Não é de hoje que o
Android chama a atenção no mundo mobile, em 2008, quando ouvi falar que o Google estava trabalhando em um sistema operacional mobile baseado em
GNU/Linux, fiquei maravilhado.
Procurei na Internet e realizei o download do SDK. Na época, eu nem sabia como usar (não que hoje eu realmente saiba), então deixei de lado, mas a vontade de desenvolver em Android permaneceu.
Plataforma utilizada:
- Ubuntu 12.04
- Eclipse Juno 4.2
- Android SDK 20.0.3
Para a elaboração deste artigo foi utilizada somente uma versão da API do Android, a API 16, que resume-se na versão 4.1 do Android.
No entanto, a versão mínima para execução foi a API 8, versão 2.2 do Android, com isso consegui, satisfatoriamente, executar o APP em um aparelho Sony Ericsson rodando a versão 2.3.
Bem, chega de querer complicar e mãos à obra!
Instalando o SDK no Eclipse
Primeiramente, você deve realizar o download do SDK diretamente no site do Android, na seção para desenvolvedores, neste link 1:
Após isto, instalaremos este SDK baixado.
Sugiro, por padronização, extrair o conteúdo do download na pasta
/opt.
Estando na pasta indicada acima, agora é a hora de adicionar este SDK no
Eclipse, para isto você deve copiar este link:
https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
E colar em: Ajuda -> Install new Software
Abrindo a janela, clique em "Add" (Adicionar), logo outra janela abre-se. Nesta nova janela, pode digitar o nome do SDK (Android), colar o link anterior e clicar em "Ok".
Instalando o SDK no Eclipse
Agora que já foi adicionada a referência do SDK no Eclipse, temos que instalar os plugins necessários para podermos manipular o SDK dentro do mesmo.
Para isto, logo após adicionar a referência do SDK, continuando na tela "Install", selecione as duas opções que apareceram, caso tenham expandido-se estas opções, marque todas.
Clique em "Next", e após isto, na tela de confirmação basta clicar em "Finish". No meu caso, como eu já havia instalado anteriormente para certificar-me que funcionaria, o "Finish" está desabilitado.
Em seguida, toda e qualquer tela de confirmação que aparecer você clica em "Ok" até a finalização da instalação.
Instalando o plugin no Eclipse
Instalando a API
Você pensou: Uau, agora vou desenvolver em Android! Errado.
Ainda temos alguns passos a dar antes de sair programando, o primeiro deles será a instalação da API, e o próximo será a criação do
AVD (Android Virtual Device), a qual será descrita na próxima página deste artigo.
Agora, vamos instalar a API desejada, lembrando que para este exemplo, foi utilizada a API 16, correspondente à versão 4.1 do Android. Então, vamos lá.
Após a instalação do plugin, que foi executada conforme a página anterior, será necessário reiniciar o Eclipse (normalmente ele mesmo indica esta necessidade, restando apenas a tarefa de clicar em "ok").
Tendo reiniciado o Eclipse, agora precisamos "dizer" a ele onde encontra-se nosso SDK.
Clique em: Window → Preferences.
Na janela que abrir, clique em: Android
E, ao seu lado direito, abrirão algumas informações sobre o SDK. Note neste momento que ainda não tem nada, com isso, você tem que clicar em "Browse" ao lado do campo "SDK Location", e como eu havia sugerido, deixar na pasta
/opt, navegar até ela, selecionar a pasta
android-sdk-linux e clicar em "Ok".
Após isto, na janela de preferências, clique em "Ok" novamente. Pronto, o plugin já está instalado e o Eclipse já reconhece o SDK.
Apontando para o SDK
Agora note que na barra de ferramentas do Eclipse existem dois ícones do Android, o primeiro refere-se ao SDK e o segundo, aos AVDs. Clique no primeiro ícone.
Na janela que abrir, selecione todos os itens de Tools, Android 4.1 (API 16) e Extras, e clique em "Install xx Packages", onde xx é o número de pacotes que você selecionou.
Neste ponto, você pode novamente confirmar com toda e qualquer solicitação que aparecer, e após iniciar o download das ferramentas, pode ir tomar um banho bacana, fazer um lanche, ou quem sabe, assistir um capítulo de sua série favorita.
Um capítulo??? Sim, talvez até dois! Dependendo da velocidade de sua Internet. Este é o ponto mais demorado de toda a instalação/configuração. Mas aguente firme, valerá a pena!
Selecionando pacotes a instalar
Após a finalização da instalação, pode fechar a janela do SDK.