O
Software Livre não está relacionado ao preço (de graça), mas sim à liberdade.
A grande genialidade do Software Livre é que ele privilegia o conhecimento e não o produto (uma caixa com um ótimo design e CD). O conhecimento você pode manter ao longo do tempo, o produto não. O Software Livre apenas redireciona o custo do produto para o serviço. Nada mais, nada menos.
Muitas pessoas acreditam que algo livre não funciona (alegam que para ser bom é preciso pagar) ou possuem a idéia de que isso é coisa de estudante. Temores até aceitáveis para quem nasceu nesse mundo capitalista (o capitalismo não é ruim, é a ganância que estraga tudo), mas opiniões precisam ser mudadas para que nossa evolução continue.
Homens e Macacos
"Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa sala de testes. Bem ao centro, havia uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, um jato de água fria era acionado em cima dos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.
Um segundo macaco veterano foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato.
Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal o último dos veteranos, foi substituído. Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".
É assim que grande parte das pessoas pensam. Como macacos.
Os conceitos comerciais do passado não servem para os novos tempos. A Internet rompeu esse paradigma. E acredito que os negócios devam se atentar a essas transformações.
O mundo não é imutável. Seres humanos têm a capacidade de recriar.
Para as pessoas que trabalham com prestação de serviços, o uso do Software Livre pode ser uma ótima escolha para se ganhar dinheiro. Justamente pelo fato de que o valor está agregado no conhecimento e não no produto.
Conhecimento todos podem adquirir, mas competência não. Todos nós somos capazes de fazer um bolo de chocolate, entretanto nós o compramos na padaria!!!
Embora a receita e os ingredientes estejam disponíveis, compramos bolo por diversos motivos:
- Falta de tempo;
- Não sabemos fazer;
- Não queremos fazer;
- Confiamos em outras pessoas;
- Existem pessoas que sobrevivem fazendo bolos (mesmo quando a receita é amplamente divulgada e conhecida).
O princípio de faturamento divulgando o código fonte:
Quando alguém precisa de determinado recurso que o seu programa não disponibiliza, existem apenas duas alternativas:
- Colocar a mão na massa;
- Contratar um especialista.
Se você desenvolveu o programa, ninguém melhor a ser procurado do que você mesmo! Afinal ninguém conhece o programa como você. Assim, a grande maioria vai procurá-lo. Por isso a palavra chave é serviço.
Bons artigos, com o decorrer do tempo, acabam ganhando popularidade em função da credibilidade de seus textos técnicos. Os veículos de comunicação, como portais e revistas, sempre procuram por colunistas técnicos dentro da comunidade. Sendo assim, redigir documentos poderá vir a ser um outro meio de ganhar dinheiro com Software Livre.