviado por mre em 08/12/2004 - 09:14h
Excelente cabelo. Artigos como este que nos motivam a aprender e contribuir mais para a comunidade SL. Imagino que deve ter sido fazer uma apresentação como essa para tantas pessoas...
Gostei especialmente da parte sobre elaboração e publicação de artigos, valeu.
[4] Comentário enviado por Ti_j@der em 08/12/2004 - 18:06h
Este é o meu 1º comentario, keria dizer que estou muito satisfeito com o linux, e espero tb ser aceito na comunidade.
Ja li alguns artigos seu, parabens pelos artigos. !!!
[5] Comentário enviado por vikylorenna em 08/12/2004 - 20:21h
Que ótimo!
Parabéns! Com certeza essa é só a primeira de muitas outras que estão por vir.
Ainda estou engatinhando no mundo do linux mas daqui alguns meses vou brigar para tambem fazer parte dessa comunidade.
Abraços e sucesso que você merece.
Viky - SP
[7] Comentário enviado por nane_eli em 08/12/2004 - 22:53h
Cabelo, Parabéns!
Concordo com vc, o nervosismo vai a 100% quando se te tem um auditório lotado, por mais preparado que se esteja, na hora é sempre assim.
Gostei muito do seu artigo, você colocou de forma muito simples e bem elaborada os itens "O que é comunidade?, O que é SL? e Por que colaborar? Como se tornar um membro?".
Acredito que para as pessoas que estão começando, como eu, será de grande ajuda.
Obrigada!
[]´s Eliane!
[8] Comentário enviado por Candace em 25/02/2005 - 10:28h
Parbéns pela palestra!!!!
Este artigo está excelente. Gostei da parte onde vc fala que todo mundo pode ajudar de aguma forma. Eu, por exemplo, sou estudante de psicologia e não entendo tanto de informática como vcs. Apesar disso, me sinto aceita nesta comunidade. Foi questão de saber onde vão meus limites, coisas muito técnicas por exemplo eu não mexo. Mas configurações de dia-a-dia, eu até já posso ajudar alguns colegas.
[10] Comentário enviado por Ishikawa em 29/09/2005 - 12:20h
Cara... esse eh um artigo OBRIGATÓRIO pra todo mundo, mesmo pra linuxer com experiência. As vezes nós achamos que sabemos o que significa comunidade ou software livre, mas artigos como esses servem para "abrir as nossas mentes".
[14] Comentário enviado por marceloespindola em 02/07/2007 - 18:15h
Infelizmente existe muitas pessoas que erram por que se acham que são o superiores por que tem tanto conhecimento técnico principalmente na área de TI, mas esquecem de investir no relacionamento interpessoal
[15] Comentário enviado por fsalem em 25/08/2008 - 07:17h
Grande cabelo... muito bom artigo, a palestra deve ter sido muito boa... conhecimento e humildade nunca e demais. ideologia sempre, mas sem fanatismo..linux e maravilhoso, falta mais pessoas descobrirem isso .. e viva a liberdade.. relacionamento humano tbm e muito importante.. nao so com nossas queridas maquinas..