Uma estação VSAT é composta de duas unidades físicas distintas, a Unidade Externa (ODU - "outdoor unit") e a Unidade Interna (IDU - "indoor unit").
Na ODU fica a antena, alimentador e a parte de RF, o transmissor e o receptor propriamente dito.
Na IDU fica toda a parte de banda básica, constituída essencialmente do modem.
A IDU se conecta à ODU por meio de cabos coaxiais onde a transmissão é feita a nível de frequência intermediária (FI), geralmente na faixa de 2 GHz.
A distância máxima que a ODU pode ficar da IDU varia de 50 a 100 metros.
Alocação de canais
Para que uma estação VSAT se comunique é necessário que à mesma esteja associado um canal de RF. Essa associação pode ser permanente ou por demanda, variando dinamicamente.
Quando a associação é permanente existe um canal fixo para cada VSAT e temos o método de alocação PAMA ("Permanent Assignment Multiple Acess") ou acesso múltiplo com alocação permanente.
Quando a alocação é dinâmica existe um "pool" de canais administrados pela estação "hub" do qual são alocados os canais para cada VSAT na medida em que sejam solicitados e para o qual são liberados ao término do uso. Neste caso temos o método de alocação DAMA ("Demand Assignment Multiple Access") ou acesso múltiplo com alocação por demanda.
Métodos de acesso
- TDMA ("Time Division Multiple Acess") ou acesso múltiplo por divisão de tempo, no qual a cada canal está associado um intervalo de tempo que se repete periodicamente;
- FDMA ("Frequency Division Multiple Access") ou acesso múltiplo por divisão de frequência, no qual a cada canal está associada uma frequência;
- FTDMA ("Frequency Time Division Multiple Access") ou acesso múltiplo por divisão de frequência e tempo, que é uma combinação dos dois anteriores, onde cada canal está associado um par ordenado de frequência e intervalo de tempo;
- CDMA ("Code Division Multiple Access") ou acesso múltiplo por divisão de código, que utiliza a técnica de espalhamento espectral ("spread spectrum") onde a cada canal está associado um código, que é a chave de decodificação daquele canal.
Conclusões
Com o avanço da tecnologia em comunicações, principalmente a celular, o uso de satélites como meio de comunicação tem se tornado uma tônica mundial.
No entanto, o custo para a utilização de canais satélites ainda é muito cara para a comunicação de dados. É um recurso estável e bem dominado pelo mercado.
Como alternativa para comunicação de dados em baixo volume podemos contar com a tecnologia GPRS, que é a mesma comunicação de dados utilizada pela telefonia celular. Neste caso, o custo maior é a aquisição de um aparelho modem celular.