Se você não sabe o que é, ou não tem o
Heimdall instalado, leia este artigo:
Introdução
No mundo do Android, as pessoas que possuem um celular da
Samsung se acostumam a utilizar o Odin para fazer a instalação da
Stock ROM e custom recoveries. Isso é até normal, pois toda a comunidade faz isso e os tutoriais, em sua maioria, se voltam ao uso do Odin por ser a ferramenta oficial da Samsung.
Porém, quando se trata de distribuições
Linux, o Odin não funciona (pois não foi feito para Linux) e os usuários não têm o que fazer, senão a recorrer a algum computador com o Windows para fazer isso.
Agora que temos o Heimdall como alternativa, vamos aprender agora como se faz para instalar uma Stock ROM no seu Galaxy.
Download da stock ROM
Este é o passo que, em minha opinião, é o mais chato do artigo, visto que o download pode demorar algumas horas, pois todas as distribuidoras de firmware adoram limitar a banda de rede para os usuários gratuitos A não ser que você vire usuário premium, a taxa de download pode beirar alguns Kilobytes por segundo.
Vá para o site
PT | SamDb.org e escreva na caixa de pesquisa o modelo exato do seu aparelho. Para saber o modelo do seu celular Android, vá em: Configurações -> Sobre o dispositvo -> Modelo do dispositivo.
Neste artigo usaremos como exemplo um Galaxy Grand Prime, cujo modelo é SM-G531H.
Nesse site, digite e clique no resultado que aparecer do seu aparelho e não dê
Enter. Agora, feita a pesquisa, vamos escolher um firmware para o nosso aparelho.
Obs.: existe a questão de nem todas as bandas de base serem compatíveis, mas para não complicar o artigo, escolha sempre a ROM do seu país, Ok?
Neste caso, escolhi a variante ZTO mais recente do Brasil, pois ela é uma ROM neutra. As variantes ZTA e ZTR acompanham bloatwares das operadoras.
Na página de download, escolha a opção "Velocidade Lenta" e aguarde 60 segundos, se não aparecer um contador de 60 segundos, o jeito é se registrar mesmo. No meu caso não precisou, mas se precisar é só fazer uma conta e logar para efetuar o download.
Vai aparecer uma tela escrito "Velocidade lenta" de novo, você pode clicar nela para começar o download.
Opcionalmente, você pode querer usar o wget, visto que erros podem acontecer durante o download e o wget é mais firme para baixar.
Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o "Velocidade lenta" e copie o link, tal como na imagem acima e cole no terminal:
wget <link que você copiou> -O SM-G531H-Stock.zip
Agora, vá tomar um café, ou tirar um cochilo, pois o download demorará bastante.
Preparação do arquivo
Uma vez que o arquivo tenha sido baixado, é hora de mexer com ele para funcionar no Heimdall. No Windows com o Odin, basta você extrair o ".zip" e usar o arquivo tal como está, porém no Linux um esforcinho a mais é necessário.
Pegue o seu arquivo e extraia.
unzip SM-G531H-Stock.zip
Archive: SM-G531H-Stock.zip
inflating: G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar.md5
Note que o nome do arquivo termina com ".tar.md5". Pois bem, renomeie o arquivo tirando o ".md5" no final.
mv G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar.md5 G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar --verbose 'G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar.md5' -> 'G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar'
Agora que ele é um arquivo ".tar", podemos extraí-lo de novo.
tar -xvf G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar
boot.img
recovery.img
system.img
cache.img
hidden.img
SPRDCP.img
SPRDDSP.img
Dava para fazer isso via interface gráfica também, sem problemas.
Note que saiu um monte de arquivos com a extensão ".img", é com eles que o nosso programa Heimdall vai trabalhar. É bom você salvar esses arquivos em uma pasta separada, para fins de organização juntamente com o arquivo ".pit" que veremos adiante.
Extração do arquivo pit
Obs.: Antes de começar, se o seu celular tiver FAP LOCK, vá nas opções do desenvolvedor e ative a opção "Desbloquear por OEM" antes de prosseguir.
É agora que colocamos o celular em modo download, desligue o aparelho e pressione os botões POWER + VOLUME BAIXO + HOME por alguns segundos até vibrar. Ignore o aviso pressionando VOLUME CIMA para continuar. Conecte o seu celular ao computador com um cabo USB (de qualidade) e então partiremos ao Heimdall.
Via Interface gráfica
Comecemos pela interface gráfica. Digite em um terminal qualquer para lançar o Heimdall.
sudo heimdall-frontend
Vá na aba: "Utilities"
Para testar a conexão, clique em Detect Device, se aparecer "Device detected", então está tudo certo. Na área escrita "Download PIT" tem um botão escrito "Save As", clique lá para escolher aonde salvar o seu arquivo PIT. E por último clique em "Download".
"Pit file download succesful" é o que deve aparecer. Confira aonde você salvou o arquivo PIT para ter certeza de que ele não tem 0 kbytes, se tiver apague-o e repita o procedimento.
Via linha de comando
Se você é uma daquelas pessoas que preferem o terminal, bastava apenas digitar:
sudo heimdall download-pit --output arquivo.pit
Após isso, o arquivo será salvo no diretório atual.
É bom você fazer um becape deste arquivo para usos futuros, quem sabe... pois vamos precisar dele adiante.