Você precisará dos seguintes pacotes para poder compilar o kernel:
- ncurses-dev
- libssl-dev
- flex
- libelf-dev
- bison
- bc
- xz-utils
- fakeroot
- git
- build-essential
- gcc
- make
Vá até o site do kernel em:
https://www.kernel.org/
É nesse site onde baixaremos os arquivos. Ao acessá-lo, notará-se que há um cabeçalho, com uma fonte de destaque, escrito "The
Linux Kernel Archives", ao lado da imagem do Tux, o pinguim do Linux, introduzindo um menu que pode ser útil, contendo as opções: About, Contact us, FAQ, Releases, Signatures e Site News. Em especial, gostaria de traduzir a seção Releases, que quer dizer Lançamentos, e compartilhar a tradução, pois para compilar um kernel, primeiro é necessário decidir com qual versão fazer esse processo!
Há várias categorias principais que o kernel deve receber:
Prepatch
Os kernels Prepatch ou "RC" são pré-lançamentos da mainline e são destinados, principalmente, a outros desenvolvedores do kernel e entusiastas do Linux. Eles devem ser compilados a partir do código-fonte e geralmente contêm novos recursos que devem ser testados antes que possam ser inseridos em uma versão estável. Os kernels Prepatch são mantidos e lançados por Linus Torvalds.
Mainline
A árvore da mainline é mantida por Linus Torvalds. É nela onde todos os novos recursos são introduzidos e onde todo o novo empolgante desenvolvimento acontece. Kernels mainline novos são lançados de 2 a 3 meses.
Stable
Depois que cada kernel mainline é lançado, ele passa a ser considerado "estável". Qualquer correção de bugs para um kernel stable é backportada da árvore mainline e aplicada por um mantenedor do kernel stable designado. Há geralmente apenas algumas versões do kernel corrigido até que o próximo kernel mainline se torne disponível -- a menos que tal kernel mainline seja designado um "kernel longterm". Atualizações de kernels stable são lançadas conforme a necessidade, geralmente uma vez por semana.
Longterm
Há, geralmente, várias versões do kernel "longterm" fornecidas para fins de backport de correções de bugs para árvores de kernel antigas. Apenas correções de bugs importantes são aplicadas a esses kernels, e eles não costumam ter versões muito frequentes, especialmente árvores mais antigas.
Lançamento de kernels longterm
Versão Mantenedor Lançado Fim de linha esperado
4.19 Greg Kroah-Hartman 2018-10-22 Dec, 2020
4.14 Greg Kroah-Hartman 2017-11-12 Jan, 2020
4.9 Greg Kroah-Hartman 2016-12-11 Jan, 2023
4.4 Greg Kroah-Hartman 2016-01-10 Feb, 2022
3.16 Ben Hutchings 2014-08-03 Apr, 2020
Kernels das distribuições
Muitas distribuições Linux fornecem sua própria manutenção "longterm" nos kernels que podem ou não ser baseadas naquelas feitas pelos desenvolvedores do kernel Linux. Esses lançamentos não são hospedados em kernel.org, e os desenvolvedores do kernel Linux podem fornecer nenhum suporte a eles.
É fácil saber se você está executando um kernel de distribuição. A menos que você baixou, compilou e instalou por sua própria conta uma versão de kernel do kernel.org, você está executando um kernel de distribuição. Para descobrir a versão de seu kernel, rode uname -r:
# uname -r
3.7.5-201.fc18.x86_64
Se você ver qualquer coisa após isso, você está executando um kernel de distribuição. Por favor, use os canais de suporte oferecidos pelos mantenedores de sua distribuição para obter suporte ao kernel.
Agora, sem mais delongas, bem no meio do conteúdo do site, há as opções de download das versões, bastando clicar em [tarball] para baixar um arquivo comprimido. Há também um evidente botão amarelo com a possibilidade de baixar o último lançamento estável, além de três mirrors:
https://www.kernel.org/pub/,
https://git.kernel.org/ e
rsync://rsync.kernel.org/pub/. Será necessário esse arquivo, logo, baixe-o e guarde-o em alguma pasta de sua preferência. Em seguida, descompacte-o com o comando tar -opção linux-versão.extensão.
Extensão receberá .tar.xz, .tar.bz2 ou .tar.gz.
Opção será:
- -xvJf para .tar.xz
- -xvjf para .tar.bz2
- -xvzf para .tar.gz
Surgirá uma pasta, entre dentro dela.