Mas por que o usuário do
Samba precisa de uma conta no Samba se ele já tem uma conta de usuário
Linux local?
R: Para acessar um compartilhamento, o usuário que tipicamente trabalha numa máquina Windows necessita entrar com suas credenciais. Quando faz isto de uma máquina Windows, a senha que ele usa é encriptada da maneira Windows. O problema é que o mecanismo de autenticação do Linux não reconhece esta maneira de encriptar do Windows.
A conta de usuário local Linux precisa combinar com a conta de usuário do Samba, isto significa a obrigatoriedade de criarmos a conta, primeiro no Linux, e depois no Samba. Sim, temos que recriar o MESMO usuário, só que agora no Samba. As senhas não precisam ser iguais, nem devem! Se não lhe agrada esta solução, podemos usar uma outra mais avançada que é a integração do Samba com LDAP.
Para criarmos uma conta no Samba procedemos com o comando "
smbpasswd". Por exemplo, para criarmos um usuário com nome "henrique" fazemos:
# smbpasswd -a henrique
Após isto, ser-lhe-á solicitado para cadastrar a senha, repetindo mais uma vez para redigitá-la.
Conta henrique criada! ;)
Testando acesso ao compartilhamento
Agora que criamos a conta de usuário do Samba, vamos a um pequeno teste.
Basta fazermos \\server\compartilhamento no "Executar" do Windows para entrarmos no compartilhamento. Nosso exemplo, sendo nosso servidor Linux chamado EMP, usamos:
\\emp\clientes
ou
\\IP_do_servidor\clientes
Detalhe: Pode(m) haver regra(s) no FW impedindo o teste, faça o seguinte teste no próprio Linux para saber se está tudo ok:
# mount -t smbfs -o username=henrique //localhost/clientes /mnt (1 espaço antes de /mnt)
Se este comando permitir a montagem do compartilhamento do Samba no diretório /mnt é porque está tudo perfeito! O servidor Samba já está funcional. ;)
Como caminho alternativo para testarmos o compartilhamento podemos utilizar o comando "
smbclient". É muito similar a uma interface de linha de comando FTP; podemos colocar (comando "put") e pegar (comando "get") arquivos de um compartilhamento para outro! Dê um "quit" para sair.
Ex.:
# smbclient --user=henrique //localhost/clientes (1 espaço depois de henrique)
Se houver sucesso este comando abrirá uma interface para o diretório. Tente, por exemplo, dar um comando "ls" (listar diretório) para ver uma lista de arquivos dentro do compartilhamento recém acessado.
smb: \>
ls
Vários arquivos, se houver, aparecerão aqui!
Bem galera, espero ter ajudado, pois demorei demais para escrever este artigo bem detalhado.